Elite 2x02 – 34 Horas Desaparecido



A missa para Marina.
Eu nem sei bem por onde começar… os flash forwards chegam a quando Samuel está 34 horas desaparecido, e talvez Carla tenha informações sobre esse “desaparecimento”, embora eu não tenha certeza de que ela estava dizendo a verdade ou de que ela conhecia a história inteira… afinal de contas, não acho que “Elite” entregaria uma informação dessas assim tão fácil e tão rápido. No presente, a família de Marina está organizando uma missa em sua homenagem, a partir da qual a mãe espera que todos possam “seguir em frente”, mas Guzmán não quer comparecer – por um dia, pelo menos, ele quer esquecer toda a dor que o consome, toda a raiva que o define 24 horas por dia; e Valerio talvez possa proporcionar-lhe isso. Em paralelo, também acompanhamos Rebeka se aproximando de Nadia e Omar (e é fofo!), e o Samuel com um plano fraquinho e arriscado…
Talvez por isso ele “desapareça” depois.
Samuel aceita as aulas de boxe que Rebeka oferecera no episódio anterior. Ele quer se aproximar de Carla, porque sabe que ela é a chave para a verdade sobre o assassinato de Marina, mas é evidente que não vai ser tão fácil assim se aproximar dela. Além disso, é como Rebeka já o alertou: Christian quase perdeu a perna só por estar por perto, então cuidado. Nada sutil, Samuel praticamente persegue a Carla, antes e durante a missa, por exemplo, e se pergunta como pode fazer para seduzi-la – ele acha que tem chances, afinal de contas, Carla esteve com Christian, não? Agora, tememos pelo futuro de Samuel… quando ele insiste demais, Carla sabe que ele quer alguma coisa, mas entra em seu jogo. O leva para beber, e quando ele diretamente pergunta se ela tem algo a ver com a morte de Marina, ela diz que “sim, muito”. E, mesmo depois disso, ELES ACABAM TRANSANDO NO BANHEIRO.
Sério, um tanto quanto doentio!
Enquanto isso, o pai de Omar e Nádia volta para casa na cadeira de rodas, e quando Ander aparece para visitá-los, Omar pede que ele vá embora… agora, ele está focado em cuidar da loja, talvez um pouco demais, porque mesmo quando Nádia se voluntaria para ajudá-lo, ficando na loja durante a tarde, ele se recusa a deixar, porque o pai quer que ela estude. Adorei quando Nádia disse que “ele não tinha que se sacrificar sozinho”, e Omar perguntou se “ela podia convencer o pai deles disso”. Não pode. Uma das melhores cenas do episódio está com Rebeka por ali, quando, ao invés de levar Nádia para sair, ela fica e ajuda Nádia e Omar a fazer o inventário da loja… Rebeka, agora, se aproxima também de Omar, e eu gostei de como ele falou de Ander, mostrou uma foto dele, e como ela é sábia e disse coisas inteligentes, como que ele não devia usar essa situação do pai para se esconder e não resolver as coisas com Ander.
Perceptiva e sábia, não?
A futura missa para Marina é um dos plots que movimenta a trama desse segundo episódio, e que nos enche de TENSÃO. Guzmán não pretendia nem avisar aos amigos sobre isso, mas sua mãe manda mensagem para todos, e as pessoas começam a se perguntar se vão… Polo e Carla, por exemplo. E É TÃO FORTE! Mas Guzmán não quer ir à missa, e quando fala sobre seu desejo de deixar a dor e a raiva que o consome para trás, nem que por umas horas, Valerio se voluntaria para “ajudar”, oferecendo drogas, e os une a uma “festa” na suposta casa de Cayetana, uma garota que mora sozinha em uma mansão… Lu é a única que não se envolve, que tenta conter a loucura da droga de Valerio e Guzmán, mas Guzmán se deixa levar pela dor e se afunda em drogas na esperança de que isso vá curá-lo… e as cenas são realmente bastante loucas.
Vide o momento de Valerio “vestido só com uma meia”.
WHAT?!
Ander e Polo, que estavam na missa de Marina, veem o estado de Guzmán nos stories e vão até ele, para ajudar Lu na sua missão quase impossível de levá-lo embora, mas depois que ELE SURTA, diz umas coisas pesadas e vomita na beira da piscina, eles acabam conseguindo levá-lo… e é aí que ganhamos, ironicamente, uma das cenas mais quentes da temporada. Ander e Polo tiram a roupa de Guzmán e o põem para dormir, mas Guzmán não os deixa ir embora… pede que eles fiquem e durmam com ele um pouco, “como antes”. Ander diz que “é estranho”, e quando Polo diz que eles já fizeram isso antes várias vezes, Ander explica que, quando eles dormiam juntos os três, “ele ainda não tinha saído do armário, e Polo não era bi”. Mas eles vão fazer isso, “por Guzmán”. E QUE CENA OUSADA, QUE CENA INTENSA… E QUE CENA EXCITANTE, não tem como.
O modo como Polo está animado, a conversa dele e Ander, como eles vão tirando a roupa… tudo excita. E Polo é direto, Polo tinha tudo em mente, desde o começo. Ele começa perguntando se Ander já sentiu tesão por Guzmán, e Ander não responde, mas pergunta se ele já… Polo nega. Depois, Polo solta um direto: “E eu? Já sentiu tesão por mim alguma vez? Só um pouquinhoo? Olha para esse corpo!” Quando os dois se deitam ao lado do Guzmán, apenas de cueca, muito perto um do outro, a conversa continua… Polo coloca a mão no peito de Ander, diz que “gosta do calorzinho, do contato”, e Ander pede que “ele tenha cuidado com o contato”. “Por quê? Te deixa nervoso? Ou te deixa com tesão?” Então, não dá para evitar… a conversa é bem explícita, sabemos o que está acontecendo sob as cuecas, e eles não resistem, se jogam… amei o “E o que eu faço? Não sou de pedra!” do Ander.
A culpa só surge na manhã seguinte, quando o Omar liga e Ander não atende.
Foto por Everton, no Banco de Séries
Eu gostei da ousadia de “Elite”, e é peculiar a maneira como eles encaixaram uma cena dessa no meio de toda uma tensão, com o Guzmán desmaiado de bêbado ao lado deles, e antes de uma cena fortíssima na manhã seguinte, quando Guzmán acorda e vê as coisas de Marina, como suas sapatilhas de bailarina, e vê um vídeo dela… aquele vídeo da primeira temporada. Porque, quando o Ander acorda, Guzmán fala sobre a raiva que sente de Samuel, e explica que não é apenas por causa de Nano, mas porque parte dele teme que, talvez, Samuel tenha razão: e se não foi Nano quem matou Marina? E, se isso for verdade, então quem é que a matou? Como ele vai dormir sem saber que o verdadeiro assassino de sua irmã está preso? E enquanto ele diz isso, Polo continua deitado, imóvel, mas de olho aberto, escutando tudo… o assassino de sua irmã, ali ao seu lado, dormindo do seu lado.
TENSO.
Os flash forwards do episódio são bem similares aos flash forwards da primeira temporada. Primeiro, encontramos a mãe de Samuel, que acabou de perceber que não esteve muito com o filho nos últimos dias, porque está trabalhando extra para pagar a fiança de Nano, e ela não sabe nem se havia alguma coisa estranha… investigando, a polícia encontra dinheiro escondido embaixo da cama de Samuel. Vindo de onde? Quando chegamos às 36 horas de desaparecimento, a polícia vai até a escola, para interrogar os colegas de Samuel: afinal de contas, eles são quem mais passam tempo com Samuel, e talvez algum deles saiba algo. Não acho que tenha sido o Guzmán… seria óbvio demais, mas ele parece extremamente satisfeito com esse desaparecimento. Valerio parece saber de algo, e ele manda interrogarem Lu, porque “deveriam”.
Mas quem parece mesmo saber de algo é, novamente, Carla.
Segundo o que ela diz a Lu, Samuel não está desaparecido…
Ele está morto.

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários