Sítio do Picapau Amarelo (2002) – A Convenção das Bruxas: Parte 2



Pedrinho e Branca de Neve viram João e Maria…
SEGUE A CONVENÇÃO DAS BRUXAS, E PEDRINHO E A BRANCA DE NEVE SÃO PARTE DO CARDÁPIO. No fim da primeira semana de “A Convenção das Bruxas”, a Cuca tinha conseguido capturar tanto o Pedrinho como a Branca de Neve – o Pedrinho ainda estava em forma de sapo, mas a princesa aceita beijá-lo apenas para ajudá-lo. O problema é que, dessa vez, a Cuca consegue levar seu plano adiante… quando o Saci aparece para salvar o amigo, a aranha e Frank aparecem na caverna e ajudam a Cuca, prendendo o Saci dentro de uma garrafa, e então o Pedrinho e a Branca de Neve são levados para a Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas – mas, como eles ainda estão “muito magrinhos”, eles são mantidos dentro de uma jaula durante um tempo para que possam engordar… assim como aconteceu com João e Maria.
Enquanto esperam o menino e a princesa engordarem, Morgana anuncia algumas decisões que tomou sozinha para as demais criaturas da Convenção: agora, ela quer ficar rica. Por isso, decidiu cobrar impostos sobre cada bruxaria realizada, além do IPVC – Imposto sobre Proprietários de Varinhas de Condão. Além disso, ela também planeja cobrar um SALÁRIO, que deve ser pago em moedas de ouro, tudo para que ela possa trocar a sua vassoura voadora comum por uma vassoura SUPERSÔNICA, de titânio… mas não parece que as outras Bruxas, Monstros e Criaturas Pavorosas estejam muito animados com essas novas decisões da presidenta Morgana – a não ser o Frankenstein, que parece não entender bem o que nada daquilo quer dizer, e apenas aplaude cada decisão de Morgana, porque não consegue pensar por conta própria.
Enfim.
Enquanto isso, o Coronel Teodorico chega ao Sítio do Picapau Amarelo e percebe que as coisas por ali parecem não andar muito bem – sempre cético, no entanto, ele não acredita quando dizem que Pedrinho foi pego por bruxas e que está sendo mantido prisioneiro em uma Convenção (os besouros da Emília viram tudo e voaram para contar à boneca o que estava acontecendo!), e achando que isso tudo é “traquinagem dos moleques”, ele convoca o Seu Elias para ir com ele para o meio da floresta, em busca do Pedrinho “desaparecido”. E por mais que escute os gritos dos monstros e das bruxas, ele ainda não está disposto a acreditar no que está ouvindo. Nem mesmo quando eles encontram o Pedrinho e a Branca de Neve, presos dentro de uma jaula que não conseguem abrir, de jeito nenhum… ainda assim, eles acham que é tudo uma brincadeira.
Na Convenção das Bruxas, COMEÇA O JULGAMENTO DA CUCA, e ela tem que responder a perguntas como “Você tem escovado os dentes?” E a aranha, sempre contra a Cuca, diz que “é óbvio” que ela está escovando os dentes, já que eles estão tão “branquinhos e brilhantes”. E eu adorei a Cuca explicando que escova com uma vassoura, porque seus dentes são grandes, e que ela usa um tubo todo de pasta de dente por vez – também adorei ela dizendo que existem uns sabores bem gostosos, e dizendo a Morgana que ela devia experimentar. A presidenta e os demais monstros da Convenção ficam horrorizados com essa informação, e já pedem a EXPULSÃO da bruxa. A bruxa velha, da história de João e Maria, até manda jogar a Cuca no caldeirão, porque “ela tá com vontade de sopa de rabo de jacaré”. A aranha coloca lenha na fogueira, dizendo que a Cuca tá virando “uma patricinha, uma dondoca, uma metida”.
Mas Cuca decide provar que é MÁ quando o seu morcego espião aparece dizendo que dois humanos estão tentando abrir a jaula e soltar o Pedrinho e a Branca de Neve, e avisa a todos para irem até lá: Morgana diz que se ela está dizendo a verdade, será perdoada… mas se for mentira, o seu castigo será em dobro! Mas Teodorico e Elias ainda estão ali tentando abrir a jaula quando as Bruxas, Monstros e Criaturas Pavorosas chegam para impedi-los… e é uma cena até bem divertida, com o Coronel Teodorico acusando a aranha de ter “patas falsas”, mas logo depois percebendo que elas não eram falsas não, e os dois acabam presos também… então, eles não são mais uma esperança de “salvamento”. Enquanto isso, de volta no Sítio, Peninha revela uma bola de cristal, onde consegue ver o lugar onde Pedrinho e Branca de Neve estão presos… no dia seguinte, eles vão sair ao resgate.
Com esse último feito da Cuca, Morgana reconhece a sua competência e diz que vai retirar as acusações contra ela, mas apenas “temporariamente”. Então, ela decide que vai conseguir um ajudante para a Cuca, alguém que vai acompanhá-la dia e noite para não deixar que ela tenha nenhum ato de bondade. Cuca fica FURIOSA, diz que não precisa de um “fiscal”, mas a Morgana está decidida e não vai voltar atrás. Assim, recebemos o PESADELO, e é muito bom tê-lo no Sítio… afinal de contas, esses dois estão o tempo todo brigando e se provocando, e ele começa bem cedo, chamando ela de “Cuca decadente”, e tem até uma cena em que os dois estão brigando tanto que acaba com o Pesadelo mordendo o rabo da Cuca e sendo repreendido por Morgana… já pensou se todos os criados decidem morder as pessoas para quem trabalham?
Ao amanhecer o dia, Narizinho, Emília, Visconde e Peninha saem escondidos de casa para ir salvar o Pedrinho, e o Tio Barnabé os vê se esgueirando para fora do Sítio, mas os encobre… Conselheiro, Quindim e Rabicó também acompanham as crianças, então eles estarão em segurança! No meio do caminho, eles esbarram em uma menininha bruxa, e logo ela e o Peninha estão discutindo e trocando feitiços, mas Emília coloca um fim nisso, perguntando quem ela é. Seu nome é Lua Cheia, e ela é filha de Morgana… mas embora seja uma bruxa, ela não consegue ser má, porque ela não quer o mal de ninguém. Emília diz que ela é “uma bruxa porcaria”, porque ser má é o que as bruxas fazem, mas é fofo que ela não goste de fazer maldade… e, assim, ela pode ajudá-los a soltar Pedrinho e a Branca de Neve, embora o Peninha ainda não queira confiar nela.
Mas é a única opção que eles têm.
Então, eles aceitam a ajuda de Lua Cheia, que tem um plano para salvar os amigos do pessoal do Sítio: ele vai até Morgana fingindo que “tem uma ideia contra a Cuca”, e Morgana acaba ficando vulnerável por causa do orgulho que sente por sua filha estar finalmente “pensando em maldade”. A ideia de Lua Cheia é mandar a Cuca até a floresta para colocar os prisioneiros em sacos bem fechados, e então trazê-los para o banquete… afinal de contas, eles já devem estar gordinhos o suficiente para serem servidos, mesmo que a bruxa burra de João e Maria continue sendo enganado pelo mesmo tipo de truque que os irmãos usaram no passado: dessa vez, Pedrinho e Branca de Neve usam gravetos da floresta para se passar por seus dedinhos, e a bruxa cai mais uma vez… mas eles não poderiam se safar apenas com gravetinhos por muito mais tempo.
A ação se desenvolve muito bem, enquanto Lua Cheia segura a mãe e a aranha na Convenção – e Morgana já pensa na sua próxima maldade, um feitiço para que todas as crianças do mundo fiquem doentes ao mesmo tempo –, e o pessoal do Sítio enfrenta os vilões para salvar os prisioneiros. É uma confusão, mas o pessoal do Sítio está em vantagem numérica, e eles conseguem fugir, eventualmente… e o mais legal é que eles ainda têm um último plano debochado que os ajuda a ganhar mais tempo para chegar de volta ao Sítio, com a ajuda de Lua Cheia: eles colocam os monstros (Cuca, Pesadelo, Frank e a Bruxa Velha) dentro dos sacos bem fechados e, quando a aranha os encontra, acredita que são os quatro prisioneiros que tinham para o jantar… imagine só a surpresa de todos quando abrirem os sacos e descobrirem que seus prisioneiros escaparam?!
Foi um desfecho e tanto!

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Fico imaginando a Cuca de 2005 na convenção. Iria arregaçar a Morgana e virar a nova líder, sem nenhum esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cuca de 2005 é um máximo (embora eu adore cada Cuca de uma maneira diferente).

      Excluir

Postar um comentário