¿Qué hay detrás de RBD?



“Mientras mi mente viaja adonde tú estás”
COMO É EMOCIONANTE RETORNAR À NOSSA ÉPOCA DE “RBD”. Em 2006, a EMI Music e Capitol Records lançou um DVD da banda RBD diferente de tudo o que já tinha sido lançado… já tínhamos o “Tour Generación RBD En Vivo”, que eu amo de paixão (ah, aqueles medleys!) e, recentemente, o “RBD Live in Hollywood” (que é um acústico lindíssimo de que eu também gosto muito, bem diferente do estilo da primeira turnê), mas o “¿Qué hay detrás de RBD?” é um documentário, apresentado por Karla Cossío (a Pilar, na novela), bastante divertido e emocionante – acompanhamos alguns dos shows da banda durante a Tour Generación, e os bastidores, que vão dos shows até a gravação do videoclipe de “Aún Hay Algo”. No Brasil, o DVD vendeu mais de 110 mil cópias, sendo um dos DVDs mais vendidos no país durante o ano de 2006.
O início do documentário é confuso, porque é uma mistura louca de ficção e realidade… isso porque a primeira parte, com direito a narração de documentário de alien e tudo (!), traz o Elite Way School, o lugar onde supostamente a RBD nasceu, e o narrador nos convida a visitar a história de cada um dos personagens, o que os levou até a banda, mesmo antes de eles entrarem na escola… é uma sequência bem ficcional, que chama os atores pelos nomes de seus personagens e conta com interpretação de novas cenas, além de flashbacks da primeira temporada – que acabam sendo emocionantes, devido à nostalgia. Passada essa introdução do DVD, no entanto, o documentário se centra na realidade dos bastidores da turnê e gravação de clipe, chamando cada um deles por seus nomes reais: Anahí, Dulce Maria, Maite, Poncho, Christopher e Christian…
Mas a primeira parte é bacana, como se estivéssemos novamente à novela. Vemos Lupita ensaiar um coral de crianças; vemos Giovani no açougue dos pais, brigando com eles, e para ele a música é uma saída daquela realidade que detesta; vemos Roberta, sempre negando tudo o que tem relação com a mãe, mas observando Alma Rey no palco e a imitando, embora sempre vá negar isso, do seu jeito debochado de sempre: “Ela se mexe como se tivesse lombrigas na barriga"; depois, vemos Diego, e o pai que não aceita a música de modo algum, dizendo que seria uma vergonha para a família Bustamante, exatamente como vimos na novela; para ele, a música é seu refúgio, o lugar onde pode ser ele mesmo; de Miguel, pouco se sabe, mas ele anseia por poder vingar-se dos Colucci, e irá atrás de sua filha para isso… por fim, Mia, cuja paixão pela música está no sangue.
Além das cenas gravadas especialmente para o DVD, temos uma série de cenas que assistimos na primeira temporada da novela, enquanto a banda nascia, com todas as suas oportunidades, todos os seus problemas, as brigas… não foi um começo fácil. Depois, partimos para a parte dos shows e dos bastidores a que o DVD se propõe de fato, e eu me pergunto o quanto não foi confuso para crianças que assistiram ao DVD na época! No início do DVD, Karla nos mostra o estádio vazio na Colômbia onde será o show da banda no dia seguinte, e toda a organização – tudo é tão grande, detalhado. Teste de luz, de som, alguns trechos curtíssimos dos shows, os fãs do lado de fora, gritando, esperando para entrar… para mim, uma das partes mais emocionantes, sempre me arrepia ouvir a vibração do público, mesmo que seja só no vídeo…
Imagina ao vivo.
E então O MOMENTO QUE ESTÁVAMOS TODOS ESPERANDO! O MOMENTO EM QUE ELES SOBEM AO PALCO E CANTAM! Ouvir aquela melodia, gritar junto com eles o “Mientras mi mente viaja adonde tú estás […]”, isso é gostoso demais! Isso nos leva de volta no tempo de uma maneira tão maravilhosa… assistir à apresentação de “Rebelde” é sempre emocionante, com eles cantando e dançando, aquela coreografia que amamos, uma apresentação extremamente linda… porque é aquele meme, basicamente: “Só quem viveu sabe”. E nós, sim, VIVEMOS isso tudo, durante anos, isso é parte da nossa história, da nossa paixão, amamos isso tudo. E assistindo agora e vendo o Christian caminhar pelo palco na sua parte da música, eu me pergunto: “Como eu não sabia na época que ele era gay?” Meu gaydar devia estar em desenvolvimento ainda.
Divo! <3
Como comentei antes, também vemos os bastidores da gravação de um videoclipe, e eu acho isso bem interessante… o último álbum que tinha sido lançado do grupo, na época da gravação do DVD, era “Nuestro Amor”, e acredito que “Aún Hay Algo” é uma das músicas mais exitosas do álbum. O documentário é bem informativo, bem completo, e eu gosto muito de acompanhar toda a organização de um videoclipe, e ver O QUANTO DE PESSOAS ESTÃO ENVOLVIDAS NESSE PROCESSO. Da parte criativa à parte técnica, ensaio da coreografia, concepção da ideia do clipe, que tem a ver com “desprender-se do corpo e flutuar, como um espírito que pode ver do lado de fora”. O resultado final do clipe é muito bonito, e mescla cenas cuja gravações acompanhamos, cujas técnicas entendemos, agora, e alguns trechos gravados de shows.


O DVD ainda traz, também, a preparação do pessoal antes do show, e é uma das partes mais interessantes do DVD… vemos eles como “pessoas normais”. Maite escovando os dentes, Poncho tomando banho, Dulce Maria indo começar a se arrumar, porque estava comendo… e aquilo é uma camisinha no chão do quarto do Christopher? Uhm. Adorei ver a Anahí tão cheia de brilhos, e estrelas, e nunca parece que é o suficiente HAHA Depois de acompanhá-los nas horas que antecedem o show, o documentário nos mostra um dos momentos mais icônicos de todo show que RBD fez na época: “Sálvame”. Aquele momento em que Anahí domina o palco, dramática, e o público canta junto com ela, com a luz do celular ligada, e as luzes do estádio apagadas. Quem não ama esse momento do show, não é mesmo? E amo ter a Dul, o Chris e o Poncho tocando guitarra.
Depois, acompanhamos um trecho da turnê deles pelos Estados Unidos… afinal de contas, ELES SÃO UM SUCESSO MUNDIAL! Os vemos em Los Angeles, os vemos na rádio, dando entrevista, porque a novela e a banda eram um êxito nos Estados Unidos, e eles até recebem um prêmio pela Tour Generación. Em Puerto Rico, acompanhamos uma coletiva de imprensa, na qual eles recebem a notícia de que, no Brasil, 260 mil discos foram vendidos EM UM MÊS (!), entre o álbum em espanhol e o álbum em português… e o mais interessante é que o álbum em espanhol está um pouquinho na frente, e não se vendia CD em espanhol assim no Brasil na época. É um marco, e eu fico muito feliz em ver que o Brasil conseguiu uma pontinha no documentário. Até porque os fãs brasileiros sempre foram muito dedicados, e a RBD também se dedicou muito ao Brasil.
<3
A finalização do documentário acontece com duas músicas. Primeiro, “Sólo Quédate en Silencio”, que o público canta tão alto que nos arrepia. Enquanto o DVD chegava ao fim, tudo em que eu conseguia pensar era aquilo que já comentei há alguns parágrafos: EU VIVI ISSO TUDO. Infelizmente, nunca estive num show ao vivo deles, mas eu vivi toda essa época, toda essa emoção… e a proposta do DVD é interessantíssima, até na apresentação das músicas, porque temos o “Tour Generación” e o “Live in Hollywood” para vermos do ponto de vista do público, e aqui assistimos às músicas do ponto de vista deles e da equipe técnica. A câmera fica o tempo todo em cima do palco, e é bom vê-los de tão perto… durante “Nuestro Amor”, eles interagem com o público (o Christian, maravilhoso!), eles se molham porque estava chovendo muito, e cantam e se entregam… e é lindo!
Uma bela maneira de reviver isso tudo <3

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários