The Twilight Zone 2x04 – Ovation



“Jasmine Delancey has spent her entire life in search of one thing: applause. Now that she's found it, it's given her a new sense of meaning. But what, exactly, is the value of an ovation so loud it drowns out the performance? Jasmine's about to find out here... in The Twilight Zone

Como diria Lady Gaga: “I live for the applause”. Não é o meu episódio favorito na temporada, MAS QUE BIZARRICE, NÉ?! O episódio traz uma interessante crítica à mídia, ao desejo pelo sucesso, aos “aplausos vazios” e, de quebra, nos apresenta dois momentos icônicos dessa nova versão de “The Twilight Zone”: primeiro, aquele momento em que o homem na cirurgia começa a aplaudir (aquilo me causou uns calafrios e eu acabei rindo… mas de nervoso); depois, aquele final estranho no qual esperamos pela fala de Jordan Peele e ela simplesmente não veio… e fez todo o sentido que não viesse, isso apenas intensificou a estranheza do episódio. Gostei bastante de “Ovation” e de como a história foi construída, com cada partezinha da trama se revelando aos poucos – eu esperava, por exemplo, que fôssemos acompanhar Fiji durante o episódio.
O episódio começa nos apresentando Fiji. Uma cantora famosa a quem todos os aplausos são destinados… e, de certa maneira, ela está cansada disso tudo. Depois de terminar a gravação de seu mais novo videoclipe, Fiji decide ir embora a pé, e então ela encontra Jasmine, uma mulher que canta na rua em troca de algumas moedas, na esperança de que, um dia, seu talento seja descoberto ou qualquer coisa assim… então, Fiji conversa com ela brevemente, pergunta o que ela quer com isso tudo, e Jas responde que “quer o que ela tem”. Então, Fiji entrega para ela uma moeda antes de sair andando, perseguida por fãs incansáveis, e ser atropelada por um ônibus em uma cena tão rápida que foi chocante – naquele momento, eu fiquei estático, e me perguntando o que viria a seguir… e eu AMO quando “The Twilight Zone” faz isso com a gente.
Assim, começamos a acompanhar a história de Jas, a cantora que tem sua grande chance com a morte de Fiji. No lugar da morte da cantora, seus fãs montam uma espécie de altar em sua homenagem e Jas se aproxima com seu violão para cantar uma música que escreveu para ela. É uma música mesmo linda e a sua interpretação é tocante, mas as pessoas parecem se esquecer de Fiji rapidamente ao se virarem para ela e aplaudirem, incessantemente. Logo em seguida, J.J. Malloy, um cara muito famoso que apresenta um programa de TV chamado “Ovation”, se encanta por sua voz e sua interpretação e a convida para o programa… e Jas é um fenômeno imediato. E, a princípio, ela está feliz demais para se dar conta de toda a estranheza que envolve essa descoberta repentina e esse empurrão veloz para a fama… ela só quer aproveitar isso.
Até que nada mais pareça fazer sentido. As pessoas a perseguem e a aplaudem aonde quer que ela vá, mas não aplaudem ela ou seu talento: simplesmente aplaudem, e isso é desconfortavelmente vazio. Eles a aplaudem quando ela desafina e erra as notas no violão durante a final do programa; eles a aplaudem quando ela está correndo no parque, mesmo que ela não tenha feito nada; eles a aplaudem quando ela é a convidada de um talk show, embora não lhe deem a oportunidade de falar; eles não a escutam, eles não a admiram, eles apenas a aplaudem. E quando tudo parece estar saindo de controle, Jas sai correndo para o hospital no qual a irmã, Zara, trabalha, e é ali que temos a cena mais bizarra do episódio, que eu citei no início do texto. E, então, sabendo que isso só pode ser por causa da moeda de Fiji, e cansada de não ter um segundo de paz, Jas decide se livrar da moeda…
O final do episódio é razoavelmente previsível, mas nem por isso menos interessante. Jas, já sem a moeda, resolve se refugiar em uma casa no lago, distante de tudo e todos, enquanto recebe revistas com fofocas de artistas, satisfeita com o fato de estarem se perguntando por ela, mas isso não dura – logo uma nova estrela, Mynx, toma conta das mídias. E, rapidamente, Jas vai perdendo o controle, vai ficando ensandecida, e ela retorna para a cidade em uma cena irônica, de volta ao lugar onde tudo começou, onde riem de sua voz, onde J.J Malloy se comporta como se nunca a tivesse visto… e, numa pegada meio “Hit List”, ela invade o show da tal de Mynx, inconformada, com uma faca na mão, pronta para matar quem quer que tenha roubado o seu lugar… ela ataca a mulher de costas, e nós já sabíamos quem era: Zara, com a moeda de Fiji na mão.
Um final excelente, e triste.
Jordan Peele ali, pegando a moeda para si, aplaudindo, como todos os outros…
Em completo silêncio.
Wow.


Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários