As Crônicas dos Kane

Hoje, iniciamos a Terceira Semana Temática:
Semana dos Kane


As Crônicas dos Kane é a segunda série de sucesso escrita por Rick Riordan. Começou a ser publicada depois de Percy Jackson e os Olimpianos já finalizado, e agora se alterna nos lançamentos de livros novos com a outra série de Riordan, Os Heróis do Olimpo. Segundo o autor, o plano é que essa seja uma trilogia. Quando lia o primeiro, na realidade, não conseguia imaginar nem mesmo um segundo volume que fosse de longe tão bom quanto o primeiro… mas Rick Riordan sempre faz um bom trabalho, e o segundo volume vem para provar que precisamos de mais um, uma finalização (O Trono de Fogo apenas prepara o terreno).
Eu o li o primeiro no começo desse ano, em plena viagem. Era Janeiro, e eu ficava em casa, trancado no quarto lendo, enquanto todo mundo saía para fazer alguma coisa… nem no meu estado eu estava mais, mas foi uma das melhores férias e melhores viagens que eu já fiz! Porque eu fui para o Egito Antigo, não para nenhum outro lugar… nem lembro direito para onde eu fui de verdade. Que seja… eu comecei a ler o livro na esperança de que fosse bom, mas foi muito melhor. O segundo eu li no mês passado (mas trarei um texto mais detalhado sobre isso).
As Crônicas dos Kane traz o melhor de Rick Riordan… quando li, não conseguia parar de pensar que tinha sido melhor que Percy Jackson. Percy fora ótimo, mas a história de A Pirâmide Vermelha era simplesmente muito mais incrível… a Mitologia Egípcia é de longe muito mais complexa que a Mitologia Grega ou Romana, e ainda assim Rick Riordan conseguiu nos apresentar um mundo interessante… eu me apaixonei pela história, entrei no livro, e vivi com Carter e Sadie… foram dias de experiências maravilhosas… eu simplesmente devorei o livro… lia de manhã até à noite, e depois ia dormir… um dos livros que li mais rápido na vida, e mais apaixonado pela história. Simplesmente encantador.
Uma coisa que admiro na narrativa de Rick Riordan é como ele consegue passar suas lições, consegue fazer com que aprendamos alguma coisa que às vezes nem nos preocupamos em pesquisar, mas de maneira divertida, perfeitamente implícita na história. As histórias de Riordan são divertidas (vide várias cenas engraçadas que lemos nessa série), a ponto de muitas vezes termos que parar para poder rir, ao mesmo tempo tem conteúdo, e tudo acontece de maneira muito rápida. A Pirâmide Vermelha, por exemplo, continha uma sequência de acontecimentos espetaculares; a cada capítulo várias e várias coisas aconteciam, e uma era mais emocionante que a outra… não tinha como ter coragem de simplesmente largar o livro… tínhamos que ler e ler muito…
Uma das melhores coisas é como Rick Riordan se preocupa para que sua narrativa seja crível. Ele quer que nós acreditemos que aquelas coisas podem ter acontecido de verdade. Dessa vez, temos Carter e Sadie mandando uma gravação com essa história, para que ele a transcreva. Mas melhor do que isso é como durante o livro ele nos apresenta vários fatores e acontecimentos para provar que tudo aquilo é real… seja através de fatos históricos já comprovados, seja por explicações (às vezes até em forma de brincadeira) de o que as outras pessoas estão vendo… tudo é muito interessante!
E a narrativa se divide entre os irmãos, Carter e Sadie; é incrível, cada um tem sua maneira de narrar. Temos dois capítulos de um, depois dos capítulos do outro, e é isso que torna a narração mais divertida, e faz com que os personagens sejam muito mais reais. Cada um conta a história de sua maneira, dando importância a seu ponto de vista, fazendo comentários próprios, e isso torna interessante imaginar como o outro teria contado aquela mesma parte da história. Cada um tem seu encanto… no começo achei que Carter seria o melhor narrador por ter mais conhecimento e tudo o mais, mas acho que no geral as narrações de Sadie foram ainda melhores; com explicações na medida certa, um humor afiado e ela era uma personagem muito astuta. Gostei bastante dela… e como temos os dois sozinhos contando a história, sabemos que podemos confiar neles, mas Riordan deixa no ar aquele mistério, e não sabemos em quem mais conhecer além dos dois, isso é incrível! Isso em Pirâmide Vermelha, o Trono de Fogo não deixa tanto esse mistério no ar…
Abaixo eu trouxe algumas informações sobre os dois livros já lançados da série, como capa, data de lançamento, número de páginas e sinopse. É só clicar em “ler a matéria na íntegra” para ver todo o texto. Até mais!

As Crônicas dos Kane: A Pirâmide Vermelha
Título Original em Inglês: The Red Pyramid
Data de lançamento: 04 de Maio de 2010 (EUA) e Outubro de 2010 (Brasil)
Número de Páginas: 516 (EUA) e 445 (Brasil)
Sinopse: Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada – uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.
Gravação de Sadie e Carter: O que você vai ler neste livro é a transcrição de um registro digital. Em certos pontos, a qualidade do áudio era ruim, por isso algumas palavras e frases representam o melhor palpite do autor. Sempre que possível, ilustrações de símbolos importantes mencionados na gravação foram adicionadas. Ruídos de fundo, como os de xingamentos, agressões e tabefes entre os dois locutores, não foram transcritos. O autor não assegura a autenticidade do registro. Parece impossível que seja verdade o que dizem os dois jovens narradores, mas você, leitor, deverá decidir por si.

As Crônicas dos Kane: O Trono de Fogo
Título Original em Inglês: The Throne of Fire
Data de lançamento: 09 de Maio de 2011 (EUA) e 17 de Outubro de 2011 (Brasil)
Número de Páginas: 464 (EUA) e 389 (Brasil)
Sinopse: Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico.
Gravação de Sadie e Carter: Esta é a transcrição de um arquivo de áudio. Carter e Sadie Kane tornaram-se conhecidos por uma gravação que recebi no ano passado e transcrevi no livro A Pirâmide Vermelha. Esse segundo registro chegou à minha casa logo após a publicação do primeiro, então suponho que os Kane confiam em mim o suficiente para que eu continue a contar sua história. Se este relato for verídico, o novos acontecimentos só podem ser descritos como alarmantes. Pelo bem dos Kane, e do mundo, espero que tudo não passe de ficção. Caso contrário, estamos todos muitíssimo encrencados.

Comentários

  1. Eu adquiri a Pirâmide Vermelha em setembro e posso dizer que ele reúne todos os elementos que aprecio em Percy Jackson misturado a algo mais. Eu estou ansiosa para ler a continuação!

    ResponderExcluir
  2. O Trono de Fogo é bem interessante, mas é o típico livro meio-de-trilogia, que só te prepara para o final... Pirâmide Vermelha ainda me encanta mais! Volte sempre! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário