Percy Jackson e os Olimpianos


Hoje iniciamos a primeira semana desse Mês Temático: Semana Meio-Sangue.
Eu comecei a ler Percy Jackson há quase dois anos. Tenho o orgulho de poder dizer que fui um fã de Percy antes que o filme pudesse existir. Fico muito contente em dizer que li (e não só o primeiro) antes da estréia do longa, e que por isso estava na estréia do filme, todo ansioso… e também posso dizer que terminei de ler a saga antes que ela fosse lançada no Brasil, pois comprei meus livros dos Estados Unidos e li em inglês, porque não queria esperar pela tradução…
Assim, com muito orgulho, sou um fã de Percy Jackson muito antes do filme. Um pouquinho de história (serei breve), por volta de um mês antes da estréia de Percy Jackson e o Ladrão de Raios no cinema, eu estava de férias, num hotel, trancado dentro do quarto lendo A Maldição do Titã. Ainda é meio que meu livro preferido na série. Ele e A Batalha do Labirinto me deixam dividido. O quarto livro eu li pouco depois de ter visto o filme, e o último volume eu comprei dos Estados Unidos e li antes que tivesse sido lançada a versão nacional.
Versão Deluxe de O Ladrão de Raios
E eram ótimos livros. Eu simplesmente os devorei. Gosto demais da narração de Rick Riordan e da maneira como ele conta suas histórias. É uma leitura leve, divertida e cheia de ação. A história dele nunca pára. Sempre tem alguma coisa acontecendo, então a cada virada de página (e é verdade), temos mais e mais aventura para lermos. O livro nos prende por isso. Sem contar que a narrativa de Percy Jackson é extremamente divertida, sarcástica em alguns pontos, apenas engraçada em outros. É um livro muito gostoso de ler. E os livros foram melhorando ao longo da série. Infelizmente, acho que O Último Olimpiano é um dos mais fraquinhos. Porque o que mais encanta na série é a enorme quantidade de aventuras e histórias, e no último livro da série tudo gira em torno de uma única história (sei que é o grande clímax, toda a guerra e tudo o mais, mas ainda assim). Os outros livros são melhores…
E as profecias… as profecias sempre me deixaram contentes. Para começar que quando víamos o Oráculo, sempre eram cenas que me encantavam. Em O Ladrão de Raios, quando temos toda aquela história de fumaça verde e a voz… bem, eu fiquei eletrizado com aquela coisa toda (pena que não esteve no filme). E as profecias em si são ótimas, sempre tentamos decifrar sobre o que elas estão falando e coisas assim… é sempre muito bom.
Abaixo trouxe algumas informações sobre os cinco livros dessa série. Capa (todas por Christner Kettner) e algumas informações importantes, além da sinopse e da profecia de cada um dos livros. É só clicar em “ler a matéria na íntegra” para ver todo o texto. Até mais!


Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios
Título Original em Inglês: The Lightning Thief
Data de lançamento: 2005 (EUA) e 2008 (Brasil)
Número de Páginas: 375 (EUA) e 385 (Brasil)
Sinopse: Percy Jackson descobre que é filho de um deus grego, e que por isso tem vários monstros o caçando e querendo matá-lo. Assim, ele precisa fugir para o único lugar seguro para pessoas como ele: o Acampamento Meio-Sangue; após ser reclamado por Poseidon, Percy parte em missão com seus amigos Annabeth (filha de Atena) e Grover (um sátiro) para recuperar o raio roubado de Zeus, antes que uma guerra se instale no Olimpo.

Profecia: Você irá para o Oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa.

Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros
Título Original em Inglês: The Sea of Monsters
Data de lançamento: 2006 (EUA) e 2009 (Brasil)
Número de Páginas: 279 (EUA) e 285 (Brasil)
Sinopse: Aqui, Percy Jackson e seus amigos partem em busca do Velocino de Ouro, o único artefato mágico que pode proteger da destruição o lugar preferido de Percy (e o mais seguro até o momento): o Acampamento Meio-Sangue; quando a árvore de Thalia é envenenada, as fronteiras mágicas que protegem o acampamento se vêem ameaçadas, e é preciso enfrentar o Mar de Monstros e buscar o Velocino.

Profecia: Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.

Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã
Título Original em Inglês: The Titan’s Curse
Data de lançamento: 2007 (EUA) e 2009 (Brasil)
Número de Páginas: 312 (EUA) e 336 (Brasil)
Sinopse: Percy recebe um chamado de Grover e parte em mais uma missão para buscar dois novos meio-sangues descobertos (de ascendência ainda desconhecida); em meio a tudo, não são só os novos meio-sangues que correm perigo, pois Cronos, o Senhor dos Titãs, está tentando se reerguer e tem seus próprios planos: um monstro com poder para destruir o Olimpo foi despertado, e Artemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos (com a ajuda das Caçadoras) tem apenas uma semana para resgatar a deusa e solucionar o mistério.

Profecia: A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha
Campistas e Caçadoras, juntos, cada um brilha,
A maldição do titã um deve sustentar,
E pela mão do pai um irá expirar.

Percy Jackson e os Olimpianos: A Batalha do Labirinto
Título Original em Inglês: The Battle of the Labyrinth
Data de lançamento: 06 de Maio de 2008 (EUA) e 10 de Fevereiro de 2010 (Brasil)
Número de Páginas: 361 (EUA) e 367 (Brasil)
Sinopse: O Monte Olimpo encontra-se em perigo quando Cronos, o titã que foi destronado, cortado em pedaços e jogado no tártaro pelos doze deuses olimpianos, prepara um grande retorno. O primeiro passo trata-se de destruir o campo de treinamento dos heróis, o Acampamento Meio-Sangue. Para defendê-lo, Percy, Tyson, Annabeth e Grover têm uma missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento, nos corredores do temido Labirinto de Dédalo – um universo subterrâneo cheio de surpresas.

Profecia: Descerás na escuridão do labirinto infinito,
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer,
E perderás um amor pra algo pior que morrer.

Percy Jackson e os Olimpianos: O Último Olimpiano
Título Original em Inglês: The Last Olympian
Data de lançamento: 05 de Maio de 2009 (EUA) e 10 de Agosto de 2010 (Brasil)
Número de Páginas: 416 (EUA) e 384 (Brasil)
Sinopse: Os meio-sangues tiveram um ano para preparar-se para a batalha contra os Titãs, mas sabem que as chances são pequenas, e que cada deus ou semideus que se une a Cronos dá mais força a seus exércitos. Enquanto os Olimpianos estão lutando contra Tifão, Cronos avança sobre Nova York, onde fica o Monte Olimpo, e apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Aqui, teremos o maior dos combates, o mundo quase sendo destruído, o destino da civilização nas mãos do semideus da antiga profecia, e Percy aproximando-se do seu aniversário de dezesseis anos. A dúvida fica: o herói será capaz ou não de tomar a decisão correta?

Profecia: Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar.

Comentários