O Acampamento Meio-Sangue

Toda grande aventura precisa de um lugar onde nossos heróis possam se juntar, se conhecer, treinar e se preparar. Mas mais importante que isso, é preciso um lugar onde eles se sintam seguros, protegidos. Em Percy Jackson, o Acampamento Meio-Sangue realiza esse papel. A entrada para ele se localiza em uma colina, em Long Island, Nova York, ao lado de um pinheiro (que mais tarde descobre-se ser Thalia, filha de Zeus).
Como qualquer lugar seguro na Terra, e em livros de ficção, ele deixa de ser seguro vários momentos. Por exemplo, em O Mar de Monstros, quando eles precisam buscar o Velocino de Ouro para proteger o pinheiro, que começava a morrer. Outro momento marcante em que o Acampamento corre perigo fica para A Batalha do Labirinto, em que os semideuses travam uma batalha no Labirinto de Dédalo, na esperança de que os capangas de Cronos não consigam atingir o Acampamento.
O Acampamento Meio-Sangue (não o do filme, diga-se de passagem) é aquele lugar aconchegante. Você o imagina, e imagina um lugar onde você gostaria de morar, onde gostaria de estar. Eu gosto bastante do Acampamento, para mim ele é lindo, e tem uma sensação de segurança (apesar dos inconvenientes). Além do mais, ele parece ser um lugar divertido para se morar, com tantos meio-sangues juntos, e várias das atividades parecem ser muito interessantes, como a Captura à Bandeira.
Clarisse na versão
Deluxe de PJ
Os responsáveis pelo Acampamento são (na primeira série) Dionísio, deus do vinho, de castigo lá (ordem de seu pai, Zeus) por ter namorada uma ninfa dos bosques, e o diretor de atividades é Quíron, um grande centauro de pêlos brancos. Entre os campistas mais marcantes temos Percy, Annabeth, Luke e Clarisse; e a partir de O Último Olimpiano temos Rachel morando lá também, como o novo Oráculo.
Até O Último Olimpiano, o Acampamento possuía 12 chalés, um para cada deus grego, organizados em forma de U, da mesma maneira como as cadeiras são organizadas no Olimpo; em cada um dos chalés residem os filhos semideuses desses deuses… alguns estão lá, mas nunca são utilizados, como o de Hera e de Ártemis; depois desse livro, o Acampamento ganha mais 10 chalés (exigências de Percy Jackson) para abrigar os filhos de Hades e dos deuses menores. Cada chalé tem a aparência que remete ao deus a que se refere… por exemplo o chalé em que Percy mora, de Poseidon, apresenta conchas, coral, um cheio de água salgada que parece nunca ir embora, uma fonte de água e coisas desse tipo.
Percy e Annabeth,
versão Deluxe
Os chalés seguem essa ordem: Chalé 1 – Zeus, passou grande tempo vazio, depois abrigou Thalia por um tempo, voltou a ficar vazio e depois recebeu Jason, em O Herói Perdido. Chalé 2 – Hera, eternamente vazio por ela não ter filhos semideuses. Chalé 3 – Poseidon, habitado apenas por Percy Jackson normalmente, mas Tyson faz suas passagens por lá. Chalé 4 – Deméter, nada tão importante na série. Chalé 5 – Ares, o campista que mais se destaca nesse chalé é Clarisse. Chalé 6 – Atena, e o grande destaque fica para Annabeth. Chalé 7 – Apolo. Chalé 8 – Ártemis, normalmente vazio, mas abriga as Caçadoras quando estas visitam o Acampamento Meio-Sangue. Chalé 9 – Hefesto, já abrigou Beckendorf, morto no fim da primeira série, e entre muitos outros hoje abriga Leo Valdez, um dos mais poderosos filhos de Hefesto, possuidor do poder de piro cinese, que há muito não se via. Chalé 10 – Afrodite, a mais ilustre moradora do chalé é a atual Piper. Chalé 11 – Hermes, um dos melhores chalés e mais lotados, pois além de abrigar os filhos do deus, ainda abriga os semideuses que ainda não foram reclamados; um dos campistas mais ilustres dali foi Luke Castellan. Chalé 12 – Dionísio. Após O Último Olimpiano, os seguintes deuses ganharam chalés: Hades, Íris, Hipnos, Nêmesis, Niké, Hebe, Tique, Hécate, Pérsefone e Éolo.
Além disso tudo, ainda temos outros lugares marcantes no Acampamento Meio-Sangue, como o Anfiteatro e o Refeitório. O Refeitório é um lugar que eu teria adorado ver no filme, mas não existiu… eu queria muito ver as mesas de cada um dos deuses, seus filhos comendo, e as oferendas aos deuses… o anfiteatro é onde ocorre algumas reuniões, e onde Percy Jackson ganha sua primeira missão.
Por fim, temos a Casa Grande, onde acontecem várias das coisas mais importantes, por exemplo, os Conselhos dos Campistas, com a presença do conselheiro de cada um dos chalés. Também é onde moram Quíron e Dionísio; até o quinto livro é lá que fica o Oráculo de Delfos, no sótão, em uma múmia, até que Rachel se torna o novo Oráculo e vai morar em uma gruta, também dentro do Acampamento…

Mapa do Acampamento Meio-Sangue
(Clique na imagem para ampliá-la)
O Acampamento Meio-Sangue é aquele típico lugar que te faz viajar, te faz imaginar. Você imagina nele algo real, você se imagina andando por lá, e é um lugar que você gosta. É aquele tipo de lugar essencial em uma narrativa, aquele lugar que faz com que o leitor volte para lá, que prende o leitor às páginas do livro… gostaria de um dia ver o Acampamento Meio-Sangue de verdade em um filme… e ver as camisetas laranjas dos campistas… como ainda não conheço muito o acampamento das camisetas roxas (sem maiores spoilers, para quem ainda não está lá), não vou comentar, mas deve ser bem interessante, e bem diferente. Não parece assim tão acolhedor… até mais, pessoal!

Comentários