Wizards of Waverly Place – Os Feiticeiros de Waverly Place


DEZ ANOS DE FEITICEIROS DE WAVERLY PLACE!
Os Feiticeiros de Waverly Place estreou em 12 de Outubro de 2007, com aquele episódio Crazy 10-Minute Sale, e muita coisa aconteceu e muita coisa mudou até que descobríssemos quem ia, por fim, ganhar o título de Feiticeiro da Família, em 06 de Janeiro de 2012. Foram mais de 4 anos, num total de 106 episódios que acompanhamos esses irmãos Russo em seus treinamentos, loucuras e problemas… além do filme de 2009 e o especial de Alex vs Alex em 2013, mais de um ano depois que a série já tinha chegado ao fim nos Estados Unidos… que outra série teve esse privilégio?
Uma das séries mais bem sucedidas do Disney Channel até agora, Os Feiticeiros de Waverly Place contava a história de uma família aparentemente normal, com três irmãos que guardavam um segredo: eram feiticeiros. Ainda feiticeiros em treinamento, eles passaram todos os anos aprendendo a usar seus poderes, enquanto se preparavam para o grande duelo e desenvolviam um sentimento de competição por uma razão muito simples: ao fim, apenas um deles poderia ficar com os poderes da família. Seu pai, Jerry, perdera seus poderes muitos anos atrás para poder casar-se com uma “trouxa” (sorry), Theresa.
Sempre pareceu muito óbvio que Alex seria a grande vencedora. Interpretada por Selena Gomez, ela é a grande protagonista do programa – era Alex quem tinha as melhores histórias, e quem guiava as mais improváveis confusões que tanto adorávamos assistir. Uma das coisas que mais me interessavam em Wizards de Waverly Place era isso: as confusões. Porque muitas séries do Disney Channel pareciam vim com lições de moral muito prontas que tínhamos que aceitar, enquanto a Alex não… ela fazia coisas erradas, usava os poderes sempre a seu favor, e embora continuamente aprendesse, sim, várias lições, isso não chegava a ser de maneira tão explícita e didatizada.
E quantas vezes ela se deu bem com suas artimanhas?
Mas eu sempre gostei particularmente do Justin. Não apenas pelo David Henrie ser uma fofura, claro, mas também porque eu sempre me enxerguei muito nele – desde o começo, aquele irmão chato, irritante sabe-tudo (Hermione?) sempre me lembrou muito de mim mesmo. Porque eu sei ser chato como o Justin era, então eu sempre o amei por vários motivos. E o Max, interpretado por Jake T. Austin, que cresceu consideravelmente ao longo do programa, se tornando daquele garotinho pequeno cheio de comentários idiotas em um adolescente bem perdido e tapado, mas que cresceu o suficiente para ter suas histórias na série alteradas. A série cresceu junto com os atores, felizmente.
Também temos muita gente que passou pelo programa além deles. Temos María Canals Barrera e David DeLuise interpretando os pais das crianças, e Jennifer Stone como a maravilhosa Harper, além de participações especiais em cada uma das temporadas que realmente valeram a pena… as histórias acompanharam os problemas dos adolescentes, colocaram feiticeiros contra vampiros, contra lobisomens, e como salvadores da Escola de Magia. Também tivemos incontáveis referências a uma série de coisas como Harry Potter, Frankeinstein e A Família Addams… tudo o que o roteiro podia permitir dentro dessa temática foi bem utilizado!
Felizmente.
Foram histórias muito interessantes, e anos muito bacanas! Considerada a maior série do Disney Channel (nenhuma outra chegou a tantos episódios, embora teríamos bem mais que isso juntando as duas séries de Zack e Cody), e também a primeira a usar bastante efeito especial como uma premissa básica, tivemos uma série de feitiços e objetos mágicos, vários dos quais ainda lembramos até hoje! E eram grandes palcos de referências inteligentes… Feiticeiros de Waverly Place, para mim, parece ter sido um marco e um divisor de águas na programação da Disney. Parece separar as produções antigas como Phil of the Future, Lizzie Maguire e The Suite Life of Zack & Cody das novas produções que marcam o canal como o conhecemos hoje: Good Luck Charlie e Austin & Ally.
Que eu também gosto bastante.
OH, A ABERTURA!
A série contou com duas aberturas, porque parece comum que uma abertura fixa venha a mudar para a temporada final… acostumem-se com isso. A mesma abertura com os atores ainda bem jovens foi usada durante as três primeiras temporadas: Everything Is Not What It Seems, enquanto Alex, Justin, Max e Harper se arrumam para ir para a escola; temos Alex atrasada voltando o tempo, Justin prendendo ela dentro do espelho, Max querendo levar doce para a escola ao invés de laranja… e aquela letra fantástica! “Ao fazer o resumo de um livro que não leu!” Clássico, e maravilhoso! Para a quarta temporada, a música é a mesma, mas com um remix um pouco diferente, mas a sequência muda drasticamente…
Dessa vez os produtores resolveram reavivar as tendências antigas das séries como As Visões da Raven, que formavam suas aberturas com base em cenas de episódios passados mais alguns efeitos. Temos o elenco e cenas da terceira e quarta temporada apresentada em objetos conhecidos da série que ficam no lugar onde eles estudam: a bola de cristal, o livro de feitiços e o caldeirão; ao fim, o elenco inteiro está (lindo, lindo demais!) na Times Square, e é Alex quem conjura o logo e os criadores do programa com sua varinha mágica… e, claro, a música, muito, muito diferente daquela que conhecíamos! A própria voz da Selena Gomez já é completamente outra…
Enfim. OS FEITICEIROS DE WAVERLY PLACE! Uma das minhas séries favoritas no Disney Channel, é um prazer poder rever vários episódios para o Cantinho de Luz. A primeira temporada me parece a mais fácil de escrever, porque me lembro claramente e vi tudo muito mais de uma vez – as demais temporadas (especialmente as duas últimas) já estão bem mais dispersas, e eu vi alguns episódios, mas não todos, então vou precisar de muito mais organização para poder trazê-las ao blog… mas eles virão! Não comentarei todos os episódios, mas alguns deles… se você tiver algum favorito ou algum que você lembra bem e queira ver comentado, deixe a sugestão nos comentários! Certamente eu levarei sua sugestão em consideração, e o texto virá para o blog! Até mais…

  
Para mais postagens de Os Feiticeiros de Waverly Place, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

Comentários