Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Cangaceiro Lobisomem: Parte 5



O casamento de Tonica e Itamar!
Segunda temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” chegando ao fim e, na primeira vez em que tentam uma história de 26 capítulos, o programa se sai muito bem! “O Cangaceiro Lobisomem” ficou no ar por pouco mais de um mês, e contou a história de um rapaz que foge de um casamento com a mulher que ama porque não quer condená-la a passar o resto de sua vida ao lado de um lobisomem. No meio de uma série de confusões e numa vontade louca de casar que parece acometer todo mundo (Iara quer se casar com o seu soldadinho de chumbo, Cuca quer casar com o Zé Carijó, por causa de um feitiço, e a Candoca quer se casar com qualquer um que aceite se casar com ela), o pessoal do Sítio acaba ajudando Itamar e Tonica a ficarem juntos, porque o amor que sentem um pelo outro é muito mais forte do que qualquer maldição de lobisomem.
Então, com a ajuda do pessoal do Sítio e da Iara, Itamar é desenfeitiçado e deixa de ser pedra, mas ele e Tonica ainda não têm um momento de paz, porque a Cuca já está armando um novo plano: ela e os cangaceiros malvados liderados por Tião Susto planejam tomar o Sítio de assalto, e Cuca planeja fazer isso se passando por Narizinho e entregando uma maçã envenenada para a Tonica, exatamente como a Bruxa Má fez com a Branca de Neve. Assim, Tonica cai em um sono de 100 anos, e embora a Emília e o Visconde a vejam morder a maçã enquanto a “Narizinho” ri macabramente com a voz da Cuca, eles não podem fazer nada para impedir o feitiço de fazer efeito. Tudo o que podem fazer é levar a Tonica à salvo para o acampamento dos cangaceiros, enquanto pensam em uma maneira de salvá-la para que possa se casar com Itamar.
O primeiro plano, claro, é pedir que Itamar beije Tonica, para ver se o feitiço é quebrado, mas Trovoada não está muito interessado em permitir tal beijo: “A bonequinha me perdoe, mas pra beijar, tem que casar”. Então, estamos em um VERDADEIRO DILEMA. Quer dizer, como beijar a Tonica se eles ainda não estão casados, mas como casar-se se ela está desacordada? Então, Trovoada e Emília entram em um verdadeiro embate, e Emília dá a sua ordem: “Chega de falação, vocês falam muito! Beija logo, Itamar! Beija de uma vez”. Quando Itamar tenta beijar a Tonica, no entanto, o pai da moça desvia o beijo do rapaz para que ele apenas beije a sua testa, e o beijo não serve de nada. “A Tonica não acordou. Você não sabe beijar, não, Itamar?” Se um beijo de amor não é forte o suficiente para quebrar o feitiço da jacaroa, então eles têm que pensar em outro plano!
A bonequinha de pano, então, resolve pedir a ajuda da IARA para desenfeitiçar a Tonica, mas antes ela precisa cumprir uma promessa que fez a ela quando a Mãe d’Água lhe revelou como quebrar o encanto que tinha lançado sobre Itamar e Zorelha: ela trouxe o noivo que a Iara pedira? Então, Emília a presenteia com um soldadinho de chumbo de sua canastrinha, e a Iara fica MORRENDO DE FELICIDADE, porque agora finalmente tem um noivo, como sempre sonhou… Iara, agora amiga do pessoal do Sítio, permite que Pedrinho e Narizinho olhem para ela, sob a promessa de que não vai enfeitiçá-los, e ela também resolve ajudar o pessoal com o feitiço que a Cuca lançou sobre a pobre Tonica: “Tudo que eu preciso é desfazer um feitiço da Cuca? A Cuca vive torrando a minha paciência. Eu vou adorar deixar aquela megera louca da vida! Eu topo!”
Enquanto isso, acompanhamos em paralelo um pouquinho das LOUCURAS de Candoca, Coronel Teodorico, Mazé, Zé Carijó e a Cuca! As cenas são muito divertidas, e eu passei o tempo todo rindo, desde quando a Cuca os amarrou todos e ela e a Candoca ficaram se provocando, com a Candoca dizendo que “ia mandar fazer uma bolsa com ela”, ou o Zé dizendo que “a gordinha merecia ir pro bucho da jacaroa”, porque ela era ingrata, ou o Coronel Teodorico implorando para a Cuca o devorar quando Mazé diz que “ele a pediu em casamento”. Depois, o grupo acaba preso na caverna da Cuca, ajudados pelos besouros da Emília, e eles protagonizam outra confusão tremenda enquanto tentam escapar da bruxa e Candoca usa a varinha dela. “Ai, como você é egoísta! Por que você não amadurece, sua verde? Olha aqui, eu vou te transformar numa lagartixa!”
A maior das confusões acontece quando a Candoca está tentando usar a varinha da Cuca para fazer com que o Zé se apaixone por ela (eu ri tanto do Zé dizendo que “não queria se casar com ela, não”), e, ao tentar tirar a varinha da mão dela, o Zé acaba apontando o feitiço para o lado errado e A CUCA FICA APAIXONADA PELO ZÉ! “Vem aqui, meu lindão!” Agora, além da Candoca, o Zé também precisa escapar da Cuca, que aparentemente está querendo se casar com ela, e as cenas são hilárias, com as duas brigando por ele e tentando puxá-lo para direções opostas, por exemplo, ou quando a Cuca e a Candoca dividem uma bola de cristal para poder verificar onde está o seu “noivo”, e o pobre do Zé preso no meio de toda essa confusão… tem até a pressão do Trovoada, dizendo que, pra salvar a Tonica, o Zé vai ter que se casar com a Cuca sim.
Afinal de contas, é ela quem pode desfazer o feitiço que lançou na cangaceira!
Os episódios finais colocam os mocinhos e os vilões brigando pela Tonica Adormecida, e a Iara tentando ajudar seus novos amigos, mas ela fica vulnerável quando roubam o seu noivo e Tião Susto ameaça cortar fora a cabeça do soldadinho de chumbo… eventualmente, Tião perde o soldadinho de chumbo, que vai parar no fundo do riacho e é devorado por um peixe, e Iara está inconsolável porque perdeu o seu noivo. Itamar também está inconsolável por causa da Tonica desacordada, e Emília está impaciente com todo o chororô. Muito mais prática, ela quer apenas resolver logo esse problema todo! No fim, por causa de seu “amor” por Zé Carijó, Cuca acaba sucumbindo à pressão do pessoal do Sítio do Picapau Amarelo e desfaz o feitiço que lançou sobre Tonica, e a moça volta a despertar, recebendo um beijo apaixonado de seu noivo lobisomem.
No fim da trama, Candoca vai embora do interior de volta para a cidade (“Eu vou chegar lá na cidade e vou arrumar um marido!”), e a Tia Nastácia, arrumando as coisas para o casamento de Itamar e Tonica, descobre o soldadinho de chumbo intacto na barriga do peixe que está fazendo para a cerimônia, então a Emília devolve à Mãe d’Água o seu noivo, que se torna um homem de verdade. No Sítio, tudo é tomado pela festa do CASAMENTO DE ITAMAR E TONICA, e é tudo tão bonito e tão típico! Na decoração, na trilha sonora, em tudo. Dessa vez, Itamar não escapa, Tonica está emocionada, e o casamento é repleto de felicidade e emoção, e assim chega ao fim a melhor história da temporada. Itamar chora durante a cerimônia e seca as lágrimas, tremendo, enquanto concretiza seu casamento com Tonica, tomado pela emoção e MAIS FOFO QUE NUNCA. Os dois estão emocionados ao dizer “sim” e ao se beijarem no final.
É lindo e emocionante.
Uma história marcante que vai deixar saudade.


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários