The Promised Neverland 1x11 – 140146



Não é à toa que tem quem chame de “anime do milênio”!
CARAMBA, QUE ROTEIRO IMPECÁVEL! Eu estou AMANDO “The Promised Neverland”, que deve ser um dos melhores animes da atualidade, se não o melhor! É impressionante pensar no quanto aconteceu até aqui nessa primeira temporada, e no quanto o anime continuamente nos surpreendeu, episódio atrás de episódio, plot twists interessantíssimos, e agora chegou o momento da GRANDE FUGA, e o roteiro ainda segue nos surpreendendo… meu queixo caiu minuto após minuto, e eu estou fascinado pela qualidade desse roteiro! E aquela última cena, com a Mamãe e Phil, que nos deixa intrigados para o último episódio – porque ainda tem coisa a ser explicada. Mais plot twist chegando! E eu adoro como o gênero oscila, e como tivemos um episódio tão emocionante e melancólico na semana anterior, e agora um intenso e repleto de revelações.
Só tenho a dizer que ESSAS CRIANÇAS SÃO F*DAS.
Eu nunca seria tão inteligente quanto elas, ainda mais aos 12 anos.
Ou menos.
O episódio anterior terminou com Emma e Ray na biblioteca, conversando sobre o aniversário de 12 anos do Ray e o que eles fariam a seguir, e ambos chegaram à mesma conclusão: eles não podem deixar que a “morte” de Norman tenha sido em vão, por isso ELES VÃO FUGIR. Emma explica que, enquanto Mamãe estava ocupada vigiando ela e Ray, ela deixou toda a responsabilidade com Don e Gilda, que continuaram o treinamento de fuga e os demais preparativos… agora, aparentemente, tudo está pronto, e chegou a hora de fugir. Mas Ray ainda tem alguns questionamentos… por exemplo, a Mamãe sempre os está observando e sempre está segurando uma das crianças menores no colo; durante à noite, elas dormem no quarto delas; como eles vão distrair a Mamãe? Também não podem descer o muro, eles têm que ir até a ponte… mas quando souberem da fuga, vão todos para lá e, como é perto da base, o lugar vai estar cheio de monstros.
“Como vai resolver isso, Emma?”
Mas Ray já pensou em tudo – há muito tempo, ao que tudo indica. ELE VAI ATEAR FOGO À CASA DURANTE A NOITE. Enquanto a Mamãe se preocupa em apagar o fogo, eles fingem que estão evacuando a Casa, e vai parecer que é apenas um incêndio, não uma fuga… e se eles ainda conseguirem trancar a sala secreta de Isabella, a Mamãe não poderá avisar a Base. Assim, eles decidem que vão começar a fuga NAQUELE MESMO INSTANTE. Uma última vez, Ray sugere que o ideal não é levar todas as crianças, mas ele também sabe que Emma nunca lhe dará ouvidos a esse respeito, por isso segue com o plano. Mas Ray tem uma parte específica do plano que não contou a Emma. Ele sabe que existe a chance de a Mamãe nem se dar ao trabalho de tentar apagar o fogo da Casa, e só se preocupar em garantir a integridade de sua “mercadoria”. O que fazer então?
Ele vai se sacrificar.
Pensando bem, não é tão surpreendente, mas é uma cena extremamente INTENSA, em que ficamos assustados com Ray, e profundamente desesperados em ver a sua falta de esperança, em ver como ele acredita que morrer para salvar os demais é a única maneira. Ele teve um surto, naquele momento, e parecia descontrolado: “Não é perfeito? Um espécime perfeito, com data marcada para envio, totalmente em chamas! Ela não vai me abandonar!” Então, ele também joga combustível sobre ele mesmo, para queimar junto com a Casa, e é apavorante, embora sincera, a maneira como ele fala que decidiu fazer isso há muito tempo – ele explica que nunca gostou muito de leitura e de estudos, mas se empenhou para aumentar o seu valor ao máximo; esperaram 12 anos para ele se tornar uma “iguaria muito aguardada”, e naquela noite ele vai roubar esse prazer deles.
Bem na véspera da tão esperada “colheita”.

“Emma, você só tem uma chance. Não deixe que a minha morte e a do Norman sejam em vão. Arigato. Bye, bye, Emma”

Então, vemos Ray acender o fósforo, e Emma correr/pular em sua direção, mas a cena corta para a perversa Mamãe, cantarolando em seu quarto enquanto coloca os pequenos para dormir. Na cena seguinte, ela escuta o grito de dor e horror de Emma, e corre até a biblioteca, onde sente um cheiro horrível (!), e vê Emma no chão, chamando por Ray… e sabemos que embora a dor de perder mais um de seus amigos seja real, também existe interpretação ali, porque Emma precisa que Isabella saiba que Ray está no meio das chamas – e, na verdade, até esse momento, não se dispara nenhum alarme para Isabella… ela pensa que Ray se matou para que não fosse entregue no seu aniversário. Então, desesperada, ela manda Gilda levar as crianças para fora e cuidar dos bebês no quarto, enquanto tenta “salvar” Ray: “Se eu puder ao menos salvar o cérebro dele”.
ASSIM, A FUGA COMEÇA. E COMO AQUILO ME ARREPIOU.
AQUELA TRILHA, A EMOÇÃO, MINHA NOSSA!
Isabella só percebe que há algo errado quando vê a orelha de Emma jogada no chão do lado de fora da biblioteca. E foi angustiante pensar que a garota cortou sua orelha inteira fora – mas ela fez o que era necessário, e correu. Correu e correu e correu. E, ao chegar na floresta, NOS DEPARAMOS COM RAY VIVO. E eu acho que é daqui em diante que o episódio fica mesmo FODA e que nos apaixonamos mais por essas crianças a cada segundo, a cada fala, a cada pequeno passo do plano, que foi cuidadosamente pensado HÁ MUITO TEMPO. Esses últimos 2 meses ainda foram de planejamento, Emma estava o tempo todo articulando, embora não parecesse, e a verdade é que ela e Norman já tinham começado isso tudo há muito mais tempo. E é isso o que realmente me fascinou nesse episódio de “The Promised Neverland”: pensar como o roteiro foi planejado.
Como tudo é exato, perfeito.
QUE QUALIDADE, MINHA GENTE, QUE QUALIDADE!
Emma, afinal de contas, salvou mesmo Ray na biblioteca. Ela conseguiu pegar o fósforo acesso antes que ele caísse no chão, e então salvou a sua vida, dizendo que ele não precisaria morrer para que eles fugissem. Eles só precisavam deixar o rastreador dele para trás, para que a Mamãe pensasse que ele estava ali, no meio das chamas, e precisavam produzir o cheiro para convencê-la… aí percebemos que até os pequenos já estavam sabendo de tudo e já estavam prontos para fugir, trabalhando ao lado de Emma. Eles trazem uma série de coisas para serem o “substituto” de Ray: um uniforme da Casa, uns pedaços de carne e cabelos… tudo para ser queimado junto com a Biblioteca, para produzir o cheiro que é a primeira coisa que Isabella sente ao se aproximar. Depois, Emma só precisou ficar para trás e fazer toda aquela cena, para convencer a Mamãe.
QUE ORGULHO DA EMMA! *-*
Norman ajudou nessa parte do plano, antes de sua partida. Ele sabia o que Ray estava planejando, e deixou tudo anotado para Emma: o que ele pretendia fazer e como ela talvez pudesse salvar o Ray, porque eles tinham tempo para isso… dois meses, para serem exatos. Agora, a Casa está em chamas, e as crianças estão na floresta, à salvo, e Don explica como os pequenos também sabem da Casa e da fuga: Emma lhes contou tudo. Eu sempre achei que isso era muito arriscado, mas também sempre concordei que essa era a melhor maneira de fugir. Seria muito difícil agora, no meio dessa confusão toda, tentar levar os pequenos para a floresta, porque haveria resistência e tudo o mais… então eles contaram, e contaram tudo da melhor maneira possível, para que não houvesse questionamentos, e percebemos a importância de outras cenas da temporada.
O recrutamento aos poucos.
Inicialmente, depois de Don e Gilda, eles contaram para quatro crianças: Nat, Anna, Lannion e Thoma. E eles os colocaram do lado de fora do quarto da Irmã Krone naquela noite em que Emma e Norman foram até lá e ela deixou que “eles fizessem as perguntas que quisessem”. Na ocasião, ela (e nós) achou estranho que umas perguntas fossem tão simples, mas agora TUDO FAZ SENTIDO. Eles só queriam que as crianças ouvissem da própria Irmã, porque daí não podiam questionar, duvidas… gente, nesse momento eu estava, além de todo arrepiado, VIBRANDO! E tudo o que eu pensava era: “COMO EU AMO ESSE ANIME, *******!” Agora, ainda há uma série de coisas que podem dar errado, mas o primeiro passo foi dado. As crianças estão ali, na frente do muro, e é como se Norman também estivesse ali com eles, depois de tudo.
Mas o Phil ficou para trás. POR QUE O PHIL FICOU PARA TRÁS?!
Ele não pode ter sido esquecido… tem um motivo aí, não é possível!


Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.


Comentários