The Good Place 4x10 – You’ve Changed, Man



“I’m gonna erase the Earth…”
“THE GOOD PLACE” ESTÁ DE VOLTA PARA A SUA RETA FINAL! E eu ainda não estou preparado para me despedir de todos os personagens… “The Good Place” é, para mim, uma das melhores séries de comédia dos últimos anos, porque além de ser muito divertida, ela ainda tem uma história a contar, com cliffhangers interessantes e plot twists inesperados, algo que ela apresentou desde o começo… na última temporada, os quatro humanos originais (Eleanor, Chidi, Tahani e Jason) precisam repensar o pós-vida de uma maneira mais justa, e precisam convencer Shawn a se juntar a eles e aceitar o plano que eles criam, ou então a Juíza vai recomeçar a Terra e apagar todos os humanos que existem e já existiram. Afinal de contas, as coisas acabaram dando errado, não? Então, enquanto a Juíza procura pelo botão escondido, os humanos pensam em um plano!
E temos várias coisas interessantes nesse divertido retorno de “The Good Place”. Por exemplo, os Vácuos das várias Janets… enquanto a Juíza invade vácuo por vácuo em busca do botão “para apagar a humanidade”, que a Janet escondeu, conhecemos um pouquinho mais de cada uma… e é interessantíssimo! O Vácuo da Neutral Janet, por exemplo, tão sem graça e parado quanto ela. O sensacional Vácuo da Bad Janet, com direito a um outdoor de “Piratas do Caribe 12” (!), uma música altíssima e uma criatura estranha… e, claro, o Vácuo da Disco Janet, que é divertido o bastante para que a Juíza se distraia de sua missão por uns segundos! E a Good Janet que adoramos a acompanha em todos os Vácuos, tentando ganhar tempo ou tentando convencê-la de que acabar com toda a humanidade não é exatamente o melhor plano no qual ela poderia pensar.
Outra coisa interessante é o NOVO CHIDI. Desde que Michael devolveu todas as suas memórias, ele voltou muito mais decidido, e não se parece com o Chidi de antes… e a Eleanor adora. Gostei de sua segurança ao dizer a Eleanor que a ama, gostei de vê-lo usando os patins que a Disco Janet lhe dá, gostei de como ele beija Eleanor inesperadamente no meio da reunião deles, e pergunta se ela quer ir para outro lugar… “Yes. No. Keep going”. E eles vão aos poucos formulando em detalhes qual é o problema, para que possam, quem sabe, chegar a uma solução. É um problema já conhecido da filosofia, quando a crueldade de uma punição não condiz com a crueldade das ações de uma pessoa. Todos os humanos estão sendo cruelmente torturados de forma idêntica, independente do que eles tenham feito em vida… e sabemos que existem níveis diferentes de crueldade.
Assim, eles retornam a uma ideia comentada uma vez por Eleanor: um Medium Place. Um lugar médio onde as pessoas que não foram tão boas nem tão más possam estar. É menos cruel do que o atual, certamente, mas não o suficiente – o Comitê aprova de imediato, mesmo sem ouvir a ideia, mas eles não conseguem convencer o Shawn. Então, Eleanor tem uma nova ideia: se Shawn quer crueldade, eles lhe darão crueldade. Eleanor e os outros humanos se oferecem para ser torturados por ele para sempre se ele deixar a Juíza criar um Medium Place e instituir esse novo sistema, e quase achamos que Shawn vai topar, porque ele está quase topando, mas então ele pensa em todos os humanos que ele perderá em troca desses quatro, e decide que quer que as coisas continuem como estão… e, se for para perder, Michael e os demais querem “perder nos seus próprios termos”.
Melhorando o sistema no meio do caminho…
Por isso, eles têm 10 minutos para pensar em um plano perfeito.
9, depois do discurso de Michael… “Cool speech. Now it’s 9 minutes”
E eu gosto de como eles usam algo que já foi nos apresentado na série há muito tempo: a ideia de “ser a melhor versão de você mesmo”. Só falta uma Janet, a nossa Janet, para ser revistada, e a Juíza não quer parar para escutar a ninguém… então, Janet leva os humanos para dentro do seu Vácuo, para que eles possam apresentar a nova ideia para a Juíza, e só existe uma maneira de fazê-la sentar e ouvi-los: com a presença de Timothy Olyphant, por quem ela tem um crush e tanto. Então, ela escuta, enquanto os humanos apresentam a sua nova ideia de como reformular o pós-vida, e Timothy faz uma série de comentários e perguntas que acabam sendo bem pertinentes… a ideia apresentada por Chidi e os demais não chega a ser tão nova, dentro do que já vimos nessas duas últimas temporadas, mas tem alguns detalhes diferentes que são interessantes.
Mas se trata de ser a melhor versão de você mesmo.
Aqui, a vida já não seria mais um teste final no qual você é aprovado ou não, mas mais uma aula. O teste final viria depois, no pós-vida, onde todos teriam a chance de redenção. O sistema de pontos continuaria existindo, mas para determinar quão fácil ou quão difícil será o teste depois da morte… um arquiteto do Good Place e um arquiteto do Bad Place trabalhariam juntos para pensar nesses testes, que desafiariam os problemas morais de cada humano, e todos teriam a chance de melhorar. Se não conseguissem, eles seriam reiniciados, e poderiam tentar de novo e de novo e de novo, com uma vaga lembrança do que aprenderam, para que pudessem evoluir… como já aconteceu com cada um deles, e Chidi é uma prova atual do que eles estão dizendo. É um bom plano, mas Shawn não topa de imediato, e quase achamos que teremos que pensar em outra coisa.
Mas Michael joga com Shawn, e ele acaba aceitando.
Afinal de contas, ele se diverte provocando o Michael, não é?
VAMOS RECONSTRUIR O PÓS-VIDA!

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários