The Twilight Zone 2x07 – A Human Face



“When they come, what form will they choose? And if they present us with the right one, will we let them in, welcome them with open arms? Robert and Barbara are about to find out that it may not even matter what's inside, as long as it arrives in the right package. Open the doors. We've just received a delivery from The Twilight Zone

QUE EPISÓDIO EMOTIVO. “The Twilight Zone” tem a capacidade de se aventurar por temas muito sentimentais e nos fazer questionar nossas relações humanas – nesse caso, a complicada dinâmica familiar de pais que não sabiam ser pais. O mote do episódio é a chegada de uma alienígena que faz com que as pessoas enfrentem suas maiores dores, traumas, seus erros, e isso acaba sendo uma coisa boa. Gostei muito de como “The Twilight Zone” conduziu sua trama, com toda a estranheza que é peculiar à série, mesmo que o episódio tenha sido um tanto quanto lento… mas eu acho que era intencional. Não era sobre ação, não era sobre uma variedade de cenários… era algo acontecendo dentro da casa daquela família quebrada e dentro deles mesmos: eles precisavam enfrentar esses “fantasmas” antes que pudessem sair daquela casa.
Conhecemos Robert e Barbara, que perderam a filha talvez por negligência, ou pelo que for que tenha sido… o que importa é que nenhum dos dois está sabendo lidar com isso, embora eles tentem das maneiras mais falhas possíveis. Robert pensa em ter outro filho, e Barbara se recusa, porque parece que “ele quer substituir a Mags e pronto”, e tudo é visivelmente doloroso… sinceramente, eu não achei mais que havia esperança para Robert e Barbara, porque a relação deles já estava muito quebrada – e um talvez culpasse o outro pela morte da filha, incapazes de olharem para suas próprias falhas. Assim, quando um alienígena aparece no porão da casa durante um evento astronômico que passa pela Terra, Barbara quer se apegar à esperança de que aquela pode ser sua filha… o espírito dela retornando, de alguma maneira que ela não entende.
Na verdade, Barbara projeta no alienígena desconhecido a sua chance de “ter uma segunda chance” – Robert diz que, na vida real, isso não acontece, mas e se eles pudessem? Se eles tivessem a chance de reescrever a história, de reconstruir a relação com a filha, eles fariam alguma coisa diferente? As reações de Barbara e Robert ao misterioso alienígena são bem diferentes… Barbara quer ver Mags nele, especialmente quando o alienígena assume sua forma física, ou quando fala com sua voz, sua confusão, sua dor. Robert, por sua vez, é cético, e repete, a cada segundo, que “aquela não é sua filha”. Nós ficamos confusos, não sabemos o que pensar, não sabemos como agiríamos se fosse conosco – até porque o episódio sugere que isso está, sim, acontecendo em casas por toda a cidade, no mínimo. Não é apenas ali, para Robert e Barbara.
O alienígena não é a filha de Robert e Barbara, e não tem a pretensão de ser, não 100%, pelo menos. Mas ele tem sua mente, suas memórias e, então, de certa maneira, é sim Mags… é parte dela, é o mais próximo que eles vão chegar de tê-la novamente. E eu gosto de como o alienígena acessa essas memórias, como anda pelo quarto de Mags colhendo o que mais puder colher – ouvindo fitas (eu acho que ele ouviu, daquele jeito louco) e lendo diários –, e como escuta as discussões de Robert e Barbara, e então ele se intromete. Ele diz o que precisa ser dito. De maneira talvez dolorosa, porque a verdade é que as pessoas não estão preparadas para ouvir a verdade, “Mags” faz com que os dois ENFRENTEM SUAS FALHAS. Ela fala sobre como Barbara sempre esteve muito em cima da filha e como isso foi ruim, e como Robert a ignorou, se escondeu dela.
Ambos erraram. Cada um de um jeito.
E, agora, Barbara vai aceitar a segunda chance. “Mags” não a está enganando. Ela disse que não é sua filha, ela explicou o que de fato era – um drone biológico de pacificação ou qualquer coisa assim –, e ela disse que parte de Mags vivia nela, por causa da mente e das memórias… é bastante bonito, bastante emotivo, e eu não acho que Barbara estivesse sendo “enganada”. Ela tinha consciência de tudo e estava aceitando a nova Mags. Robert teve mais dificuldade, ele me irritou profundamente na reta final do episódio, mas ele acaba sucumbindo quando “Mags” fala sobre como a sua filha o amava e sabia do seu amor por ela, e então o abraça. Porque, no fundo, Robert também quer essa segunda chance, quer esse amor da filha. Assim, os três saem de mãos dadas para a rua, para uma nova vida, enquanto as demais famílias fazem o mesmo.
Uma interessante “colônia alienígena”…
“conquistada” pela humanidade.

“It traveled here at speeds we cannot imagine, across distances we cannot understand, single-minded, perfectly designed to conquer, to absorb, only to be conquered itself by humanity. It will go on laboring now under a yoke of its own design in one of the remotest colonies of The Twilight Zone


Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários