Turma da Mônica Jovem (1ª Fase, Edição Nº 16) – Monstros do ID, Parte 2


Comentei na postagem a respeito da última edição, mas preciso reforçar: é sempre desconcertante ver cores na Turma da Mônica Jovem. Especialmente porque as cores em Monstros do ID se resumem a vermelho e azul, e possuem seus significados… não são cores “naturais”, são cores que indicam que algo está errado. Como o Cebola que começa andando pelas ruas, conversando com Denise em tons de azul, e você sente a fria crueldade manipulativa do personagem conforme ele conversa com as garotas, falando sobre o que a Mônica (ou melhor, Akanin, seu Monstro do ID) fez, bancando a vítima sedutora. É assim que ele manipula o início do caos no Bairro do Limoeiro, beijando uma garota atrás da outra no mesmo papinho “sofrido”. Primeiro a Denise, depois a Carmem, a Marina, a Aninha e, por fim, a Maria Cascuda. Cruel e inteligente. Fazendo com que todas SE APAIXONEM por ele!
O jogo do Soranin de Cebola é diferente do Akanin da Mônica. Assim como se podia notar no fim da edição passada, quando todo o jogo ainda estava por começar – enquanto o Akanin, vermelho, de Mônica reflete o seu lado mandão e egoísta através de uma fisionomia meio monstruosa, o Soranin, azul, de Cebola reflete o seu lado sedutor e envolvente. E agora chegou a hora de Cebola enfrentar “o seu monstro”, assim como era a hora de Mônica na edição passada. O Akanin está quase que totalmente sob controle, mas ainda lhe dói muito pensar em todas as coisas que fez, todas as pessoas que ama e que magoou, porque o Akanin é parte dela. O Professor Licurgo, ainda desempenhando um papel importantíssimo na saga, leva a turminha para uma sorveteria na Terra dos Monstros do ID, onde ele quer ensinar mais algumas coisas.
E o Cebola começa a imaginar como seria o SEU Monstro andando por aí…
Não que ele precisasse “imaginar” muito.

“Aqueles monstros caçoando de Akanin! Eles sabem! O mesmo vai acontecer com eles! Embora esteja conhecendo seu monstro de um jeito esquisito… a Mônica está passando por algo que todos enfrentam ao crescer. Porque o destino final de todo Monstro ID… é ser subjugado!”

Dito isso, Licurgo introduz o principal mistério da edição: qual é o seu segredo. E, “curiosamente”, conhecemos o Doutor Bikkuri, “o mais poderoso Monstro ID jamais criado”. Uhm. Eu gosto desse papo super filosófico que trata de temas importantes e complexos transcritos de uma forma mais simples… basicamente, segundo a TMJ, o ID é a vontade mais básica do ser humano, e eles são muito mais fortes em crianças pequenas, que ainda não aprenderam a respeito de limites ou de certo e errado, e por isso fazem absolutamente tudo o que têm vontade de fazer… são totalmente egoístas, por exemplo, por isso Nimbus, ao lado de Ângelo, fica totalmente desconcertado ao conhecer o tal Doutor Bikkuri, e ver o comando que ele tem sobre um outro monstro do ID… afinal de contas, um monstro do ID não deveria ser capaz de controlar outro!
Mas vamos falar de Soranin, a ESTRELA da edição! Ele aparece pela primeira vez em sua forma original depois da página 50, com a voz que compartilha com o Cebola, e eu devo dizer: que visual lindíssimo! Traços bonitos, esguios, corpo definido, sorriso sedutor e penas sob os braços, formando uma espécie de asa… essa é a faceta mais cruel e egoísta do Cebola, e faz todo o sentido! Diferente do monstro da Mônica, mais impetuoso, o monstro do Cebola é calculista, e vive da mentira e dissimulação. E se na edição passada tivemos um monstro gigante destruindo a cidade, agora temos um exército de pessoas/robôs em mala colante, a versão inversa de qualquer episódio de Power Rangers… e, para completar, Mônica faz um pacto com seu Monstro ID, com o ID Card, e ele se transforma numa roupa muito bacana que dá “super-poderes” à Mônica.
Resumidamente: “It’s morphin’ time!”
E sobre o tema, nada melhor que a fala do Cascão para a Magali:

“Tô aqui pensando… se a Mônica é o Ranger Vermelho… qual de nós dois vai ser o Ranger Amarelo?”, o que é uma pergunta muito digna e vai me deixar pensando por um tempo!

Mas embora a Mônica esteja ali, “resolvendo tudo sozinha”, como sempre, Licurgo adverte o Cebolinha de que as coisas não serão assim tão simples… afinal de contas, Soranin não se deixaria vencer apenas pela força. Ele é astuto. E, além do mais, apenas o próprio Cebola pode dominar o seu Monstro ID, não é? Por isso ele vai, para um inteligente jogo de palavras e confiança no qual ele se livra das mentiras e aprisiona o seu Monstro ID em um ID Card: “O ID representa nossos impulsos e desejos mais primitivos. As melhores armas conta ele são a razão e a inteligência!” E então, assim como a Mônica, ele pode usar o seu ID Card para “uma roupa de super-herói”, ou de Power Ranger… e refletindo a imagem bonita que Soranin tinha, é um uniforme e tanto. Um pouco desconcertante em relação a cor, nós reconhecemos isso, mas temos o Cascão, novamente, para comentar:

“Azul? Ele é o Ranger Azul?! Isso não faz sentido nenhum! Era pra ser o Verde! Ele sempre se vestia de verde, oras!”

Bem, então basicamente esse é o roteiro mais bem escrito que já vimos de Power Rangers até aqui. Quer dizer, a série teve algumas ótimas temporadas como Força do Tempo, mas não sei se, em algum momento, uma “história de origem” foi assim tão boa quanto o surgimento desses “Rangers” Vermelho e Azul que aparecem da união de Mônica com Akanin e do Cebola com Soranin. A ideia dos Monstros do ID, partes subjugadas de nossas personalidades, rendeu boas histórias e algumas explicações maravilhosas que nos fazem entender um pouquinho mais do universo psíquico. É tudo uma fantasia, escrito em forma de mangá e ficção, e vocês sabem que, a partir do momento em que é recontada, uma história ou uma teoria deixa de ser exatamente a mesma. Mas a parte instrucional está presente, e eu acho que isso torna Monstros do ID a MELHOR SAGA da TMJ até agora!
Falta apenas um capítulo!


Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários