Nova série! – Continuum 1x01 – A Stitch in Time



Gostei. Bastante.
Um maníaco por séries como eu, mesmo que isso significasse mais tempo para as outras coisas, não podia ficar totalmente sem ver alguma coisa nesse inter-season. E descobri Continuum nessa semana, a sinopse me interessou logo de cara. Viagem no tempo, policial… as críticas estavam positivas, resolvi assisti, no mesmo momento. E estou satisfeito.
Continuum conta a história de Kiera, uma policial que acidentalmente foi mandada para o passado junto com alguns “criminosos”, no momento em que, para fugir e salvar o futuro, eles armaram um plano que os transportasse para 2012. Vindos de 2077, onde o mundo foi dominado por grandes corporações – o Congresso Corporatista é uma espécie de ditadura – o plano é impedir que essas corporações tomem o poder.
A guerra começou.
O primeiro episódio se preocupa em nos situar perante a história, embora ainda seja muito vaga em vários pontos. O plano dos presos ficou muito mais evidente pela sinopse do que pelo episódio, mas a promo me promete que isso se resolve nos próximos episódios. Nos apresentou um futuro delicioso, melhor qualidade de ficção científica, com tudo muito digital… as pessoas quase parecem robôs com aquelas roupas tecnológicas, os “celulares” holográficos nas mãos, os olhos como em um capacete de combate em Artemis Fowl
Me pergunto como era o trânsito no futuro, e a única cena que pode nos explicar isso vem de uma das prisões realizadas por Kiera – acredito que eles só andavam em espécies de trens, metrôs, mas vai saber como é lá no futuro; o fato é que automóveis não existiam, e fiquei bem curioso para me aprofundar mais nesse assunto, mas duvido que o futuro volte a ser muito explorado na proposta da série…
Kiera chega ao passado arrebentando, uma ótima personagem. Sua caracterização está ótima. Forte, determinada, mas apaixonada e sofrendo pelo afastamento forçado da família e a possibilidade de não voltar para casa… com seus conhecimentos e tecnologias futurísticas, surpreende a nós e a seus colegas da polícia, com quem logo se relaciona (embora tenha sido fácil demais na minha opinião).
O episódio concentrou-se em nos prender nos convencendo de que eles possuem uma história convincente e bem amarrada, mas especialmente em personagens carismáticos. Como todos sabem (e Lost está aí melhor do que tudo para exemplificar isso!), as pessoas são o maior trunfo que uma série pode ter… elas precisam ser reais, humanas, que nos aproximem delas… E EU AMEI OS PERSONAGENS DE CONTINUUM! Ok, ok, como eu já comentei sobre Kiera, devo falar sobre Alec.
Muito bom!
O personagem me chamou a atenção logo de cara, na chegada (extremamente cômica, diga-se de passagem) de Kiera ao passado, e essa inteligência toda dele é admirável. O tipo de personagem de que gosto. E ele é um adolescente inteligente, com um futuro brilhante… a relação entre ele e Kiera foi deliciosa de se assistir, muita química, embora ainda não contracenem. Foi ótimo ouvir as conversas, as alfinetadas, o assombro de Kiera x o entusiasmo de Alec.
Imperdível!
Sem contar que é ele quem traz todas as definições de viagens no tempo, explica o que está acontecendo, e ainda explica sobre as duas teorias. 1) Aquela na qual apenas de ter voltado no tempo, Kiera já alterou todo o futuro; e 2) Aquela na qual essa viagem já aconteceu antes e faz parte de sua linha temporal normal… qual a série seguirá não é insondável, uma vez que a cena final deixa uma bela dica… ou resposta.
CENA DE TIRAR O FÔLEGO!
Não quero divulgar spoilers, pois a cena final é um máximo justamente pela surpresa (embora já tenhamos entendido o que estava para acontecer alguns segundos antes) e pela maneira como a última fala é pronunciada… não posso reproduzi-la aqui, se quiser preservar essa sensação, mas assistam, é magnífico! LOUCO PELO PRÓXIMO EPISÓDIO! Sem contar que o que foi aquele papo de “Ele ainda não está pronto” no meio do episódio?
E por fim, o terceiro personagem que ganhou destaque foi o Detetive Carlos Fonnegra, representando a polícia de 2012, novo parceiro de Kiera na busca por esses fugitivos… não teve grande desenvolvimento nem nada assim, mas funcionou muito bem trabalhando com ela, acho que boas coisas podem surgir daí (o que foi Kiera “ameaçando” o Lucas? Eu ri muito!) – acredito que ele possui alguma história que valerá a pena.
Último comentário: de que lado você está? Confesso que eu fico dividido, pois embora goste bastante do personagem de Kiera e a entenda (suas motivações), não consigo parar de pensar que os presos podem têm mais razão e que eu provavelmente estaria no lugar deles numa situação real. Mas vou esperar ver os demais episódios para tirar conclusões a respeito disso!
Uma série ótima. Tem a ficção científica de que tanto gosto, personagens carismáticos com um grande potencial de grandes histórias, um humor natural que surge nos momentos mais inesperados e uma trama central interessante que pode ser muito bem desenvolvida. Além de algumas perguntas interessantes, algumas possibilidades… não sei para onde a série vai caminhar (nesse domingo já vai ao ar o 7º episódio!), mas estou colocando minhas esperanças. Vamos ver, até mais!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

Postar um comentário