Homem-Aranha 2 (2004)



Depois de ir várias (VÁRIAS) vezes ao cinema ver O Espetacular Homem-Aranha, com o Andrew Garfield, resolvi me aquietar um pouco e aproveitar meus DVDs da outra trilogia, dirigida por Sam Raimi. Fazer o que se eu sou meio fascinado pelo personagem? E revendo aquela trilogia, eu afirmo: Homem-Aranha 2 é um ótimo filme! Com alguns problemas, mas um ótimo filme.
Por quê? Por vários motivos… na verdade especialmente pelo vilão e pela maneira como o filme foi finalizado (e não, não estou me referindo àquela fugida de casamento clichê/ridícula protagonizada por Mary Jane, afinal não gosto muito dela não). Mas o filme não chega a ser perfeito porque ainda tem seus furos e me pergunto a razão de algumas coisas até hoje… como por qual razão Peter perderia seus poderes?
Ok, o filme deixa isso muito claro, mas a justificativa não me desce pela garganta. “Apaixonado pela Mary Jane, e com bloqueio”? Sério? Como já comentei, não sou o maior fã do Peter interpretado por Tobey Maguire, exageradamente bobo (mesmo agora) e que idolatra Mary Jane de tal maneira que deixa que isso interfira negativamente em sua vida… para começar que por que ele se apaixonaria pela Mary Jane? Sério, quem se apaixonaria por ela? Tudo o que ela sabe é gritar…
E ser pega pelos vilões.
TODO FILME!
Mas revendo o filme por esses dias, me deparei com aquele momento em que Peter fica sem teias… eu parecia aquele meme do Jackie Chan. Juro. No gibi isso é perfeitamente aceitável (e recorrente), afinal a teia é MECÂNICA! [Por falar nisso, espero que isso venha a acontecer nos próximos filmes de Marc Webb] Mas por que uma teia orgânica simplesmente acabaria? As aranhas ficam sem teia em algum momento?
Vai saber, não entendo de aranhas.
Mas vamos continuar. Deixando de lado esses furos gritantes, o filme é muito bom. Dr. Otto Octavus é ótimo como vilão (muito mais interessante do que o Duende Verde) e proporciona cenas de ação belíssimas (embora o Homem-Aranha ainda pareça saído do videogame). E o filme se preocupa em desenvolvê-lo como pessoa, tem toda a parte dramática – coisa que ficou muito a desejar em qualquer outro filme do cabeça de teia, venhamos e convenhamos.
Se ele é ótimo como vilão, o clímax do filme é imperdível! A cena de Peter Parker (sem máscara) parando o trem já virou lenda. Fantástica! Sem contar que foi a primeira vez que sua identidade foi revelada para alguém… e ali já começou a brincadeirinha, né? Em menos de dez minutos o trem todo tava sabendo, o Harry, Otto e a própria Mary Jane… mas não posso reclamar afinal as cenas foram muito interessantes. E aproveitando a deixa de Harry, já temos aquela iniciação dele no mundo dos vilões, ele está prestes a se tornar o Duende Verde.
Mas só eu que não acho sua interpretação convincente aqui?
O filme está ótimo. Na trilogia de Sam Raimi, esse pode ser o melhor longa – que consegue desenvolver um pouco o personagem (mais como Homem-Aranha do que como Peter Parker) e nos proporciona um dos vilões mais interessantes do Universo de Parker… uma pena que Tobey Maguire não tenha nascido para ser Peter – fala sério: como eu já comentei, ele não tem a fibra de super-herói! Vide a cena em que ele desiste de ser Homem-Aranha e vê as pessoas apanhando, o crime subindo… e nem tenta fazer nada!
Não que ele fosse conseguir.
Enfim, ótimo filme. E rever a trilogia de Sam Raimi é uma boa dica nesse momento, podemos matar as saudades. E tem muitas qualidades que merecem ser admiradas. E esperamos o lançamento do DVD do novo O Espetacular Homem-Aranha. Mas para fãs do cabeça de teia, ficamos em contato com ele… temos outros filmes, desenhos animados, gibis… estou lendo bastante ultimamente, hein! Boa dica… até mais!
Go get them, tiger.

P.S.: O humor está presente, mas ainda deixa um pouco a desejar. Aquele patrão de Peter Parker no jornal é bastante caricaturado, e embora apresente cenas divertidas, ele não parece natural. E a única coisa em Tobey que me faz rir é seu jeito exageradamente bobo. He lacks Andrew Garfield’s inborn sense of humor. Mas sejamos justos: a cena do elevador me fez rir. MUITO. Pinica? E entra um pouco na bunda? Dignos das HQs, não?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Oi! Passando por aqui só pra assinar em baixo de muita coisa que vc apresentou a partir desse post. Amo o homem-aranha, é meu super herói predileto! Um dos melhores filmes com certeza é o segundo da trilogia passada, como vc bem falou. Amei o vilão apresentado nesse filme, achei que ele foi bem mais construído e com certeza bem melhor que o duende verde, pelo qual eu tenho uma grande antipatia. Também achei que Harry não foi muito convincente e faltou sustância nesse personagem e em seus objetivos, entretanto acho a atuação do ator que interpreta ele sensacional! Não gosto da Mary Jane, dramática demais por meu gosto! Concordo que o ápice do filme seria a cena do trem, o que foi aquilo? Uma ótima construção de cena! Também acho que o filme tenha seus furos, fiquei meia sem entender quando assisti pela primeira vez (talvez até hoje eu esteja sem entender, haha). Vc não gosta do Tobey como homem-aranha? Sério? Nossa, eu amei ele nessa atuação e sinto saudades. Mas enfim... Com toda a certeza um ótimo filme, talvez o melhor!
    Prazer, bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :P
      É muito bom, e tem momentos memoráveis que entraram para a minha história... mas tem furos absurdos como essa perda de poderes que não me desce pela garganta até hoje...
      Eu não gosto da atuação do Tobey, porque ele NÃO É o Peter Parker =x Ele é bem fraco e diferente do que é apresentado para a gente no universo da HQ... Peter Parker não tem esse jeito tão bobão quanto o Tobey faz... e quando comparamos com o trabalho de Andrew Garfield, um Peter tão perfeito e fiel às páginas dos quadrinhos, não tem como gostar tanto assim do Tobey... mas sei lá, o filme tem sim seus méritos!
      Prazer, volte sempre! :D

      Excluir

Postar um comentário