[Season Finale] His Dark Materials 1x08 – Betrayal



“I like the fact you changed my life”
QUE EPISÓDIO MAIS TRISTE, e ainda assim empolgante. Lembro-me da sensação de ler “A Bússola de Ouro”, e não só pela primeira vez: era interesse, curiosidade e angústia, os três sempre interligados. Saber o que está para acontecer com Roger nos angustia e, por isso, as cenas de Roger e Lyra durante o episódio se tornam ainda mais tristes, mas eu acho que a sua morte não foi, na série, tão impactante quanto no livro… a carga emotiva da cena deixou um pouco a desejar. Mas a construção da ponte foi impecável, e agora Lyra atravessa rumo ao desconhecido. Gostei demais de como, além do fim de “A Bússola de Ouro”, o episódio (e a temporada) já nos apresentou o início de “A Faca Sutil”, levando, também, o Will daquele seu mundo para outro, onde grande parte da ação da segunda temporada deve acontecer… e mal posso esperar!
Lyra confronta o Lorde Asriel no início do episódio, perguntando por que ele mentiu sobre ser seu pai, e então lhe conta que está ali para lhe trazer o aletiômetro: ela já salvou a vida de Roger, e agora é hora de ir para casa. Mas Asriel a convence a esperar que amanheça para que ela vá embora, o que é o pior erro de Lyra, e ele também devolve o aletiômetro, porque não precisa dele… Lyra devia ter se perguntado o que mais ela trouxe consigo, o que mais pode ser do interesse de Lorde Asriel. E, de alguma maneira, eu acho que o Roger já percebeu, porque ele estava todo melancólico e sofrido nesse episódio, e naquela cena fofa em que ele entra de costas no banheiro, ele diz a Lyra que ficou assustado ao ver seu pai, que pareceu ficar com raiva ao vê-la, mas se tranquilizou “imediatamente” ao vê-lo, o olhando como se fosse um lobo… ele sentiu.

“I mean, I'm not like you. I would never have chosen to leave Jordan. But now here we both are, halfway round the world. And I'm here because of you. And you're here because of me. 'Cos we changed each other's lives. I like the fact you changed my life”

Enquanto isso, acompanhamos um pouco do nosso mundo, e das informações que Lorde Boreal conseguira com a pergunta que fizera ao aletiômetro sob o poder do Magisterium: ele perguntara o que Grumman tinha descoberto, e a resposta fala sobre uma faca em uma torre cercada por anjos, e também diz que o filho de Grumman o guiará até ela. Portanto, a TORRE DOS ANJOS é um lugar real, e Will é a resposta… Will é quem o levará até a Faca Sutil. Will, por sua vez, está escapando de policiais que estão atrás dele. As cenas são ótimas, embora breves, porque também existe muita coisa para acontecer no mundo de Lyra, como aquela interessante conversa dela com o pai a respeito do Pó, um diálogo esclarecedor que nos entrega uma série de respostas interessantes a respeito do Pó, dos seus experimentos, as pesquisas da Sra. Coulter e do Magisterium…

“Why is the Magisterium so afraid of it?”
“They're afraid of it because they think it is sin. Actual physical sin. Raining down from the sky, settling on humanity and infecting our souls with evil. To be fair, it's a terrifying thought. For the longest time, the Magisterium completely ignored Dust. But then it was discovered that Dust only begins to settle on humans going through puberty. The connection was made to Adam and Eve... and they labelled Dust as original sin”

O Magisterium acredita, portanto, que o Pó é a manifestação física do PECADO ORIGINAL, e é por isso que as pesquisas conduzidas em Bolvangar tentam cortar humanos e daemons, antes que as crianças passem pela puberdade e seus daemons se fixem em uma única forma, antes que elas comecem a atrair o Pó… mas as pesquisas, como Lyra diz, não estavam dando certo… as crianças cujos daemons lhes foram tirados pareciam vazias. O Lorde Asriel pergunta se tentaram cortar o Pan dela, e ela diz que sim, mas a Sra. Coulter os impediu, e aqui ela fala da dor só ao pensar em ter o Pan tirado dela. Lorde Asriel, no entanto, parece entender mais sobre os experimentos que Lyra, porque ele fala sobre a intensidade da conexão que existe entre humano e daemon (afinal de contas, é o humano e a sua ALMA, um só ser!), e da consequente energia que é liberada quando essa conexão se quebra…
“Where Dust comes from?”
O Lorde Asriel fala abertamente sobre o seu plano, embora omita alguns pequenos detalhes, ou passe por eles sem ênfase, para que Lyra não consiga processar todas as informações. A pergunta de onde vem o Pó é o que nos guia agora, e o plano do Lorde Asriel é investigar isso, é ir em busca da fonte. Na foto que tirou, aquela lá do primeiro episódio, podemos ver o Pó caindo sobre o mundo através da Aurora Boreal – e se eles podem ver essa cidade do outro lado da Aurora, talvez eles também possam construir uma ponte e atravessá-la, indo atrás da fonte, descobrindo o que é o Pó, se é mesmo o que eles pensam, descobrindo o que é o pecado… é um diálogo sensacional, e o Lorde Asriel praticamente convida Lyra para acompanhá-lo, mas ela ainda está impressionada com tudo… ela já cumpriu sua função, só quer ir embora.
Por isso, volta a dormir.
Lyra acorda mais tarde, com Thorold lhe dizendo que o Magisterium está vindo e que ele precisa levá-la para um lugar seguro, conforme prometera a Asriel, mas Lyra se desespera quando percebe que o pai não está ali… o pai e Roger. E as engrenagens do cérebro de Lyra funcionam depressa: ela sabe o que o pai quer com Roger… energia. Então, sabendo que o pai está prestes a cortar o daemon de Roger, ela sai e chama por Iorek, para que eles possam impedir isso, e a cena tem coisas que nunca chegaram a acontecer no livro, como a união dos demais ursos e a guerra para impedir o Lorde Asriel, quando Marisa Coulter chega ao seu laboratório e percebe que já pode ser tarde demais… amei a cena da Coulter perguntando a Thorold o que o Lorde Asriel pretende afinal, o que quer com o Pó? Inundá-los de Pecado e Escuridão?
Wow.
Do meio da guerra que se inicia, Iorek tira Lyra e o leva com ele até metade do caminho, até chegar a uma ponte fina demais para ele atravessar, e dali em diante Lyra e Pan precisam seguir sozinhos. Enquanto isso, Lorde Asriel prende o Roger e a sua daemon em uma gaiola, parecida com a de Bolvangar, com a mesma lâmina prateada, o que é bem diferente da maneira mais crua como isso é feito no livro. Aqui, ele tem tudo meticulosamente planejado. Lá, ele parece muito mais frio, parece se importar muito menos com o que acontece com Roger. Embora ele não se sinta culpado: “I'm sorry that this is happening to you. But in war, there are casualties. And believe me when I tell you that this is a war. One that will free humanity forever”. Lyra tenta chegar a tempo de salvar o amigo, mas não consegue, e o pior é ver o desespero de Roger e Salcília.
Lyra aparece ao lado da gaiola no último instante, vendo a lágrima escorrer dos olhos de Roger e tocando a sua mão, antes que a energia que separa humano e daemon empurre Lyra para longe, e a projete uma luz em direção ao céu, à Aurora Boreal… a ponte que Lorde Asriel queria construir. É um pouco menos intenso, menos sofrido, mas a cena é linda, e o sorriso quase perverso do Lorde Asriel é de dar calafrios… porque ele é frio, ele é cruel, mas, ao mesmo tempo, ele está aliviado com a sua conquista, com a ponte… ele realmente acredita no que está fazendo, e acredita que a morte de Roger valerá a pena. Marisa chega antes de Lorde Asriel partir ponte acima, porque é tarde demais para impedir o experimento, mas talvez não seja tarde demais para impedi-lo de atravessar… ela pede que ele pare com isso, diz que o Magisterium nunca vai permitir.
Mas o Magisterium está com os dias contados…

“The Magisterium have no power anymore. Not once the world sees the possibility of all this. It is the end of the Magisterium. After hundreds of years. No more oppression. No more abuse. No more darkness... or suppression of knowledge. You see that light? That is the sun of another world. Look. Come.  Feel the warmth of it on your face. It's extraordinary. There is no stopping it now. My war was never just with the Magisterium. There is a far more dangerous power out there. Marisa, come with me. Work with me. Help me fight this war and take on the Authority. Help me create a new Republic of Heaven”

Por um motivo ou por outro (não sei se a Sra. Coulter realmente se importa tanto assim com a filha para escolher ficar ali, porque “aquele é o mundo onde sua filha está”, ou se ela está com medo de enfrentar um novo mundo, ou medo mesmo das consequências de lutar contra o Magisterium), Marisa escolhe não ir com Lorde Asriel. Ele a convida, eles se beijam, mas ela se recusa a partir. Essa jornada é dele, não dela. Ela se despede, e ele vai embora, entrando na ponte de luz que se ergueu com a morte de Roger. Marisa olha para o corpo de Roger antes de ir embora ela mesma, de volta ao seu mundo. E é muito triste a cena de Lyra chorando sobre o corpo de Roger, sentindo-se culpada, pois foi ela quem o trouxe até ali… uma cena muito forte, mas Pan está ali com ela, e ele diz umas coisas sábias: agora, é hora de seguir o Lorde Asriel, encontrar o Pó antes dele, e não permitir que “eles” vençam.

“We need to find Dust. We thought it was bad, because grown-ups said so. What if it isn't? What if it needs protecting?”
“You're saying... we could… go and find Dust before he does? Do you know what that means, Pan? We'd be alone”
“We've always been alone... apart from Roger”

Então, eles passam para o outro mundo… enquanto Will também encontra uma passagem.
O FIM PERFEITO: WILL E LYRA PASSANDO POR UM PORTAL SIMULTANEAMENTE. Que cena!
Ansioso pela próxima temporada! Vem Cittàgazze! \o/

Para mais postagens de His Dark Materials, clique aqui.


Comentários