Anne with an E 1x01 – Your Will Shall Decide Your Destiny



Scope for imagination…
ENCANTADORA – essa é a melhor palavra para descrever Anne Shirley e a série “Anne with an E”. Baseada nos livros de Lucy Maud Montgomery protagonizados pela personagem, a série é absolutamente LINDA. Emotiva e com uma energia vibrante, a série faz com que nos sintamos bem… passei o Piloto inteiro apaixonado, mais a cada minuto. O visual e a ambientação da série são perfeitos, e eu adorei a interpretação de Amybeth McNulty, que deu a Anne toda a energia falante que ela precisa para que encante os Cuthbert e, de quebra, nos encante também – Anne é uma personagem fascinante. Ela é uma garota sensível e que já sofreu muito na vida, dotada de uma imaginação fértil, um drama afiado e uma língua incansável, mas tudo isso com um carisma difícil de descrever, que faz com que todos ao seu redor queiram estar mais em sua companhia.
Eu não queria mais me separar de Anne! <3
O episódio começa com a chegada de Anne Shirley. Os Cuthbert estão pensando em adotar um garoto para que ele possa ajudar Matthew nos trabalhos da fazenda, mas alguma coisa dá errado e, quando ele chega à estação de trem, ele se depara com uma garotinha órfã – uma garota sorridente, mas preocupada, com os cabelos ruivos em tranças, um chapéu na cabeça, um vestidinho velho e sardas por todo o rosto… se aquela é a criança que o orfanato mandou, ele não pode simplesmente deixá-la ali… pode? Então, Matthew resolve levá-la até Green Gables, a fazenda em que mora com a irmã, mesmo que esse não seja o combinado. E durante as horas de viagem de charrete até Green Gables, Anne não para de falar nem por um minuto, e Matthew escuta a tudo com certo interesse, fascinação e óbvio desconcerto… ela causa esse efeito na gente.
Anne é fascinante e desconcertante – ela fala sem parar, usa palavras difíceis, se encanta com tudo o que vê pela frente, e inventa histórias e nomes para tudo ao seu redor… para a “Avenida”, que se torna a “Estrada Branca do Deleite”, por exemplo, ou para a égua que puxa a charrete, até então sem nome, que agora se chama “Elle”. E é tão emocionante a maneira como ela está empolgada… ela já foi levada para trabalhar em casas de famílias antes, mas ela nunca foi adotada, ela nunca foi acolhida dessa maneira, e ela não poderia estar mais feliz e ansiosa para conhecer a sua futura casa, sua futura família… e o tempo todo ela arranca sorrisos do silencioso Matthew, que já está encantado por essa garota – em flashbacks sofridos, acompanhamos um pouco do passado de Anne, e tudo o que ela sofreu em outras casas na qual viveu.
É traumatizante…
Nos espanta que lhe reste tanta vida, tanta energia, tantos sorrisos!
Toda essa capacidade de fazer as pessoas ao seu redor se iluminarem também!
Assim que ela chega a Green Gables, no entanto, ela percebe que o sonho talvez não se realize, no fim das contas. Marilla não entende como Matthew pode ter trazido uma garota para casa, se a ideia era adotar um menino que fosse ajudá-lo, porque ele está velho e, nas suas palavras, “uma garota não serve para nada”. Então, ela diz que a enviará de volta para o orfanato na manhã seguinte. Anne tem uma série de reações. Eu ADOREI a Anne se jogando no chão, chorando em puro desespero, sentida por, afinal de contas, não ser querida ali… ou ela se recusando a comer. Mas também tem o momento em que ela diz a Marilla que ela não é uma inútil, e que ela pode fazer tudo o que ela queria que um menino fizesse, porque ela é forte, sabe ordenhar vacas e uma série de coisas… e ela só quer uma oportunidade de provar que ela pode ficar.
Marilla, no entanto, está decidida – os irmãos são um máximo, na verdade. Matthew é doce e simpático, acolhedor. Marilla, por sua vez, é dura e prática, mas não quer dizer que ela seja uma má pessoa. No dia seguinte, ela coloca Anne em uma charrete para levá-la de volta à cidade e de volta ao orfanato, e Anne quase tem sobre ela o mesmo efeito que teve sobre Matthew passando horas juntos em uma charrete… afinal de contas, ela fala sem parar, daquela mesma maneira encantadora e desconcertante, e Marilla, em alguns momentos, precisa conter um sorriso se não quiser que Anne o veja… mas é praticamente impossível quando ela desce da charrete para afastar um cachorro que estava assustando a Belle ou em momentos como esse. Assim, quando ela chega à cidade e vê o lugar onde Anne teria que ficar, trabalhando, ela acaba desistindo.
AQUELA É UMA DAS CENAS MAIS FOFAS E MAIS EMOCIONANTES DO EPISÓDIO! A maneira como Marilla muda seu discurso, dizendo que “eles ainda não têm certeza de que querem devolvê-la”, e Anne assiste a tudo em um silêncio assombrado e repleto de esperança… ela não queria ter que morar com aquela mulher para onde seria enviada se fosse devolvida pelos Cuthbert, porque ela era visivelmente cruel, e Marilla tampouco teve coragem… parte dela, mesmo contra sua vontade, já se afeiçoou àquela criança que, em um dia, trouxe tanta vida e luz para a sua casa. Então, ela decide levá-la de volta a Green Gables, dizendo que ela “ficará em provação ao longo de uma semana” – Anne tem esse tempo para convencer Marilla a deixá-la ficar. Matthew já está 100% convencido, e a verdade é que Marilla também já está bem perto disso.
Anne faz de tudo. Ela lava a louça, ela acorda cedo para ir buscar os ovos antes mesmo de Marilla vir chamá-la, e aos poucos ela começa a parecer parte daquela família… Marilla já está até se dispondo a fazer um vestido para ela (embora não com mangas bufantes, como ela gostaria, mas ela entende isso), ou a ensinando a rezar – a parte da oração é um dos momentos mais fofos e mais divertidos do episódio. Anne me arrancou risadas sinceras e sorrisos felizes ao longo do episódio inteiro! Durante sua oração, ela agradece desajeitadamente a Deus por suas bênçãos, e faz apenas dois pedidos: 1) que ela possa ficar ali em Green Gables para sempre; e 2) que ela seja bonita quando crescer. E ela termina a oração com um “Respeitosamente, Anne Shirley”, como se estivesse encerrando uma carta. Marilla precisa de muito autocontrole para não sorrir.
Anne fascina. Anne encanta. Anne apaixona.
Um único episódio… e nós a amamos.
Ficamos angustiados quando aquela vizinha fofoqueira e insuportável, Rachel Lynde, aparece na casa e é desnecessária e cruelmente grosseira com Anne, dizendo horrores para ela: como ela é alta e magra e ruiva e feia, e ninguém pode culpar a garota por ter respondido à altura! COITADA! Fiquei muito triste e de coração partido com a Anne saindo correndo por Green Gables, enquanto Lynde ia embora dizendo a Marilla que ela devia bater na garota e devolvê-la logo em seguida… felizmente, Marilla não pensa em fazer nada disso. Ela repreende Anne, sim, e diz que ela não devia ter falado daquela maneira com Lynde, mas ela não está contra a garota nem nada disso – ela diz a Lynde, diz a Matthew e também diz a Anne que Lynde não devia ter falado daquela maneira com ela, mas isso não anula o fato de ela também foi grosseira.
Então, Marilla quer que ela peça desculpas.
Anne é turrona – ela não quer pedir desculpas se não vier do coração, e ela não acha que devia fazê-lo, sendo que quem começou essa confusão toda foi Lynde e não ela, mas ela fará o que for necessário para ficar em Green Gables. Quem a ajuda a tomar a decisão de pedir desculpas, também, é Matthew, seu amigo e conselheiro, que diz que “ela é uma garota inteligente e encontrará as palavras certas”. No dia seguinte, então, Marilla acompanha Anne até a casa de Lynde para que ela peça desculpas, e a Anne é quase debochada em seu pedido de desculpas exagerado e extravagante, mas eu ADOREI como ela colocou no meio uma alfinetada, dizendo que “o que ela disse era verdade, mas sente muito por tê-lo dito”, que foi sensacional! Assim, as coisas parecem estar caminhando bem para “Anne com E”. Talvez ela possa ficar.
O primeiro episódio, de quase 90 minutos, traz uma série de coisas. Além de toda essa introdução aos personagens principais e a Green Gables, a fazenda que é o principal cenário dos acontecimentos, também conhecemos alguns vizinhos e vemos um pouquinho de Diana, a garota que tem mais ou menos a sua idade e que mora numa fazenda dos arredores… quando os Barry convidam Marilla e Anne para um chá, Anne fica apreensiva – Marilla foi clara em relação a como quer que ela se comporte e como não quer que ela fique falando sem parar durante o evento, e Anne tem péssimas memórias de “amigas” que teve no passado, mas o evento acaba sendo um sucesso. Ela impressiona os Barry e ela ainda faz uma bonita amizade com Diana, tão ávida por ter uma amiga que a trate bem que ela está! E elas fazem um juramento.
O primeiro episódio termina em um momento angustiante e sentimental – e, por fim, emocionante. Já parece certo que Anne poderá ficar em Green Gables, quando Marilla pede que ela guarde um xale seu e Anne acaba brincando com o xale e um broche e, sem querer, o perde… Marilla está sentida quando vem ao seu quarto perguntar pelo broche, que ela dissera que era importante para ela, porque viera de sua família, mas Anne não o pegou, ela pode jurar. Marilla diz que só quer que ela seja sincera, que ela confesse o que fez, e achando que, se “confessasse”, poderia continuar, Anne inventa uma história sobre como o perdeu no poço enquanto brincava com ele, e Marilla toma uma decisão: ela não quer Anne na sua casa e vai mandá-la embora na manhã seguinte. Anne não entende, ela dissera que ela poderia ficar se ela confessasse, e tenta dizer que a história é uma mentira e que ela não pegou o broche, mas a decisão já está tomada…
Ela partirá no dia seguinte.
A casa fica UMA TRISTEZA sem Anne. Em poucos dias, Matthew e Marilla se acostumaram TANTO com a energia que a garota trouxe para aquele lugar, e agora tudo parece monotonamente silencioso e vazio… fiquei tão triste com a Anne indo embora, mesmo sabendo que ela voltará, porque fico imaginando o coraçãozinho daquela criança se partindo – ela sempre achou que isso fosse um sonho e sempre temeu que ele chegasse ao fim mesmo. Eventualmente, Marilla encontra, com alívio, o broche na cadeira onde Anne deveria ter guardado depois do chá, mas meio escondido, e então ela sai correndo para contar a Matthew e para mandá-lo em busca de Anne, para impedi-la de embarcar para longe deles… eles não podem perder a garota! Então, Matthew cruza a cidade em um cavalo, heroico, e nós ficamos apreensivos, mas o vemos chegar tarde.
Quando ele chega à estação, Anne já embarcou.
E já partiu… para longe de Green Gables.


Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários

  1. Eu estou completamente apaixonado por "Anne with an E". Chorei muito nesse piloto, e já me afeiçoei a essa ruivinha logo de cara. Não acredito que perdi tanto tempo para começar a ver essa série maravilhosa! Cada minuto passa voando com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive essa sensação quando comecei! "Por que tanto tempo sem ver?" É linda demais, né?! <3 Apaixonante desde o primeiríssimo momento, e só fica melhor... AMOOO "Anne with an E" *-*

      Excluir

Postar um comentário