Star Wars, Episódio VII – O Despertar da Força


“The Force, it’s calling to you. Just let it in”
Verdadeiramente impressionante – acredito que já no primeiro filmed a nova trilogia, eles conseguiram estabelecer algumas coisas bem importantes e revisitar o Universo de Star Wars de uma maneira diferente, um novo e fresco ponto de vista que deve render ótimas sequências. Coisas foram estabelecidas, enquanto os próximos episódios podem ter começado a se delinear, de maneira instigante, mas algumas coisas realmente me chamaram a atenção. O que eu mais gostei foi da fantástica integração entre esse Episódio VII e tudo aquilo que conhecemos. Quando a segunda trilogia estreou, ela acontecia antes da trilogia original, e também foi incrível ver as peças se encaixando, como Anakin Skywalker tornando-se o Darth Vader que conhecíamos. Dessa vez, 30 anos depois de O Retorno de Jedi, nós temos uma integração fantástica de um excelente novo elenco, que dá nova cara a Star Wars, mas que interage magnificamente com o elenco original, em um enredo bem construído.
Assim que o filme começa é uma emoção gigantesca – é sempre tão bom ver aquele logo aparecendo de maneira impactante, com aquela trilha memorável. E então somos apresentados ao EPISÓDIO VII: O Despertar da Força, e de cara nós soubemos que seria bom. Muito foi mantido em segredo em relação ao enredo desse novo filme. Felizmente, a surpresa é uma das melhores partes da experiência. E então você percebe o quão conectado as coisas estão, a partir da sinopse inicial naqueles magníficos três parágrafos que marcam o início de todos os filmes da franquia. Bem, e o que temos são os conceitos que guiarão esse primeiro episódio na Sequel Trilogy: Luke Skywalker está desaparecido; a General Leia luta e lidera a Resistência em busca de seu irmão, para que juntos eles possam trazer novamente a paz para o Universo; e a Primeira Ordem busca incessantemente Luke Skywalker, o último Jedi vivo, para destruí-lo.
Inteligentemente, o filme nos situa claramente depois de O Retorno do Jedi e qual é a premissa importante do filme, mas não nos leva à história a partir do ponto de vista dos clássicos personagens, não inicialmente. E é impressionante como os novos nos cativam depressa. Com efeitos fantásticos em fotografias belíssimas, nós tivemos a apresentação de Poe Dameron, um Piloto da Resistência, com BB-8, um andróide que esconde parte do mapa para a localização de Luke Skywalker. Sempre apaixonados por R2-D2 e C-3PO, adorei como foi fácil amar o BB-8, e como ele teve cenas simplesmente maravilhosas, como aquele jóinha com Finn; Finn, outrora um stormtrooper da Primeira Ordem, que ajuda Poe a escapar é uma proposta interessantíssima dentro da saga, e eu gosto como ele pode ser intenso e revolucionário, mas também tão engraçado; e, claro, Rey, que acaba envolvida em toda essa história ao encontrar BB-8 e acabar protegendo-o, e ela é certamente um dos maiores poderes dentro desse filme…
O filme caminha incrivelmente bem. Ele tem uma introdução ágil que nos leva a conhecer todos os personagens enquanto as coisas vão caminhando e se encaixando. BB-8 acaba trazendo Finn e Rey juntos, e ambos fogem numa destroçada Millennium Falcon, o que, por sua vez, acaba os levando até Han Solo e Chewbacca. O filme tem uma narrativa impressionante e uma fluidez e agilidade que nos deixam pregados à poltrona, enquanto é, também, razoavelmente acessível a não-fãs da saga. Embora tenha muitos mais presentes para quem o seja – é fantástico conhecer Kylo Ren com uma nova máscara, embora ele não precise dela para viver como Darth Vader precisara, e então entender que ele é filho de Han Solo e da General Leia, em um momento chocante; para depois vê-lo conversar com a máscara de Darth Vader, prometendo terminar o trabalho que ele começou, e chamando-o de avô. E as cenas que são referência, como Ren versus Han Solo naquela plataforma, que me lembrou demais Darth Vader versus Luke Skywalker.
Mas enfim.
O filme traz de volta Han Solo como um dos protagonistas, presente em todo o longa brilhantemente, com todas suas sacadas e sua agilidade, fantástico do início ao fim – com um final que nos despedaçou. Completamente. Outros, como a General Leia, são presenças importantes, mas mais distantes, e Luke Skywalker falaremos mais tarde… mas eu gosto de como nos importamos demais com os novos personagens e os situamos dentro de toda a Saga, quando o sabre-de-luz de Luke, por exemplo, chama por Rey, e a maneira como a Força começa a se manifestar dentro dela de maneira tão forte quando ela é seqüestrada pela Primeira Ordem. Adorei a cena em que ela consegue resistir a Kylo Ren, ou ainda quando ela usa a Força para escapar… mas nada como a sequência final, na qual ela consegue usar a Força para trazer o sabre-de-luz até ela, e tem uma FANTÁSTICA batalha contra Kylo Ren por ele ter matado Han Solo e quase ter matado Finn…
Convenhamos, nós ADORAMOS as lutas de sabre-de-luz!
Quase achei que ele fosse ficar tão mal a ponto de precisar realmente de toda a armadura para sobreviver, assim como aconteceu com Anakin Skywalker em A Vingança dos Sith. Ainda não.
Mas assim nós temos um filme impressionante que é repleto de um sentimento muito forte e uma nostalgia que nos leva de volta a todo esse universo de Star Wars, enquanto o torna novo e mais uma vez interessante – interessante de uma maneira inovadora, porque nós estamos, certamente, com uma nova trilogia fantástica nas mãos! O básico parece estar delineado para o próximo episódio. O básico bem básico, porque eu não sei qual será a história, mas algumas coisas nós entendemos – nós estamos nesse mundo em que os Jedi não existem mais e quase são vistos como lendas, mas Rey é a prova de que a Força ainda é grande, e ela encontrando Luke Skywalker no final e estendendo para ele o sabre-de-luz é perfeitamente emocionante. Não há falas, mas os olhares e a maneira como a cena foi filmada… é de arrepiar. E nos fazer gritar pelo Episódio VIII. Finn continua vivo, acredito que ele possa voltar mais dark no próximo episódio. E o que dizer de Ren, quase assassinado por Rey? Provavelmente poderemos ter um vilão ainda mais memorável para o próximo Episódio, aguardando por isso…
Enquanto isso… May the Force be with you.

Para o Mês Temático de 2012 sobre Star Wars, clique aqui.


Comentários