Person of Interest 3x14 – Provenance


Envolvidos em um roubo.
Adorei esse episódio – mesmo com um final muito emocionante, o episódio se destacou pela quantidade de piadinhas que me fazem amar Person of Interest de verdade. Como sempre, aquele humor tão bem calculado e tão natural e inteligente! Tivemos um caso semanal que não interfere em nada no restante da temporada, mas foi uma história envolvente e muito bem contada. Sem contar que utilizou todos os membros dessa equipe, mostrando entre eles uma dinâmica incrível. Não tem como não amar essa galera. “There’s one teammate missing”.
Começamos com o retorno de Reese, de volta ao seu terno, e um novo número fornecido pela Máquina, com Shaw fazendo as vezes de Finch – Kelly/Jiao Lin, aparentemente uma produtora de eventos; disfarçados, lá vai nossa equipe. As melhores piadas do episódio: Reese e Shaw sobre “atualizar o arsenal”, Reese tendo dificuldades absurdas com a sua bow-tie (“Borboleta ou asa de morcego?”), e a mulher da recepção se encantando com a beleza de Reese (“Oh my, he’s gorgeous”). São momentos tão simples mas tão bem colocados, que no meio do episódio fazem toda a diferença… como a alegria do Finch ao desembrulhar a impressora 3D.
Diferente do esperado, durante o primeiro evento do episódio já descobrimos que a ladra é justamente Jiao Lin – e ela e Shaw já criam um laço inquestionável. Enquanto a seguem através do notebook, a localizam no bar e escutam conversas, tudo vai se encaminhando para a termos como a criminosa: hora de roubar a Bíblia de Gutenberg! O que a Shaw, evidentemente, evita – até que todos descubramos que ela não era uma má pessoa (eu nunca achei que fosse), mas estava sendo ameaçada por Cyril, com sua filhinha em cativeiro. Qual o único meio de ajudá-la então? Roubando a Gutenberg Bible eles mesmos, é claro!
“I cut the thief loose”
“I… already cut myself loose”
Melhor sequência do episódio foi eles planejando o roubo – eles levam jeito pra isso! Não é à toa que Lionel estava com maravilhosas piadinhas no fim de planejar seus próximos roubos. O que parecia impossível falando vira uma sequência de eventos muito bem arquitetados. O roubo das digitais por Fusco, Reese preso para disparar o alarme (levado por quem?), as meninas com a mão falsa que precisa ser lambida (o “Excuse me?” da Shaw foi hilário!) e os movimentos finais do passado de ginasta de Jiao Lin que foram essenciais. Foi inteligente, rápido, muito bem-feito… e um final muito bonitinho!
Reese teve uma das melhores e mais debochadas cenas ao salvar Kai, a filha de Jiao, o que ela vê através do vídeo… e a última cena mesmo foi bem emocionante, ao vermos Shaw, Finch, Reese e Fusco juntos, como um time e como eles são bons juntos, e aquele quinto copo sozinho, para o membro do time que não está ali. Bateu em nossos corações – mas ainda bem que tínhamos o Lionel ali para aliviar um pouco a tensão com aqueles seus comentários muito bem colocados! Foi um episódio simples, um caso semanal que nem teve tantas reviravoltas, mas foi interessante de qualquer maneira. Envolvente, muito bem escrito, e esses personagens são fenomenais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários