Stranger Things 3x07 – Chapter Seven: The Bite



“Roads?! Where we’re going we don’t need roads”
AI, MINHA NOSSA, ESSE MOMENTO É MEU! Desde a segunda temporada, quando “Stranger Things” referenciou “Ghostbusters”, e principalmente depois de saber que a terceira temporada se passaria em 1985, eu estou esperando pelo momento em que a série faria referência a “De Volta Para o Futuro”, e toda a sequência foi MUITO MAIS PERFEITA DO QUE EU PODIA TER IMAGINADO. “De Volta Para o Futuro” foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos no dia 03 de Julho de 1985, o que quer dizer que aquela sessão em que Dustin e Erica escondem Robin e Steve era praticamente a estreia do filme… aquelas eram as primeiras reações do público a uma verdadeira obra-prima do cinema, amada por gerações até hoje! E muito mais do que uma simples referência, o episódio foi todo cuidadoso em relação ao clássico, e fez uma verdadeira HOMENAGEM.
Eu chorei. Chorei de verdade.
O episódio já começou com uma possível referência a “De Volta Para o Futuro”, mas também pode ser uma música comum nos Estados Unidos nas candidaturas de prefeitos, vai saber… estamos no parque, montado em Hawkins para a celebração do 04 de Julho, e a música que a banda toca é a mesma música do carrinho de reeleição de Goldie Wilson! Enquanto as pessoas se divertem olhando os fogos de artifício da celebração de Independência, o Devorador de Mentes se prepara par atacar, porque ele quer deter Eleven antes de qualquer outra coisa… a Eleven já usou tanto seus poderes nessa temporada que tememos o momento em que ela não suportará mais, e embora as “crianças”, Jonathan e Nancy tentem fazer uma barricada e impedir o avanço do monstro, ele acaba invadindo a cabana com os seus tentáculos ameaçadores, e eles não parecem ter chance…
A ação é eletrizante. Eleven enfrenta o monstro, corta parte do seu tentáculo fora, mas quando o monstro recua, dois novos tentáculos atacam, um de cada lado, e embora Eleven os detenha, com as mãos estendidas para o lado, dessa vez, um novo tentáculo a agarra, e Mike e os demais fazem de tudo para salvá-la, em uma sequência que é bastante desesperadora. Nancy atira, sem parecer fazer nenhum efeito, e Lucas ataca com o machado, mas nada parece funcionar – até que ele consegue romper o tentáculo e salvar Eleven, embora aquela parte do monstro continua agarrada à sua perna… a força do seu grito quando o tentáculo é arrancado da perna dela é de arrepiar. Com dor e com mais raiva do que nunca, Eleven fica ainda mais f*da e parte a cabeça do monstro em duas, e embora isso não ajude a deter o monstro, deve ter doído, no mínimo.
Enquanto isso, Dustin e Erica precisam ser os “adultos” e salvar Robin e Steve, que ainda estão sob efeito de drogas, e é aqui que finalmente temos A CENA QUE EU MAIS AGUARDAVA NA TEMPORADA: A HOMENAGEM A “DE VOLTA PARA O FUTURO”. Dustin conduz os dois jovens para dentro de uma sala de cinema, uma sala que está exibindo o filme… do lado de fora, vemos o pôster inteiro, aquele mesmo que tínhamos apenas visto de relance na estreia da temporada, e quando a trilha sonora clássica do filme começa a tocar, eu quase morri. Quando eles entram na sala de cinema, “De Volta Para o Futuro” está lá, na telona do cinema, no momento em que o Doc Brown está mostrando para Marty McFly como a máquina do tempo funciona… e tudo o que eu conseguia pensar era: QUE HINO DE FILME! COMO EU AMO BTTF! O barulho da placa do carro rodando no chão, quando o DeLorean some…
Quando o Dustin se levanta para sair, é a cena do DeLorean regressando…
Um minuto depois.
QUE DELÍCIA.
Mas não acaba por aí… a sequência da ação do episódio acontece enquanto a plateia assiste, pela primeira vez, “De Volta Para o Futuro”. Acompanhamos a dor de Eleven por causa da mordida que levou, e eu adoro como o Lucas assume uma posição de liderança, pensando em como eles mesmos podem enfrentar o monstro futuramente, porque Eleven vai precisar de suporte. Também gosto de como no meio de tanta tensão e de tanta dor, ainda temos aqueles momentos adolescentes, quando Mike e Eleven conversam e ele tenta falar que “o amor deixa as pessoas loucas”, mas ele não tem coragem de dizer a palavra “amor”, e ela não faz ideia do que ele está falando… então, o momento é interrompido quando Dustin consegue se comunicar com eles por rádio, anunciando o “Código Vermelho”, enquanto ao fundo ouvimos a trilha do filme ainda tocando.
Quando Dustin volta para a sala de cinema, Steve e Robin desapareceram, e os encontramos do lado de fora, tomando água e discutindo o porquê do nome do filme ser “De Volta Para o Futuro” (eu já fiz o papel da Robin em algumas discussões!), pouco antes de passarem mal e correrem para o banheiro para vomitar… aos poucos, o efeito da droga começa a passar, mas não totalmente… enquanto estão sentados no chão do banheiro, eles ainda dizem umas verdades interessantes, e eu achei muito FOFINHO o Steve se declarando para ela, dizendo que se apaixonou e que nunca se divertiu tanto na vida quanto nesse verão, e ela está resistente, diz que “ele nem a conhece direito”, e então ela lhe dá uma informação a seu respeito, a respeito da pessoa de quem gostava na escola: Tammy. “But Tammy is a girl”. SIM, ROBIN É LÉSBICA, E EU ESTOU AMANDO O ÍCONE! <3
Sem contar que o Steve foi UM FOFO o tempo todo *-*
Que amizade nasceu!
Para encerrar a homenagem de “Stranger Things” e exaltar “De Volta Para o Futuro”, que é uma das minhas obras de ficção favoritas de todos os tempos, cito a última cena do filme sendo exibida no telão do cinema de Hawkins: ouvimos o Doc Brown dizer aquele “Roads?! Where we’re going we don’t need roads” icônico que encerra o primeiro filme, e então o DeLorean levanta voo, vindo em direção à tela e em direção a 2015, e é uma das cenas mais amadas da história do cinema… o que eu achei mais bonito foi que “Stranger Things” ainda colocou a reação da plateia enquanto assistia a essa cena. Eles estavam encantados, vidrados, amando cada segundo, e quando o filme acaba ELES COMEÇAM A APLAUDIR. Eu, como eterno apaixonado por “De Volta Para o Futuro”, me emocionei com esse momento E CHOREI DE ESCORRER LÁGRIMAS.
Ainda me arrepia lembrar-me da homenagem.
Lindo demais.
Mas voltemos ao episódio… vou confessar que eu fiquei com muita pena de Alexey. Ele estava tão feliz e se divertindo tanto no parque de diversões, e andando por aí com o seu Pica-Pau, e então ele acaba morrendo pelas mãos do Exterminador do Futuro. Me partiu o coração vê-lo sendo baleado na frente de todo mundo, sem que ninguém percebesse. Ele demora uns segundos para morrer, confuso, e Murray corre para encontrar Jim Hopper: “Jim! They got Alexey, Jim!” Infelizmente, no entanto, não há mais nada que se possa fazer para salvar Alexey, e eu acho que ele é um personagem muito fofo e carismático que vai fazer falta – Jim enfrenta o Exterminador do Futuro numa atração do parque e, depois, na Casa dos Espelhos, e é uma sequência muito bem dirigida, mas Jim não consegue vencê-lo… no fim, Hopper, Joyce e Murray apenas escapam.
Por fim, AQUELA CENA FINAL FODA DO SHOPPING, QUANDO TODOS SE REÚNEM e nos deixam ansiosos pelo Season Finale. Quando os russos estão a ponto de capturar Steve e os demais, o carro que era uma atração na praça de alimentação do shopping começa a se mexer, e vemos Eleven jogar o carro em direção aos russos e salvar os amigos – e todos estão ali, com ela. Então, Steve, Robin, Dustin e Erica saem de trás da bancada onde estavam escondidos, e todos os outros estão lá em cima, olhando para eles, E É UM REENCONTRO EMOCIONANTE… destaque para o abraço fofo de Eleven e Dustin. Amo a união do grupo, amo que agora eles estão juntos e podem juntar todas as informações que têm, e agora eles precisarão estar todos juntos para vencer os russos e o Devorador de Mentes: dessa vez, Eleven não poderá lutar contra ele sozinha.
Alguma coisa se move dentro da sua perna, onde o monstro a mordeu.
Nada será como antes.

Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.


Comentários