Snowpiercer 1x09 – The Train Demanded Blood



“I can get you the train”
Certamente, O MELHOR E MAIS ANGUSTIANTE EPISÓDIO ATÉ AQUI. A Revolução ganha novos rostos, novos caminhos, alianças surpreendentes (mas nem tanto) e Melanie dá uma lição em todos: sua vida não é fácil, nem as escolhas que ela tem que fazer. Há 7 anos, Melanie comanda o trem de maneira duvidosa, mas, agora, ela está disposta a passar essa liderança, mas mostrando, de todas as formas, que talvez as próximas pessoas terão que fazer as mesmas escolhas que ela fez… o episódio é sofrido, traz alguns momentos dramáticos muito bem conduzidos, e culminam em uma das cenas que mais queríamos ver em “Snowpiercer”, embora não soubéssemos como: o momento em que nos livramos dos Folger – fosse como fosse. Agora, vamos ver como o trem se organiza enquanto novas forças estão assumindo papeis importantes dentro dele.
O episódio começa com Melanie presa ao lado de mais um monte de pessoas do Fundo, todos que se rebelaram contra a Primeira e a Segunda Classes no episódio passado, e Ruth está ansiosa pela sua morte – os Folger, então, agendam a sua execução. O grande problema ali é que cada um tem seus próprios interesses e não se importa com os demais. Assim, Grey acha que Ruth pode ser o próximo “rosto” e “alma” do trem, enquanto os Folger querem assumir o poder a qualquer custo, e eles colocam Melanie à beira da morte por congelamento de pulmão (é brutal, mas ela mesma já fez isso antes!), e quando parece que não existe mais esperanças para ela, ela acaba sendo salva por Javi… e, com a ajuda de Javi e um pouquinho de Jinju, ela consegue escapar, mas não vai para a frente do trem, como as pessoas esperavam: ela vai para a parte de trás.
Para a Terceira Classe!
Acontece que a Revolução continua enfrentando problemas. Eles não sabem quais são seus próximos passos, e o Layton foi bem patético abrindo mão de tudo aquilo depois daquela conversa com Zarah, por causa do “filho deles” e toda aquela baboseira – AH, EU FIQUEI TÃO PUTO COM O LAYTON QUE NEM SEI EXPLICAR. Então, ele acaba aceitando um “acordo” com a Primeira Classe: os Folger estão pedindo que ele se entregue e, em troca, eles não vão matar todos os prisioneiros que eles fizeram na revolta do último episódio, e Layton acaba decidindo que esse é um bom plano. Felizmente, as coisas mudam quando Melanie, depois de conseguir escapar, se junta à Terceira Classe, se junta à Revolução: é inusitado, e ninguém sabe muito bem como lidar com Melanie ali, mas ela sabe que essa é a única maneira de ainda conseguir salvar o trem.
Ele não pode ficar nas mãos dos Folger!
Portanto, Melanie se une a Layton, Audrey e Till que, para mim, são as três figuras mais importantes da Revolução nesse momento. Ela propõe uma aliança e promete entregar a liderança do trem nas mãos de Layton se ele quiser trabalhar com ela: e ela tem um plano. Eles vão continuar com essa história de “se entregar”. Mas Layton não está realmente se entregando… na verdade, ela tira o chip do próprio braço para entregá-lo a Layton, dizendo que “aquele chip abre qualquer porta no trem”, porque ela precisa de um infiltrado na frente do trem para que seu plano dê certo: desengatar alguns vagões específicos, com algumas pessoas de quem eles precisam se livrar. Então, Melanie fica na terceira parte do trem, contando com a ajuda de Layton infiltrado na primeira parte, e Miles e Bennett, lá na Locomotiva, cuidando de tudo.
As cenas são EXCELENTES, embora algumas delas sejam angustiantes. Amei, particularmente, assistir às cenas de Miles com Bennett, porque podemos ver o crescimento desse garoto, e vê-lo trabalhando junto com isso tudo, vê-lo sendo chamado de “maquinista” pelo Bennett, no final… em uma jogada inteligentíssima, Layton e Melanie conseguem deixar os Folger e Grey para trás (NÓS NOS LIVRAMOS DOS FOLGER! Menos da LJ…), e foi tão satisfatório vê-los sendo desacoplados do trem, vê-los olhando para o restante do trem partindo, enquanto se dão conta do que estão acontecendo… NEM ACREDITO QUE NÃO TEREMOS MAIS QUE NOS INCOMODAR COM ELES! Mas, para que o plano funcione, Layton também precisa deixar que seus amigos que estavam presos sejam deixados para trás, para morrer junto com os Folger… e é uma decisão difícil que ele tem que tomar.
E ele a toma.
Como Melanie disse: é esse tipo de decisão difícil que eles precisam tomar o tempo todo.
“You have the train, Layton”

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.


Comentários