Elite 2x03 – 36 Horas Desaparecido



A festa vermelha.
CARALHO, QUE EPISÓDIO INTENSO! E não tem outro modo de colocar isso… eu fiquei preso e tenso do início ao fim do episódio, e coisas aconteceram nos últimos minutos pelas quais eu realmente ainda não esperava, e ainda não estamos nem no meio da temporada, o que me faz pensar no que teremos pela frente… “Elite” está muito boa nessa segunda temporada! Ainda melhor que na primeira, provavelmente. E eu gosto de como os episódios são cheios de informação, e como são capazes de desenvolver uma grande parte dos personagens… nesse episódio, tivemos uma FESTA VERMELHA em uma boate, em que muita coisa aconteceu e muitas histórias se cruzaram, com destaque evidente para o momento de Omar e Ander, a coisa mais fofa do episódio, e a maneira como Nadia consegue ajudar Guzmán, contra todas as possibilidades.
O episódio também traz um pouquinho de Cayetana, e agora que conhecemos toda a sua história, talvez estejamos próximos de tê-la desmascarada… porque ela não é a garota ricaça que gosta de fingir que é para todos no Las Encinas. Ela mora com a mãe e com o avô doente, trabalha limpando casas, normalmente substituindo a mãe quando ela não pode ir, e só está na escola como bolsista porque a mãe trabalha lá como faxineira. E Cayetana adora fingir que não a conhece, interpretar uma personagem que não existe, e a maneira como ela faz isso com tanta convicção é assustada, doentia… nesse episódio, no entanto, ela começa a titubear quando não tem dinheiro para pagar uma bebida na boate, por exemplo, ou quando se desespera porque acha que o vestido “emprestado” de sua patroa pode ter sido arruinado quando derrubam coisas nele.
Vamos falar de Ander e Omar, porque ELES SÃO ABSOLUTAMENTE MARAVILHOSOS! Ander vai falar com Omar e levar um presente para ele, e aqui eles compartilham uma cena bem interessante… Omar fala sobre como se preocupou quando ele não atendeu às suas ligações, e como ele “temeu que ele tivesse conhecido outra pessoa”, e Ander não consegue mentir para ele. Ele se sente um lixo por tê-lo traído com Polo, e ele diz que ficou com Polo, mas não significou nada… e ele engata uma pergunta importante: isso foi traição? O que ele quer dizer, e ele explica, é que ele não tem certeza se ele e Omar ao menos estão juntos, porque certamente não têm a vida de namorados, e ele se pergunta que futuro eles têm… segundo Omar, no entanto, “nenhum”. Porque aquela é a merda da sua vida, e ele não quer arrastá-la para ela também.
Ou algo assim.
Também acompanhamos Polo, e como ele está surtando. Pedindo a ajuda de Ander em química, ele percebe como o amigo está fugindo dele, e pergunta se o que fizeram foi só “um momento entre amigos”, então por que ele o está evitando, sem falar com ele, sem olhar para ele, sem responder mensagens, e Ander explica que ele o faz lembrar que traiu Omar e isso o faz se sentir muito mal… a cena é quente, com os dois seminus no vestiário, com figurantes também seminus (ou nu, no caso de um deles!), e é apenas a introdução para o estado atual de Polo… ele está devastado, consumido pela culpa, surtando mesmo. Já está até tendo alucinações, e eu acho que o mais pesado de tudo é a maneira como o Guzmán acaba sendo um ótimo amigo, dizendo a ele que “acabou de perceber que não esteve lá quando ele mais precisou”, e então se oferece para ajudá-lo a estudar e tudo o mais… um ótimo amigo para o cara que matou a sua irmã.
Fortíssimo.
Tenso para quando Guzmán descobrir que foi ele que matou Marina!
Samuel continua em seu plano de aproximar-se de Carla para tirar o irmão da cadeia… ele diz à marquesinha que ela precisa dizer à polícia o que sabe, e que não precisa dar as caras para isso, porque pode ser anonimamente, e como não parece que ela vai fazer nada, Samuel tem um plano: roubar o seu celular, pois deve ter algo comprometedor lá. Em paralelo, então, ele se aproxima mais de Rebeka, e isso nos dá um insight sobre a família da garota, e como eles conseguiram todo o dinheiro que têm: e não foi através da loteria, mas tráfico de drogas. Inclusive, Samuel é convidado a trabalhar para a mãe dela, porque ela paga bem e assim ele poderia pagar a fiança de Nano mais rápido, e talvez tenhamos acabado de descobrir de onde vem o dinheiro que foi encontrado no quarto de Samuel no flash forward do episódio passado… é do “trabalho”?
Mas existem muitas maneiras de Samuel ter sumido, essa é a verdade… pode ter sido quase que por qualquer coisa, e eu adoro como “Elite” nos confunde, como abre possibilidades, e como trabalha bem com o suspense. Porque ele está se arriscando de verdade com Carla, se aproximando dela na boate, por exemplo, vendo a senha de seu celular ao pedir uma foto dos dois no Instagram, e quando Rebeka causa distração para que ele pegue o celular, ele acaba sendo flagrado por Guzmán, o que quase gera uma séria confusão, mas Carla o defende… depois, os dois acabam brigando no banheiro, e ela lhe entrega o celular, dizendo que não é imbecil, e que se tivesse algo que a comprometesse lá, já teria apagado… e, afinal de contas, não tem, “porque ela não tem nada a ver com a morte de Marina”. E ela quase o convence com uma cena emotiva sobre como ela “tem culpa na morte” porque “não esteve ao lado dela quando Marina precisou”.
Tá.
E Samuel e Carla têm outra noite de sexo doentio.
SÉRIO, C’MON!
Falando em Samuel, os flash forwards nos levam para quando Samuel está desaparecido há 36 horas. Novamente ouvimos falar sobre como cada segundo importa, e como é cada vez mais difícil encontrar alguém conforme o tempo passa… as cenas são interessantes, e colocam a polícia e os jovens do Las Encinas buscando por Samuel na floresta, durante a noite, e a mulher responsável pelo caso quer estudá-los, porque “muitas vezes o culpado é o primeiro a se oferecer para ajudar, para parecer inocente e controlar o que descobrem”. Isso é uma dica? Porque Guzmán está ali, dizendo que “o queria longe, mas não assim”, Nadia também está, bem interessada na busca e aparentemente sabendo de algo, e Omar é quem faz uma descoberta: um uniforme da escola, sujo de sangue… a principal informação que ganhamos no futuro é que Lu o ameaçou nos corredores do colégio pouco antes de ele sumir.
Mas por quê?!
“Estás muerto, hijo de puta”
As cenas do futuro também sugerem alguma coisa que aconteceu entre Nadia e Valerio, e talvez entendamos isso nas “aulas particulares de matemática”, que nada mais são uma maneira de Valerio provocar Lu, e de Nadia descobrir a maneira como ele está oferecendo drogas a Guzmán. As cenas são interessantes, e Nadia é de uma força admirável! Preocupada com Guzmán, quando ela o vê prestes a se drogar na festa, com Valerio, ela diz que “vai querer o mesmo que Guzmán”. Inicialmente, Guzmán não entende o que ela está fazendo, e então ela explica que, naquela noite, vai beber e vai usar tudo o que ele beber e usar, e talvez no fim da noite ela o entenda, ou talvez ele se dê conta de como assusta ver alguém que você gosta fazer isso. CARA, A FORÇA DESSA GAROTA, MARAVILHOSA! Naturalmente, Guzmán não deixa que ela se drogue…
Mas acho que ela faria mesmo.
No último instante, quando Nadia está pronta para cheirar e não existe hesitação aparente, Guzmán sopra o pó para longe, e sai, razoavelmente bravo… mas Nadia o segue durante toda a noite. Bebe o mesmo que ele, e quando ele pergunta se “ela não tem outra pessoa para incomodar”, ela diz que só se importa com ele… e é fortíssima a cena em que ela diz umas coisas que precisam ser ditas – diz que não se preocupa com ele estar se drogando, se preocupa com o motivo pelo qual ele está fazendo isso, porque nenhuma substância vai preencher o vazio de ter perdido a sua irmã, e ela teme que ele vá se encontrar com ela cedo demais, dessa maneira… é forte, e, por ora, funciona… Guzmán esvazia o copo. Depois, os dois compartilham um momento importante, e trocam um inusitado beijo bonito e sincero, no meio da boate, com trilha sonora romântica e tudo… e muita vontade real de estarem juntos. É muito bonito!
Mas falando em beijo bonito na boate…
O QUE FOI O BEIJÃO DE OMAR E ANDER, MEU POVO?!
Omar vê que Ander está na festa vermelha por stories, e acaba indo lá… “para reaver o amor de sua vida”. E QUE CENÃO. No meio da pista de dança, ele diz a Ander que está farto da loja, está farto do pai, e diz que toda a sua vida é uma merda, menos quando está com ele, ou qualquer coisa assim… diz que beijá-lo ali, na frente de todo mundo, vai ser a coisa mais fácil que vai fazer em toda a vida, e o sorriso de Ander é IMPAGÁVEL. E então ele o beija… E QUE BEIJO. Um beijo longo, um beijo entregue, um beijo verdadeiramente apaixonado, a representação do amor. É tudo maravilhoso… eu não posso resistir à maneira como, mais tarde, Omar e Nadia voltam para casa em silêncio, andando com um sorriso bobo no rosto, ambos felizes com os beijos daquela noite… e seria tão perfeito se eles não tivessem aquele monstro de pai.
Porque Yusef estraga tudo assim que eles chegam em casa. E é uma cena extremamente forte. O pai está bravo, Omar está infeliz e SURTA CONTRA O PAI, diz umas verdades, e o pai grita com ele, diz atrocidades, e Omar o peita, corajosamente: “Ou o quê? Vai me bater?”, e então ele empurra o pai, o que ficou muito mais forte porque o pai cai, algumas coisas da loja também caem, e o pai está com o estado de saúde fragilizado… mas eu não consegui sentir um mínimo de pena dele, nunca. Até porque ele continua sendo o velho asqueroso e desprezível de sempre, e nada demais acontece por causa de seu tombo. Então, Yusef manda Omar embora, manda ele sair e nunca mais voltar, e eu adoraria que o Omar tivesse para onde ir. É sua chance de deixar aquela casa, de nunca mais voltar, de ser feliz pela primeira vez na vida! Só fico triste pela mãe e a irmã chorando…
Omar liga para Ander, chorando (QUE DESESPERO, CARA!), mas Ander não o atende… por causa de Polo. Polo está mesmo em um estado assustador. E ele está passando mal no banheiro da boate quando Ander o encontra, e diz que vai levá-lo embora. Eu sei que o Polo fez muita coisa errada, eu sei que ele tem que ir preso, mas ainda me partiu o coração quando ele disse que estava ali há meia hora e ninguém nem tinha notado. Ander, então, cuida de Polo, porque eles são amigos, afinal de contas, e como percebe que alguma coisa está errada, ele pergunta a Polo o que aconteceu, diz que ele pode falar com ele… Polo diz que “ele não o perdoaria”, mas Ander insiste, diz que “seja lá o que for, nada vai mudar entre eles”, e então Polo confessa: “Yo la maté”. COM TODAS AS LETRAS, POLO CONFESSA A ANDER QUE FOI QUEM MATOU MARINA!
WOW.
E então as coisas estão prestes a mudar, tudo está prestes a ficar muito mais sério. Polo está chorando, destroçado, Ander não sabe o que responder, e se levanta para ir embora, em silêncio, mas Polo o abraça e implora para que ele fique… e não sabemos o que Ander fez, ou o que o Ander fará daqui para a frente. Desesperado, Polo manda mensagens de áudio para Carla, dizendo que contou toda a verdade a Ander, porque não aguentava mais, e é então que a confusão se completa: Carla estava dormindo com Samuel depois de terem transado novamente, e apenas Samuel acorda com as mensagens chegando. Então, ele pega o celular de Carla, afinal de contas já sabe como desbloqueá-lo, e se levanta para ouvir as mensagens… E AGORA O SAMUEL TAMBÉM SABE QUE FOI O POLO QUEM MATOU A MARINA. O QUE ISSO VAI VIRAR?!
Estou tenso.
E estou AMANDO!

Para mais postagens de Elite, clique aqui.


Comentários