Segunda Abertura de “MARÍA LA DEL BARRIO”


“¡Quiera Dios mi pecado perdonar!”
Acho um MÁXIMO que Maria do Bairro tem DUAS ABERTURAS diferentes! Na verdade, eles trazem a MESMA canção, mas partes diferentes da música completa, agora trazendo informações da trama que eram desconhecidas na época de sua estreia, mas que se tornam definidoras da novela em si quando esta entra na segunda fase – Maria enfrentou todos os seus problemas com um casamento em decadência, por causa dos ciúmes loucos de Luis Fernando, e então deu à luz sozinha a seu filho, quando não estava em condições para cuidar de um bebê… andando sozinha na rua, Maria acabou encontrando Agripina, uma vendedora de doces, no parque, e lhe ofereceu Nandinho. A partir de então, Maria do Bairro é definida pela eterna busca de Maria por seu filho desaparecido, e não temos mais a feliz e altiva Maria que conhecemos antes.

“Y a mucha honra, María la del Barrio soy
La que señito a su hijo abandonó
y pa' cubrir este pecado
en su secreto lo convirtió
Señor, perdóname Señor”

Por isso, acho que a novela é GENIAL em mudar a abertura, FAZ TODO O SENTIDO. E continuamos tendo a mesma música de antes, a mesma energia, as mesmas danças em alguns momentos, o que é inteligente. Mas a dramatização da primeira parte da abertura é substituída, do bairro colorido de quando a sorte de Maria muda para quando Maria entrega o seu filho, que não é trazida das cenas REAIS da novela, mas uma refilmagem no tom da abertura e no cenário especial construído para ela. A letra de Viviana Pimstein agora fala de “sangue do meu sangue abandonado” e “perdão de seu pecado” e novos nomes estampam o elenco, com personagens que entram a partir de agora, como Ludwika Paleta como Tita, Oswaldo Benavides como Nando, René Muñoz como Veracruz e Carmen Salinas como Agripina.

“¡Y a mucha honra!”

Gosto muito das cenas como foram colocadas agora. Na recriação para a abertura, temos Maria dando o filho e sendo atormentada por isso em noites mal dormidas. Mas duas cenas da novela são acrescentadas para mostrar o ESTADO de Maria quando deu a luz a Nandinho e o entregou no parque. A abertura parece ficar um pouco mais triste em boa parte agora. A interpretação de Thalía mostra mais dor e sofrimento, na voz e nas expressões. A dança é menos alegre, embora igualmente intensa – as cenas da novela escolhidas mostram uma Maria mais madura e mais triste. Há muito de Maria chorando, seja agora pelo filho, seja antes pela morte da madrinha – O QUE IMPORTA É QUE MARIA ESTÁ SOFRENDO! E isso é bem representado.

“Soy María, María la del Barrio
Sangre de mi sangre abandoné,
doy mi vida por volverlo a ver
Soy María, María la del Barrio
Ay, ayudame Señor
a enmendar este cruel error”

Mas para não acabar TÃO triste, a abertura dá uma guinada legal na última parte, que não destoa da ideia de “Maria que abandonou o filho”, mas que nos alegra um pouco mais, mesclando danças e giros de Maria, tanto no bairro quanto na sua “apresentação”, de vestido de seda e tudo… traz cenas mais leves, como quando Maria molhou Luis Fernando lá no começo da trama, e o seu filho lhe é devolvido. Com o filho de volta nos braços, é como a música diz: “a felicidade volta”. Acho FOFÍSSIMA essa Maria de coroa e cachos que dança com a vassoura, que está alegre tomando banho na banheira e que pode sorrir de volta… Maria não encontra Nandinho ainda bebê, mas é um conceito bonito para a abertura. Ver Maria e Luis Fernando juntos no final, com um bebê nos braços… como as coisas poderiam ter sido diferentes se fossem assim!

“María la del Barrio soy yo
Por amor fue que todo pasó
María la del Barrio soy yo
Cuanto sufre mi herido corazón

María la del Barrio soy yo
Quiera Dios mi pecado perdonar
María la del Barrio soy yo
Para que vuelva la felicidad”


Enfim. Outra abertura FENOMENAL para a novela!

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu gosto muito dessa segunda abertura também, de como Thalía dramatiza ainda mais, de como dança com o vestido de seda, e de como a abertura ganha um tom mais sério... e quando está perto do fim, temos a felicidade de que as coisas vão e podem melhorar novamente para Maria. Melhores aberturas de novelas da Thalía. Maravilhosa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário