Sítio do Picapau Amarelo (2002) – A Convenção das Bruxas: Parte 3



“O que foi, decepção da minha vida?”
A última parte de “A Convenção das Bruxas” é certamente A MELHOR PARTE DA HISTÓRIA! Aqui, a Aranha-Secretária convence algumas bruxas e monstros a se juntarem a ela para depor Morgana do cargo de “presidenta”, e há toda uma comédia envolvida em fazer campanha eleitoral, uma série de promessas impossíveis, e tudo é surpreendentemente crítico, a seu modo! A última semana de “A Convenção das Bruxas” encerra o evento, mas ainda não encerra as tramas com bruxos na segunda temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, deixando tudo encaminhado para “Bruxa Mãe… Bruxa Filha”, com Morgana pedindo que Lua Cheia saia de perto dela porque “está cansada de passar vergonha por sua causa”. E Lua Cheia começa a acreditar, então, que a mãe não gosta mais dela – e embora ela seja uma bruxa e malvada, é sua mãe, e Lua Cheia a ama.
O pessoal do Sítio, com Lua Cheia, acabou de salvar a vida de Pedrinho e da Branca de Neve, e retornam ao Sítio para celebrar – adoro a Lua Cheia perguntando à Tia Nastácia se ela é uma bruxa, porque está com uma vassoura na mão. Aqui, o Peninha e a Lua Cheia começam a se aproximar, quando Peninha lhe pede desculpas por ter ficado contra ela na floresta quando se encontraram, e percebemos que ele pode estar todo apaixonadinho pela bruxinha. Quando Lua Cheia anuncia que está indo embora, porque tem que voltar para junto de sua mãe, ela pede que Peninha diga adeus a todos por ela, e ele fica triste, dizendo que “não quer ela vá embora”. Dizendo que vai sentir saudade (?), Peninha se despede e ganha um beijinho no rosto que é bem fofo…
De volta à Convenção, a Aranha-Secretária acusa Lua Cheia de ser a culpada pela fuga dos prisioneiros, e Morgana se recusa a acreditar nisso, mas Lua Cheia não aguenta mentir, e confessa tudo: “Mãe… eu não sei mentir. Eu sou culpada”. Morgana desmaia de desgosto e tudo! Furiosa, ela coloca a filha de castigo, demite a Aranha-Secretária, e expulsa todos os trapalhões que foram enganados pelas crianças: a Cuca, a Bruxa Velha, o Frank e o Pesadelo. Horrorizada que a própria filha tem carinha de anjo e “um coração cheio de ternura”, Morgana ameaça mandá-la para um Internato de Maldade por 300 anos, e solta um doloroso: “Eu só vou gostar de você, Lua Cheia, no dia que fizer maldades”. É tristíssimo ver a garota chorar, mas Morgana a faz engolir um choro, porque “uma bruxa não chora, uma bruxa faz outras pessoas chorar”. Tadinha!
No Sítio, a história da Branca de Neve também se resolve com facilidade – ela descobre que o Príncipe estava viajando porque “estava atrás de uma noiva”, e Branca de Neve está arrasada, porque não admite a ideia de ele ter outra esposa. Então, ela lhe dá um ultimato: se ele insistir com essa história, então ela vai ficar morando ali no Sítio e pronto! O Príncipe tem até de manhã para se decidir… na manhã seguinte, ele diz que passou a noite toda acordado, sem conseguir dormir por medo de perdê-la, então decide que ele vai ter apenas uma esposa, e essa esposa será a Branca de Neve – então, ele a convida para voltar com ele para o castelo e serem “felizes para sempre”. Assim, a Branca de Neve se despede mais uma vez do pessoal do Sítio do Picapau Amarelo e retorna para a sua vida ao lado do Príncipe Codadade, depois de tudo.
Todos aqueles que foram expulsos do Sindicato das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas, mais a Aranha-Secretária, se reúnem na caverna da Cuca e, como não podia ser diferente, começam a planejar um motim para derrubar Morgana como presidenta. Afinal de contas, “Presidenta não é rainha. Nós temos o direito de convocar eleições!” A Aranha decide que ela é a mais indicada para ser a candidata, dizendo que “está disposta a se sacrificar” por eles, e então eles começam a discutir a respeito de quem é a melhor pessoa para substituir Morgana… a Cuca e a Bruxa Velha também gostariam de ser Presidenta, e Frank diz que as bruxas estão no poder há muito tempo, e talvez seja a hora de ter um monstro como Presidente. Mas a Aranha faz promessas descabidas a cada um deles, e eles acabam a apoiando como Presidenta.
Para Cuca, ela promete que a jacaroa morará num SHOPPING CENTER!
Alheia ao motim que nasce na caverna da Cuca, Morgana continua preparando seu grande feitiço para o encerramento da Convenção: ela planeja deixar todas as crianças do mundo doentes ao mesmo tempo. Lua Cheia, boa, tenta dissuadi-la da ideia falando sobre todos os pais e mães que vão ficar preocupados, mas é claro que Morgana não se importa com isso – é apenas Lua Cheia que tem um coração bom ali. Mas antes que Morgana possa levar adiante o seu feitiço, a antiga Aranha-Secretária invade a Convenção, junto com os amotinados, dizendo que chegou a hora de Morgana pagar por tudo o que fez contra eles, e EXIGINDO ELEIÇÕES. A sequência é divertidíssima e os diálogos são IMPAGÁVEIS! Como uma questão de “bruxocracia”, talvez eles tenham direito a eleições, mas Morgana é a melhor de todas ao exclamar: “Pois muito bem, está decidido: não quero mais ser presidenta. Vou dar um golpe e me transformar em Rainha!”
A MELHOR FALA DA HISTÓRIA INTEIRA!
Então, as duas entram em campanha do modo MAIS DIVERTIDO POSSÍVEL, com falas como “Vote em mim. Meu nome é Morgana”, do melhor estilo bizarro de vereadores nos horários políticos, daqueles que rimos mesmo, ou “Vote em mim. 0000 à esquerda”, e mais um monte de promessas absurdas. Amei o clima de “debate”, amei a Aranha falando sem parar sobre as coisas que “pretende fazer”, enquanto Morgana diz que “tudo que ela diz é muito lindo, mas impossível, porque não há verba”. QUE ROTEIRO MAIS MARAVILHOSO! E quando a Aranha diz que planeja continuar o feitiço que Morgana iniciou para deixar todas as crianças do mundo doentes ao mesmo tempo? “Companheiros, ela tá roubando meu plano de governo!” Mesmo assim, a Aranha acaba se elegendo a nova Presidenta do Sindicato, e Morgana, furiosa, expulsa Lua Cheia, dizendo que a culpa foi dela…
Muito triste, porque a mãe a acha uma vergonha e não quer mais saber dela, a bruxinha sai correndo pela floresta e acaba esbarrando no pessoal do Sítio, que estava buscando a Convenção das Bruxas para impedir que elas fizessem mal a mais alguém, e então eles a acolhem. Lua Cheia é levada para o Sítio, coloca uma roupa da Narizinho, e então ela conta sobre o plano das bruxas, que a Aranha-Presidenta está mesmo levando à frente, depois de trair os seus “aliados”, dizendo que “ela não pretende cumprir suas ‘promessas de campanha’”. Cuca fica revoltada: “Falsa, mentirosa! Você disse que eu ia morar num shopping!” Além de contar o plano das bruxas para as crianças, Lua Cheia também oferece uma solução: eles só precisam jogar uma lasquinha de chifre de unicórnio no caldeirão, e então todo o feitiço será desfeito na hora.
Na falta de um unicórnio, Emília decide usar o Quindim como substituto.
E eu SABIA que ela ia pensar nisso… muito tempo assistindo “Sítio do Picapau Amarelo” e nós já pensamos como a Emília! Para se aproximar do caldeirão, eles precisam que alguém que “não tenha cheiro de criança” vá até a Convenção, então Emília se voluntaria, e sai voando na vassoura da bruxinha, carregando a lasquinha do chifre de um rinoceronte amigo do Quindim, e Emília consegue voar até a Convenção, jogar o ingrediente extra no caldeirão e ACABAR COM O FEITIÇO DAS BRUXAS. O caldeirão explode, acaba totalmente com a Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas, e ainda deixa algumas das bruxas bastante debilitadas… a Aranha, por exemplo, volta para o seu tamanho normal de aranha, e Morgana fica desacordada. Preocupada com a mãe, quando Emília conta sobre a explosão, Lua Cheia resolve ir vê-la.
Assim, Lua Cheia salva a vida de Morgana, porque ela ama a mãe. “Ah, mamãe. Espero que fique boa logo. Eu sei que não gosta mais de mim, mas eu gosto tanto de você!” Tirando a bruxa do meio da destruição da Convenção, Lua Cheia a leva até a caverna da Cuca, agora vazia porque a jacaroa saiu com o Pesadelo para irem jantar ou qualquer coisa assim, e lhe dá uns remédios, além de desejar que ela fique bem… mas, antes que a mãe acorde, Lua Cheia decide ir embora, porque acredita que a mãe não vai ficar feliz se acordar e a ver ali – então, ela deixa um recado muito triste para a mãe, dizendo que está indo embora para bem longe e que nunca mais vai deixá-la envergonhada. Explica que vai embora porque sabe que Morgana não gosta mais dela e nunca mais quer vê-la, porque foi isso o que ela disse. Assina com carinho o bilhete, beija a testa da mãe, dá adeus… e vai mesmo embora.
Um final bem tristinho.
Mas que já deixa o gancho para a próxima história!

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Esse episódio teve um super furo de roteiro. Eles usam chifre do Quindim, porque chifre de unicórnio é raro e quase impossível de conseguir, mas no episódio anterior o Peninha tinha um saco cheio de chifre de unicórnio (que ele usou pra revelar que o Conde X-Parmesão estava no livro) e NÃO USOU TUDO! AINDA TINHA PÓ NO SACO! CADÊ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, olha esses detalhes! Eu acabava me centrando muito na própria história quando escrevia esses textos, às vezes nem via as histórias uma atrás da outra (às vezes passava um tempo sem ver entre uma história e outra), então acabei deixando passar muitos desses detalhes.

      Excluir
  2. No episódio "O Sumiço da Emília", da temporada seguinte, a Candoca se passa por tesoureira do Sindicado das Bruxas e a Cuca e a Carochinha caem. Depois a Cuca manda uma carta pro Sindicato, pra avisar do "acidente" da Carochinha e perguntar sobre a Candoca, descobrindo assim a farsa da "tampinha".

    Ou seja, o sindicato ainda existe. O final de "A Convenção das Bruxas" dá a entender que o sindicato acabou, porque ninguém mais quer ser membro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deixaram como um elemento do roteiro que eles podiam trazer de volta se quisessem uma nova história envolvendo bruxos ou algo assim... ficou ali, em stand-by, tipo o Reino das Águas Claras - não se fala sempre, mas se comenta de vez em quando e sabemos que existe e está lá.

      Excluir

Postar um comentário