The Twilight Zone 2x05 – Among the Untrodden



“High school. It's a period that, for most of us, already feels like a waking nightmare, one in which we're lost in a maze, searching for ourselves. But what if, during this precarious phase of our development, you introduced a set of extraordinary powers? That's all it will take to send the student body of St. Mary's Boarding School on a harrowing field trip to The Twilight Zone

Um pouquinho de “American Horror Story: Coven”, e eu gostei BASTANTE do episódio. Novamente, como eu disse no último episódio, não é o meu favorito na temporada – mas tem uma trama bem interessante e uma conclusão surpreendente… eu achei que eu tinha sacado o plot twist, e que ele era “óbvio”, mas a reviravolta é dupla, e o final acaba sendo muito bacana! O que eu mais gostei no episódio foi toda a atmosfera que ele trouxe… estamos em um cenário bizarríssimo de escola, e não qualquer escola do Ensino Médio, mas um internato religioso apenas de meninas, e isso pode ser bem MACABRO. A trama, então, com a chegada de uma aluna nova na escola, ainda traz um pouco de poderes sobrenaturais, uma atmosfera toda sombria, e alguns momentos icônicos que fizeram ser um episódio de que eu gostei bastante no fim!
Irene é uma aluna nova na escola, e ela chega pouco antes da feira de ciências, com um projeto, no mínimo, inusitado: ela quer testar se as pessoas têm poderes psíquicos ou não. Assim, ela faz um primeiro teste na sala de aula, e os resultados lhe mostram que talvez uma de suas colegas, Madison, tenha habilidades psíquicas que ela mesma desconhece – justamente uma das garotas mais populares da escola, uma daquelas que adoram provocá-la. É doentio e bizarro, mas Irene a procura e se voluntaria para ajudá-la a “descobrir seus poderes”, e então as duas passam a se encontrar toda noite em um antigo banheiro abandonado da escola, para uma série de testes – Irene tem uma lista de habilidades que talvez Madison tenha, e ela ajuda a nova “amiga” a testar cada uma delas… será que ela tem algum poder além da leitura daquelas cartas?
O encaminhamento do episódio é interessante e intrigante – começamos duvidando de tudo, assim como Madison, assim que ela comece a acertar, sem perceber, o desenho em cada uma das cartas que Irene entrega para ela… e, com isso, ela dá certa credibilidade a Irene, embora “não sinta nada quando supostamente usa os seus poderes”. Ela descobre que pode ler mentes (e não usa isso para muitas coisas boas), que pode conjurar coisas, e aos poucos ela vai gostando disso tudo, e da companhia de Irene… e isso tudo foi me deixando desesperado, porque as “amigas” de Madison eram desprezíveis, e a maneira como elas zoavam Irene, como a provocavam, como estavam planejando algo… então, chapada, Irene acaba caindo do terraço do prédio da escola e ela deveria estar morta. Mas, quando Madison se aproxima dela, ela desperta como se nada tivesse acontecido.
Foi Irene ou foi Madison?
Essa é a interessante questão que é o ponto mais interessante do episódio. Todo o tempo o roteiro trata Madison como a poderosa, mas nós ficamos nos perguntando se, no fim, quem tinha os poderes não poderia ser a própria Irene… fazia sentido. E essa teoria se intensifica quando as garotas humilham Irene durante a feira de ciências (!) e, revoltada e arrasada, Irene grita – e isso quebra todas as telas de computadores e celulares mostrando vídeos seus, e as três garotas responsáveis por toda a humilhação ficam estáticas, de olhos arregalados, provavelmente mortas… e Madison assiste a tudo em choque. E então ela começa a se perguntar o que de fato estava acontecendo. De qualquer maneira, todas as vezes em que vimos os poderes sendo usados tínhamos tanto Irene quanto Madison em cena, e poderia ser qualquer uma delas.
O fim do episódio, então, traz Madison confrontando Irene, dizendo que os poderes eram dela, na verdade, e por isso que ela nunca sentiu nada ao usá-los – tudo aqui é tão interessante e eu acho que poderia ter sido um final aberto a interpretações. Poderia mesmo ter sido Irene, manipulando Madison, planejando tudo para se tornar popular às suas custas, e plantando ideias em sua cabeça… ela poderia estar fazendo isso agora mesmo, quando convence Madison de que é sua amiga, mas então ela acaba se esfarelando e desaparecendo quando Madison a abraça – assim como aconteceu com a chave para o terraço e com o lápis, mais cedo. O que quer dizer que, assim como qualquer outra coisa, IRENE FOI CONJURADA POR MADISON. Era o poder de Madison, no fim das contas, e Irene nem era realmente uma pessoa de verdade.
Apenas uma resposta ao seu desejo por uma amiga.

“On the surface, Madison appeared to have it all. But on the inside, she was lost, alone. So she created Irene, a projection in every sense. One part wish fulfillment, another part confession. An unconscious cry for help from within her psychic prison in The Twilight Zone

É bizarro, assustador, macabro… infelizmente, o episódio, aqui, peca na explicação de Jordan Peele. Acho que não precisávamos dela, porque ficou muito mastigado, duvidando um pouco da inteligência do telespectador. De todo o modo, o episódio foi bem bacana!


Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários