Dark 2x04 – Die Reisenden (Os Viajantes)



24 de Junho de 2020. Três dias para o Apocalipse.
MINHA NOSSA, QUE EPISÓDIO PERFEITO! Definitivamente, o melhor até aqui, e não digo apenas dessa temporada… retornamos à trama de Jonas, que é o grande mote que move “Dark”, e percebemos que existe muita coisa que não sabemos sobre a trama dessa série – quando, depois de entrar na esfera gerada pela Partícula de Deus estabilizada em 2053, Jonas cai em outro tempo, ele não esperava ir tão longe. Agora, ele está em 1921, e é quando ele entra em contato com uma nova versão de Noah e, principalmente, o grande líder da “Sic Mundus”, o possível grande vilão da série, cuja identidade nos é revelada… E É IMPACTANTE. Agora, resta saber como isso se desenvolve, e como isso reflete no que estamos vendo acontecer em 2020, por exemplo, quando Jonas-2052 fala sobre “deter o plano de Adam”… mas e esse encontro na juventude?!
AH, QUE EMOÇÃO E QUE LOUCURA!
Estou adorando o roteiro dessa série, e estou adorando que revelações grandiosas como essa estejam vindo ainda no quarto episódio da temporada, o que quer dizer que existem coisas muito boas guardadas para os próximos episódios… como todos sabem, eu sempre adorei uma boa ficção científica, e viagens no tempo, em particular, são a minha grande paixão – e eu adoro quando o roteiro é intrincado desse jeito, e nos excita de curiosidade. Gostava muito de “Continuum”, por exemplo, encerrada há alguns anos, e embora uma leva de tramas de viagem no tempo tenham sido trazidas à tona nos últimos anos, poucas (mas algumas) têm a qualidade que se espera do gênero, e “Dark” é um verdadeiro primor instigante. Agora, estamos em 5 tempos diferentes e, como sempre é dito e reforçado na série, “tudo está conectado”. E eu acho isso um máximo!
No começo do episódio, vemos Jonas despertar em outro tempo“Eu só quero ir pra casa”. Mas ele ainda não está em casa. Ele é encontrado por algumas pessoas legais, que supõem que “ele voltou da guerra”, e ele percebe que não está em 2020 quando vê carroças passando por uma cidade aparentemente desconhecida… uma versão de Winden muito distante de seu tempo. Eu amei os cenários, amei os figurinos, e amei o que isso fez com o personagem de Jonas, na sua aparência… nessa temporada ele tem mais “visuais” que o típico casaco amarelo da temporada anterior. Quando ele é levado a uma casa e ganha comida, ele, mesmo sabendo da estranheza da pergunta, questiona sobre o ano em que estão: 1921. Depois disso, ele dorme por quase 24 horas e, quando desperta, existe um rapaz ao seu lado, o observando, e ele ainda não sabe que se trata de Noah.
“Te imaginava diferente”, Noah comenta.
Jonas não entende o que ele quer dizer com isso, não ainda. Na parede, ele vê o símbolo importante da primeira temporada, a imagem da organização dos viajantes, e a frase: “Sic mundus creatus est”. Então, Jonas explora a caverna, esperando que possa retornar para casa, mas encontra, ao invés disso, a porta da Sic Mundus. Enquanto isso, em 2020, Martha sonha com Jonas, e sempre são sonhos intensos, que parecem reais demais, coisas que ela não acha que estaria sentindo se ele não estivesse mais vivo… então, quando Magnus resolve entrar na caverna, Martha acaba o seguindo e, por um momento, pensamos que eles podem encontrar o Jonas, mas o viajante que surge na caverna ainda não é o Jonas, mas Bartosz, que faz seu retorno, agora trabalhando para Noah – ele está com uma máquina do tempo, que é confiscada, e ele é deixado amarrado na caverna.
Muitas tramas se desenvolvem nesse episódio complexo. Acompanhamos um pouco mais de Claudia, a de 1987, agora em 2020. Ela vai à Usina, onde lhe informam que só há um Aleksander Tiedemann trabalhando ali com esse sobrenome, e ela não entende muito bem, então vai até a biblioteca local em busca de informações dos últimos 30 anos, e eu achei essa cena maravilhosa, bem cuidadosa com todos os detalhes… quando um homem responde que esses arquivos estão “todos digitalizados”, ela fica um pouco confusa, mas pergunta: “E onde é isso?” Amei vê-la lidando com a tecnologia de 33 anos no futuro (como as coisas mudaram rápido!), sofrendo para ligar o tablet, se perguntando onde está o teclado, mas até que se virando bem… afinal de contas, ela já conhecia o computador – ela só estava apertando forte demais, porque não é acostumada ao touch screen.
Então, ela começa a ler sobre as coisas que aconteceram nesses anos…
Começa a se tornar aquela senhora que “sabe tudo que vai acontecer”.
Enquanto isso, ainda em 2020, outros caminhos se unem: o de Jonas-2052, Charlotte e Hannah. Quando Charlotte vem ver Hannah, ela acaba contando toda a verdade: sobre como aquele homem, aquele “Estranho”, é o Jonas, seu filho Jonas, que veio do futuro, e Charlotte sabe que esse é o homem do hotel, sobre o qual Regina comentara… ela mostra a foto antiga que tem consigo e pergunta quem é o homem de batina, e de pronto Jonas sabe responder a essa pergunta: Noah. Ele o conhece? Quanto sabe a seu respeito? Então, ele fala sobre o Sic Mundus, sobre os viajantes do tempo, e ele leva as mulheres até um lugar onde todas as informações estão registradas, inclusive os desaparecimentos de Ulrich e Mikkel… muitas coisas o Jonas do futuro já sabe, outras ainda são coisas que eles precisam entender, e ele está ali para impedir Adam.
O líder da Sic Mundus.
Eu adorei, particularmente, o momento em que Jonas-2052, olhando para o desenho de Claudia Tiedemann na parede, diz que ela tentou fazer o que ele quer fazer, mas “se tornou justo o que queria enfrentar”. OLHA O SPOILER, JONAS! O episódio também permite que Charlotte conte toda a verdade a Katharina, e parece loucura, mas eles a levam até a caverna, mostram todas as fotos, matérias de jornal e informações, e é óbvio que Katharina não quer acreditar, inicialmente… brava, ela acha que estão caçoando dela, especialmente quando Jonas-2052 anuncia: “Sou o Jonas. Filho dela. E seu neto”. Então, eles explicam tudo, e realmente parece loucura quando colocado assim: “Meu marido está preso nos anos 1950, e meu filho nos anos 1980? E você deixou Mikkel lá porque ele é seu pai, é isso?” E embora Jonas-2052 explique, ela não aceita a confusão.
Até que veja por ela mesma…
Fortíssima a cena dela vendo “Michael Kahnwald” na foto da turma de 1986 da escola.
Mikkel.
O episódio ainda termina com aquela REVELAÇÃO BOMBÁSTICO que deixou tudo ainda mais intenso, e nos deixou ansiosos para continuar assistindo até o fim da temporada… quando Jonas-2019 deixa a caverna, ele ainda está em 1921, e Noah diz que demorará 32 anos até que a passagem seja aberta novamente. E ele ainda diz que “Sic Mundus o espera”. Então, Noah o leva até a igreja, até os viajantes, e ali Jonas-2019 reencontra o outro Noah, que olha para o Noah jovem e diz: “Vejo que você já me conheceu”. Mas essa não é, para Jonas, a grande revelação do dia. Os Noahs perguntando a ele se “ele quer todas as respostas”, e então o levam consigo para dentro da organização secreta (?), para “enviá-lo ao seu caminho para que o último ciclo comece”, e quando Jonas é colocado frente a frente com a imagem desfigurada de Adam, descobrimos quem é o Adam.
“Quem é você?”
“Você não sabe?”
Então, Adam mostra, no pescoço, a mesma cicatriz que Jonas agora carrega.
Jonas e Adam SÃO A MESMA PESSOA. E O QUE ISSO SIGNIFICA?!
As lágrimas nos olhos de Jonas-2019, tadinho <3


Para mais postagens de Dark, clique aqui.


Comentários

  1. Fantásticos seus textos sobre a série. A cada episódio venho aqui ler e me aprofundar mais ainda nessa complexidade chamada Dark. Vem me ajudando bastante! Obrigado, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gosta! Fico muito feliz toda vez que recebo um comentário como esse... espero que continue te ajudando/te agradando daqui até o fim da série haha :)

      Excluir

Postar um comentário