The Leftovers 2x09 – Ten Thirteen


“She is going to change EVERYTHING”
Megan está louca. Descontrolada. Psicopata e completamente fora da casinha. Tivemos um episódio centrado principalmente nela, mas também tivemos algum tipo de desenvolvimento para a trama de Tommy, que foi abandonada lá no terceiro episódio e da qual só tivemos notícias através da ligação de Laurie para Nora, e no episódio seguinte quando ela apareceu em Miracle atrás de Kevin Garvey, buscando informações de seu filho que tinha sumido depois que ela “estragou tudo”. Bem, como eu previ anteriormente, chegou o momento de entendermos o que aconteceu na íntegra, fazendo outro pulo no tempo que nos levou a algum momento antes da morte de Kevin e de toda sua belíssima jornada que construiu a fantástica obra-prima do episódio passado. Não fosse pela cena final desse nono episódio, surpreendente e chocante, eu questionaria o posicionamento dele dentro da temporada, porque não me parecia, em sua maioria, o episódio que antecede o Season Finale, sinceramente.
Mas como eu disse, até ver a cena final!
O episódio retorna alguns anos no tempo, nos levando aos motivos que levaram Megan a uma incessante busca por respostas que culminou em sua entrada aos GR e sua completa perda de noção – voltamos a 13 de Outubro, um dia antes da Partida. Eu estava ali achando que a mãe de Megan ia desaparecer como todos os outros (claro, porque eu não lembrava de detalhes do roteiro, como o Matt distribuindo panfletos na primeira temporada), quando ela morre no meio do restaurante, logo depois de Megan não deixá-la dizer algo que ela queria lhe dizer e ir ao banheiro. Depois disso, Megan passou a visitar médiuns em busca de respostas, em busca de entender o que ela tinha para lhe dizer na ocasião de sua morte… e isso a leva, junto com o marido muito lindo (!) para uma tour em Miracle, dois anos depois da Partida. Temos a vista de um turista a respeito de toda a confusão em relação à cidade “que foi poupada”.
E foi ali, num estado deplorável de lágrimas, que Megan conheceu Evie…
Depois disso, nós temos uma boa noção de tudo o que aconteceu – nós não sabíamos que Megan tinha passado por Miracle, mas nós acompanhamos na primeira temporada todo o transtorno que levou à sua transformação. A representação de seu estado incontrolado esteve na aterrorizadora cena na qual ela coloca uma granada dentro do ônibus escolar, tranca as crianças lá dentro e sai com um macabro sorrisinho de satisfação no rosto que é perfeitamente assustador. Ela já não representa mais exatamente as crenças dos Guilty Remnant, porque ela quer ir além – ela não se importa mais em ficar em silêncio, e ela não acha que apenas encarar pessoas na porta de suas casas seja suficiente. Ela quer fazer algo muito maior do que isso, mesmo que “Violence is weakness”. Megan é a responsável por fundar algum tipo de nova seita, cujos planos estão me deixando bastante receoso, porque estou com medo de ver do que ela é capaz.
Okay, não uma nova seita, está mais para uma ramificação [mais] rebelde dos GR.
Assim o seu destino se cruza ao de Tommy novamente – Tom está fazendo um discurso inspirado sobre como tem o poder de tirar a dor das pessoas com um abraço (“So… who wants a hug?”), mas o abraço mais amedrontador que a Megan e ele compartilham lhe levam novamente a questionar o que está fazendo, como está mentindo e manipulando as pessoas, desconsiderando o fato de que está, evidentemente, os ajudando porque as pessoas precisam acreditar em alguma coisa. Assim se dá toda a briga entre Tommy e Laurie que os separa, levando Tommy atrás de Megan, em uma sequência inteiramente bizarra na qual eles se aproximam, se beijam, viajam juntos, e ela diz que queria que ele a engravidasse. Sozinho no grupo formado por Megan, que sabe que ela vai mudar tudo, enquanto Megan está no acampamento do lado de fora de Miracle com Matt Jamison, Tommy faz a mais aterradora das descobertas no episódio:
Evie e as garotas não desapareceram mesmo, no fim das contas.

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários