HQ de “O Ladrão de Raios”


Foi mais ou menos uma hora sentado para que eu lesse a HQ de “O Ladrão de Raios” inteira; e a leitura foi tão gostosa que me prendeu, e nem vi esse tempo passar… quando me dei conta, ela tinha acabado e pronto… mas é claro que eu fiz minhas anotações e eu tenho algumas coisas para comentar.
Versão Deluxe
Para começar, a HQ foi lançada no Brasil esse ano, em Agosto, e tem a seguinte ficha técnica: a adaptação fica por conta de Robert Venditti, arte por Attila Futaki, colorido por José Villarrubia, layout por Orpheus Collar e lettering por Chris Dickey.
Eu achei muito interessante, mas assim como o filme, é uma adaptação e muita coisa se perde; ainda tenho que dizer que o livro de Rick Riordan é sempre melhor… mas acho que foi a primeira HQ adaptação de um livro que eu li, e gostei da experiência… quando peguei o livro (em HQ) pela primeira vez nas mãos, lembro-me de ter tido o pensamento de que era bem fino… também achei a imagem da capa linda, mas achei o Percy velho demais para 12 anos… no entanto, eles deixam bem claro que essa a idade… à primeira vista, achei que os desenhos podiam ser bem melhores do que são, mas lendo-os, gostei bastante.
Acho que é mais superficial que o livro de verdade. É mais para quem já tenha lido o livro e já conheça a história como ela realmente é; porque a HQ é bastante resumida, muita coisa fica de fora, e não dá tempo de absorver tudo que é necessário, de ter todas as explicações, e se apaixonar pelos personagens como podemos no livro… eles não têm tempo para ser suficientemente carismáticos… agora, tendo conhecimento do livro e da história, dá para se divertir, sim.
Apesar de achar que o desenho podia ser um pouco melhor, a leitura é bem prazerosa; gosto de como a história é contada agilmente, com imagens bem interessantes, diálogos legais, e mudanças rápidas; gostei das mudanças de cores em determinadas cenas… como o verde que tomou conta da cena do Oráculo (desenhos macabros, gostei bastante), do preto na cena do sonho com Cronos, e do azul na cena embaixo da água em que Percy ganha as Pérolas. Isso torna a história um pouquinho mais real, porque te transmite mais aquela atmosfera, mais aquele momento da história, e você realmente se sente lá… não é à toa que ao final você nem viu o tempo passar e a HQ simplesmente terminou…
Versão Deluxe
Algumas coisas, no entanto, ficaram de fora… por exemplo, não tivemos aquela coisa toda de Ares mandar que buscassem seu escudo… nem tivemos a Medusa; quando me dei conta disso era a parte que estava lendo sobre o Cassino Lótus… e simplesmente não tinha tido Medusa nenhuma! O Percy também estava um pouquinho mais revoltado do que estamos acostumados (acontece que a narrativa em primeiro pessoa nos aproxima demais do personagem, no livro original), mas as cenas iniciais em que ele já apresenta seus poderes foram ótimas; as cenas finais da HQ, deixando bem claro a ameaça de Cronos me pareceram um pouco diferentes… o Percy que vimos ali era bem mais entendido de Cronos do que no livro… e não tivemos o confronto final com Luke…
De maneira nenhuma essa HQ substitui o livro, mas é interessante. Se você é fã do livro, é fã de Rick Riordan, eu aconselho a leitura; é uma experiência bastante diferente, e não acho que vocês devam perder essa chance… leiam, vejam as diferenças, entrem nesse mundo por uma outra porta dessa vez… e depois voltem aqui para me contar o que acharam! Até mais!

Comentários