American Horror Story: 1984 9x01 – Camp Redwood



“Something bad is going to happen!”
AH, EU AMEI! Na verdade, depois de “Freak Show” e “Hotel”, que foram duas temporadas que realmente não me agradaram, eu acho que “American Horror Story” recuperou o fôlego, e vem trazendo boas histórias a cada ano… o clima, o ritmo, a forma de contar história mudou. Se você espera algo como “Murder House” e “Asylum”, você não vai encontrar por aqui – e eu também tenho “Asylum” como uma joia preciosa, minha temporada favorita, mas isso não me impede de gostar de outras temporadas. “Roanoke” e “Cult” trouxeram coisas bem inovadoras e diferentes para a série, enquanto “Apocalypse”, embora diferente do esperado, trouxe uma boa história e boa junção de duas temporadas passadas. Agora, “1984” pode estar iniciando uma nova fase para a série, e o que me preocupa, no momento, é a ausência de Sarah Paulson e Evan Peters.
Mas a estreia de “1984” foi MUITO BOA! Fiquei triste ao ver críticas na internet que questionavam as cores, o estilo das mortes e tudo o mais… comentários que tentavam ser pejorativos e diziam que “parecia um filme de terror trash”, mas… bem, lamento informar, MAS É BEM ESSA A INTENÇÃO! Cada temporada de “American Horror Story” vem com a sua própria proposta, e “1984” é justamente em homenagem aos slasher movies da década de 1980, e o primeiro episódio conseguiu capturar com maestria esse estilo (as mortes da introdução!!!), com uma ambientação perfeita em um acampamento de 1984 onde, há 14 anos, um assassino em série promoveu um massacre em um dos chalés… quer mais clássico do terror slasher que isso? Assim, temos figurinos cabíveis, cenários maravilhosos, uma trilha sonora irônica e muito bem escolhida, e uns jump scares característicos.
O primeiro episódio sabe a que veio!
Espero que consigamos ter uma temporada consistente!
Assim, de uma introdução com o Mr. Jingles (um dos grandes vilões da temporada, e digo “um” porque algumas coisas aconteceram bem antes de ele fugir do hospital psiquiátrico) matando bem como nos filmes em questão, com o sangue jorrando (foi meio cômico, mas não um cômico escrachado como em “Scream Queens”, que mais parecia “Todo Mundo em Pânico”, eu gostei!), partimos para 14 anos após o famoso massacre no ACAMPAMENTO REDWOOD, em uma aula de aeróbica em 1984, onde conhecemos os nossos protagonistas por ora: Xavier, Montana, Ray, Chet e Brooke. Adorei o estilo “Verão 90” da aula de aeróbica (e da abertura da temporada!), e então, depois que Brooke é atacada por um assassino na própria casa, os 5 decidem “sair da cidade”, mas talvez não da forma mais inteligente possível: sendo conselheiros em um Acampamento.
Cinco amigos em um carro, numa estrada deserta, rumo a um acampamento sinistro no meio do nada, com um histórico de massacre… o que poderia dar errado? Parece a introdução de um zilhão de slashers. No meio do caminho, eles encontram duas pessoas. Um dos caras que trabalha em um posto de gasolina, ao saber que eles estão indo para o famigerado Acampamento Redwood, os aconselha a dar meia volta e ir embora… mas eles não o escutam. Depois, eles atropelam um andarilho desorientado que, mais tarde, ao acordar no Acampamento, anuncia que “algo ruim vai acontecer”, e surta ao ouvir o nome “Redwood”. Mas nada é o suficiente para que os 5 deem meia volta e retornem para casa… afinal de contas, nunca é assim nesse tipo de filme, certo? Então, eles chegam ao acampamento, conhecem Margaret, a puritana dona do lugar, e o seu passado sombrio…
Gostei de como o passado do Camp Redwood foi trazido ao episódio, quando, na primeira noite, TEMOS UMA HISTÓRIA DE TERROR AO REDOR DA FOGUEIRA. Ouvimos falar sobre Benjamin Richter, ou o “Mr. Jingles”, o cara que enlouqueceu e matou 10 pessoas em um chalé do Redwood… o lugar é o cenário do maior massacre de acampamento da história, por isso ele não é lá muito bem visto! Margaret, no entanto, corrige a história, e diz que Mr. Jingles matou apenas 9 pessoas, porque ela era a décima, e ela não morreu, com um impressionante sangue frio e capacidade de manter-se imóvel enquanto o serial killer arrancava uma de suas orelhas, acreditando que ela estava morta… foi sua capacidade de ficar imóvel, o estado de choque, ou uma “morte temporária”, até que sua vida retornasse ao corpo. Ela narra a história como um milagre, a luz que tomou conta de si como “Jesus”.
Mas eu já retorno a “Asylum” e me pergunto: ALIENS?!
Afinal de contas, aliens foram apenas provocações em “AHS”, mas nunca explorados de fato.
Quem sabe um dia…
Depois daquela história de terror ao redor da fogueira, conhecemos um novo personagem, Trevor, que é o responsável pelas atividades e, tecnicamente, chefe deles… interpretado por Matthew Morrison (!), ele é um cara exibicionista, com um dote impressionante, sempre visível em seu shortinho minúsculo, e que já causa furor… em Montana, mais especificamente. Quando eles vão nadar pelados no lago do acampamento, no entanto, eles não conseguem continuar a aventura por muito tempo, graças a um misterioso carro na beira do lago e uma tempestade se aproximando… enquanto isso, descobrimos que Mr. Jingles acabou de escapar de um hospital psiquiátrico, onde tem estado desde o massacre de 1970. E, deixando o hospital de forma inteligente, já o vemos cometer dois assassinatos em 1984. E ele está chegando.
Mas quem é seu sidekick?
Brooke (que tem os dois assassinos na sua cola, aparentemente) é a primeira a “ter um encontro” com o Mr. Jingles depois de sua fuga do hospital psiquiátrico, e ele está ali para arruinar os planos de Margaret, que comprou o Acampamento Redwood para criar boas memórias que eclipsariam suas memórias sombrias do lugar. Mas Brooke é a única a vê-lo, enquanto corre desesperada no meio da tempestade, e ela o vê matar mais uma pessoa, o andarilho que fora atropelado por eles e trazido até o Acampamento… quando ela fala sobre isso com os demais, no entanto, ninguém parece lhe dar atenção, e realmente não existe nenhuma prova de que o que ela está dizendo seja verdade. Talvez ela tenha imaginado tudo aquilo? Provavelmente não… afinal de contas, o episódio termina com Brooke atendendo a um telefonema do Mr. Jingles, enquanto o primeiro assassino vem atrás dela.
Tensão, mistério… eu amei.
JÁ QUERO MAIS! \o/


Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários