Snowpiercer 1x08 – These Are His Revolutions



Time to fight!
EPISÓDIO INTENSO E SANGRENTO. Estamos quase na Season Finale, e “Snowpiercer” nos entrega o episódio mais brutal desde a sua estreia quando algumas revoluções tomam conta de todo o trem, e há tantas leituras a serem feitas que se torna muito complicado… de duas coisas, que quase parecem contraditórias, eu tenho convicção: primeiro, que Melanie foi a figura que todos achavam ser o “Sr. Wilford” por muito tempo, e não faz sentido a Primeira Classe se voltar contra ela só porque ela não é um homem – mas a verdade é que tudo tem a ver com poder; segundo, que Melanie é uma grandessíssima filha da puta e a minha primeira convicção não anula a segunda. O trem era, sim, um lixo, a maneira como o Fundo era tratado era desumano, a exploração da Terceira também era revoltante, um retrato claro da sociedade podre que construímos…
…e, aparentemente, matemos após o Apocalipse.
O Covid-19 tá aí e é o que está acontecendo. Realmente o ser humano não tem jeito.
Estou depositando todas as minhas fichas em Miles – TEM QUE SER ESSE GAROTO PARA RESOLVER AS COISAS. No começo do episódio, seguindo instruções de Layton, Miles deixa que LJ entre na locomotiva, para que ela veja com os próprios olhos que não existe nenhum Sr.Wilford… e logo a notícia se espalha por toda a Primeira Classe, que começa uma primeira e rasa revolução, mas é importante: afinal de contas, é uma distração para o Fundo e a Terceira avançarem, e é bom ver os ricos se voltando uns contra os outros. Tudo ali parece encenado, até para fazer revolução eles parecem estar “brincando de casinha”. Eles estão tentando acabar com Melanie, e os Folger querem assumir o controle do trem, se não existe um Sr. Wilford, como todos acreditaram. E nós sabemos que, com os Folger no poder, as coisas ficarão ainda piores que com Melanie.
Mas isso não quer dizer que eu queira que a Melanie continue… A MELANIE PRECISA SOFRER. Tem gente pronto para defender Melanie a qualquer custo pelo fato de ela ser uma mulher forte, inteligente, a idealizadora da Locomotiva Eterna, e ser brilhantemente interpretada por Jennifer Connelly, mas NADA disso anula o fato de que ela é uma opressora e que ela cometeu atrocidades como a morte de Josie no episódio passado… ao ver Melanie presa e vulnerável daquela maneira, pela primeira vez, eu realmente só a quis ver sofrer – eu sei que não vamos nos livrar de Melanie nem nada assim, mas ela merecia que fizessem com ela o que ela fez com Josie no episódio passado. Não sei ainda o que vai acontecer quando o MILES descobrir o que ela fez com Josie… afinal de contas, ela era a única mãe que o garoto tinha, e ele é parte da revolução.
Ele quer ser parte disso tudo.
Enquanto tudo parece estar ruindo lá na frente e Melanie está temporariamente afastada do poder, Layton lidera uma revolução que nasce lá do Fundo e da Terceira… infelizmente, nem toda a Terceira Classe está ao lado deles (ah, pobre de direita!), porque Fundo e Terceira, juntos integralmente, formam um número imenso e invencível. De toda maneira, forças vindas da Terceira e do Fundo estão se unindo e se levantando, e eu amei ver Bess Till do lado certo da revolução – foi uma personagem lindamente construída de pouquinho em pouquinho ao longo dos episódios, e eu amei vê-la apreensiva, mas assumindo com convicção o lado que escolheu, o lado que acredita estar certo… assim, ela desce com Layton até o Fundo para buscar o restante da Revolução, e então TODOS ELES MARCHAM PARA A FRENTE DO TREM, FINALMENTE!
Nunca vimos tanto sangue em “Snowpiercer” quanto agora, e tudo é brutal para ser mesmo impactante – e é assim que a revolução é feita. Revolução, de fato, e não uma mera “reforma”. Há mortes, há perdas devastadoras, e algumas cenas foram angustiantes, mas foi bom ver o Fundo e a Terceira avançando, derrubando sangue de opressor, SIM! O Nightcar vira o principal campo de batalha dessa primeira luta direta, e termina sendo um banho de sangue com perdas para ambos os lados, e no fim fica parecendo que a Revolução perdeu, e eles precisam recuar… eles estão no Fundo, eles não tomaram a Segunda e a Primeira, mas não foi uma derrota, não de verdade. Foi a primeira batalha da guerra, e ela precisa se intensificar de agora em diante. Eles precisam honrar o que acreditam: “um trem”, e que seja, finalmente, para todos que habitam nele.
Que venha mais Revolução!

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.


Comentários