[Series Finale] London Spy 1x05 – If This is a Lie


“I have a question: how do we live without the people that we love?”
London Spy chegou ao final de uma maneira belíssima e profundamente melancólica, que nos deixou arrasados e aos prantos, querendo mais… mas se teve uma coisa que eu gostei demais nessa finalização da história foi a veracidade de tudo. Eles fecharam com maestria a história que se propuseram a contar, e um final tão triste e arrebatador como nós tivemos era o que a série pedia, uma vez que não havia como um final feliz acontecer depois de tudo o que acompanhamos – e não pode vir nenhum sucesso após aquela cena final do carro e infelizmente nós precisamos estar preparados para aceitar isso. Embora não estejamos. Meu coração apertado reflete as lágrimas nos meus olhos, mas ao menos eu fiquei contente por ver mais um pouco de Alex e por, acima de tudo, ter descoberto que ele amava o Danny de verdade e que não fora tudo uma grande mentira.
Então meu coração se consola ao saber que Danny e Alex era REAL.
O episódio começou profundamente melancólico e assim caminhou por toda sua trajetória, bem como toda a série – nós tivemos uma história absolutamente humana, acima de qualquer espionagem e programa de detector de mentiras, e a fotografia belíssima e a trilha sonora aterradora garantiam a intensidade dos sentimentos enquanto assistíamos aos episódios. Após o suicídio de Scottie no fim do episódio passado, foi difícil acompanhar o Danny tão sozinho, afinal as duas pessoas que ele mais amava na vida tinham morrido. “I don’t wanna know how to live without you”. E eu querendo loucamente que o Alex estivesse de alguma maneira vivo para retornar. Todas as últimas provações pelas quais o Danny teve que passar, no entanto, devem compensar de alguma maneira, afinal ele ao menos sabe toda a verdade, e tem uma garantia do amor verdadeiro de Alex, independentemente de ele ter morrido dois segundos após o episódio ter sido finalizado…
…porque isso deve ter acontecido.
“You understand we don’t stand a chance?”
Gostei particularmente de como as histórias foram se fechando em um roteiro muito bem escrito e mais uma infinidade de brilhantes interpretações de Ben Winshaw. Toda a cena dele com os pais foi dolorosamente minuciosa, e me doeu quando ele perguntou a eles: “Wouldn’t it be easier to have loved me?” E ali ficou, novamente, claro como ele não podia vencer todas as pessoas que tinham sido as responsáveis pela morte de Alex, porque eles eram poderosos demais. Os envelopes com as pesquisas de Alex todas devolvidas a Danny, as mensagens apagadas do seu e-mail, a câmera e a foto com os pais que destruiu seu celular e os dados no pen-drive deixado por Alex dentro da bateria do notebook, no primeiro episódio, como a primeira pista a Danny. “I wish this could be true”. E é assim que o Danny perde as esperanças, fecha-se, e responde à pergunta no Grupo de Apoio à Vida sobre o que ele fará agora com um pesaroso: “I’m going to do nothing”.
“I was that man. You were that someone” <3
Nós tivemos com Frances, uma das mães de Alex/Alistair, respostas importantes e novamente fortes, quando tudo se encaixou e começou a fazer sentido. A fotografia assustadora mostrou um passado de Alex, mostrou um quarto no qual ele se tornou o espião de Frances com contas por todo lado; “You know this edge, don’t you? Alex was your step back?” E nós temos uma das cenas mais chocantes que foram guardadas para o final, com um baque terrível que me deixou angustiado, um tremendo nó na garganta: a morte de Alex. A cena de Frances conversando com ele dentro da caixa foi desesperadora, e ela lhe fez prometer que ele fugiria para a América, deixaria sua vida para trás, destruiria sua pesquisa e jamais retornaria a ela e nunca mais falaria com Danny. Todas afirmações que seu próprio detector de mentiras lhe acusou… mas ainda que ele tenha morrido e isso tenha me destruído, meu espírito se enalteceu ao saber que seu amor por Danny era real.
Final perfeito… mas eu fiquei querendo MUITO MAIS!
“Let’s burn them down for real. We’d better hurry”
Uma minissérie fantástica em cinco episódios minuciosamente calculados. Excelente! <3

Para mais postagens de London Spy, clique aqui.


Comentários