Elite 2x01 – 20 Horas Desaparecido



“Tarde o temprano, vais a caer. Alguien os hará caer”
CARAMBA, COMO RETORNOU BOA! “Elite” é uma das minhas produções Netflix favoritas, e é muito bom estar de volta a esse universo, e perceber o quanto ainda se tem a contar… e eu gosto de como a morte de Marina tem influências sobre o presente, afinal de contas faz apenas 3 meses que ela morreu golpeada, e ninguém parece ter superado a tragédia, mas, ao mesmo tempo, a história segue adiante – com ritmo e um tom delicioso de suspense, “Elite” apresenta novos personagens, um novo mistério em flash forwards, e as consequências do assassinato que guiou a primeira temporada. Na primeira cena da temporada, descobrimos que um dos personagens está desaparecido há 20 horas, e ele foi visto pela última vez usando o uniforme do colégio Las Encinas… no presente, Nano segue preso, a casa de Marina é vendida, e nos perguntamos se Christian vai ter coragem de dizer algo.
O episódio faz uma boa reintrodução dos personagens. No fim das férias, acompanhamos cada um dos personagens se preparando para retornar à escola no primeiro dia de aula. Christian tem um novo cabelo (lindinho!), e uma culpa que não sabe se pode carregar; Guzmán raspa o cabelo e está mais violento e revoltado que nunca; Nadia está muito mais moderna, e cada vez mais linda; Ander parece continuar o mesmo, assim como Omar, infeliz trabalhando na loja da família; Polo age como se nada tivesse acontecido; Carla tem a função de manter Christian com o bico fechado; e Lucrecia está às voltas com um novo meio-irmão, Valerio, que promete movimentar a temporada com muita festa, droga e até uma controversa relação incestuosa com a meia-irmã. É bom estar de volta a “Elite”, reencontrar os personagens que já conhecemos, conhecer novos…
E a tensão toma conta de tudo.
A grande sacada da série continua sendo o clima tenso continuamente. Como quando Samuel chega na escola para o primeiro dia de aula, e Guzmán reage já lhe dando um soco, e Samuel, topetudo, diz que “ele tem o mesmo direito de estar ali que ele”. Mas Guzmán está putaço e irritado, e ele quer separar a escola em dois grupos. Segundo ele, quem falar com Samuel pode se considerar morto para ele, e ele quer que todos escolham entre um e outro… e eu gosto de como as verdades acabam sendo ditas eventualmente a Guzmán. Nadia o diz na biblioteca, quando Guzmán diz que “está com Lu porque ela o apoia incondicionalmente”, e Nadia diz que isso não é “amor”, mas “devoção”, como se tem por um deus… quem ama diz a verdade, e a verdade é que “a morte de Marina não vai justificar que ele se comporte como um animal por muito mais tempo”.
Ouch.
Enquanto todos parecem tensos, raivosos e/ou sofrendo, Valerio organiza uma “festa” para “animar o astral”, e chama todos para uma discoteca naquela noite… e, surpreendentemente, o povo começa a aderir à ideia. Inclusive Samuel, Nadia, Rebeka, que é a aluna nova que rapidamente já me conquistou… e essa festa ainda prometia ter um momento fofo de Ander e Omar, mas não rola. A temporada deve aprofundar o romance dos dois, mas pelo que andei vendo antes da hora, as coisas devem estar complicadas para nosso ship nessa temporada – gosto de como Ander fala que “o negócio de amor proibido é divertido no começo, mas cansa”, porque ele sabe que o pai de Omar é um ditador, mas ele também sabe que, mais cedo ou mais tarde, Omar vai precisar falar com ele e contar que gosta de garotos, se eles quiserem um dia estar juntos.
As cenas da discoteca são interessantes… Rebeka ajuda a por Samuel e Nadia para dentro, e Guzmán, naturalmente, já causa encrenca assim que Samuel coloca os pés lá dentro, e tem uma galera para apartar a briga, uma galera que inclui a Nadia, a Lu, o Valerio, o Ander… Samuel até defende Nano, diz que não foi o irmão quem matou Marina, e Ander diz outras verdades a Guzmán, dizendo que ele precisa parar de tentar colocar todo mundo de um lado ou de outro, ou então ele vai acabar ficando sozinho “do seu lado”. Depois da briga, as cenas da discoteca aproximam Samuel e Nadia da garota nova que comprou a casa de Marina, a Rebeka, além de mostrar o quanto a culpa está corroendo Christian, sabendo quem é o verdadeiro culpado da morte de Nano, enquanto o amigo está preso injustamente… mas, como Carla diz, se ele falar algo, será preso como “cúmplice de assassinato”.
E deve acabar como Nano.
Ele, no entanto, decide falar… decide fazer “o que devia ter feito há 3 meses”. E ESSA É UMA DAS CENAS MAIS INTENSAS DO EPISÓDIO. É um paralelo incrível… Christian sai de moto, bêbado, pronto para dizer a verdade, enquanto Ander manda mensagem a Omar e descobre que o pai está no hospital, e então ele vai ao hospital com Nadia. Enquanto eles chegam no hospital e Omar os recebe com uma lágrima escorrendo pelo rosto, Christian sofre um “acidente”, que de acidente não tem nada… afinal de contas, ele foi brutalmente atropelado pouco depois de Carla mandar mensagem ao pai dizendo que “Christian ia abrir o bico”, e o velho ter respondido que “ela não precisava se preocupar”. Certeza que foi ele que o atropelou ou mandou atropelar. A cena do hospital também é forte, com Ander bêbado dizendo o que não deve, e Omar o mandando embora, e o apresentando à mãe apenas como “um amigo de Nadia” e mais nada.
Nesse momento, eu fiquei com dó de Ander…
Mas é um momento de dor para Omar, então não posso julgá-lo agora.
No dia seguinte, quando se fala sobre o “acidente” de Christian na escola, Carla SABE que não foi um acidente… Samuel também. Os dois, então, acabam indo até o hospital para visitá-lo, e ele milagrosamente está vivo, embora provavelmente nunca mais volte a andar… Polo, quando descobre do acidente, surta, passa mal, quase morre, e nos perguntamos o que isso significa. Quer dizer, o Polo é um filho da puta e um assassino, mas talvez ele goste de Christian de verdade? Assim, uma galera acaba no hospital para visitar o Christian, que será transferido no dia seguinte para outro lugar, para realizar procedimentos – e Samuel sabe exatamente o que isso significa: eles compraram o seu silêncio com o acidente e o tratamento. Mas ele jura a Nano que vai descobrir e provar a verdade, custe o que custar, derrube a quem derrubar.
Esse é seu intuito na temporada.
O desaparecimento lá do início, no entanto, é justamente o dele. 23 horas já.
Talvez Samuel não possa cumprir sua promessa!

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários