O trio de “O Herói Perdido”


O trio de “O Herói Perdido” foge um pouco daquele estereótipo de trio de ficção. Não há como traçar paralelos entre esse trio e outros trios famosos… e, vamos combinar, esse trio é muito melhor do que o trio de Percy Jackson. Eu gostava deles, eles eram interessantes, mas Jason, Leo e Piper são demais! Eles funcionam perfeitamente juntos, é a melhor equipe que Rick Riordan já criou (até o momento).
Vamos começar falando de Jason. Jason é um dos personagens mais misteriosos e enigmáticos que já apareceu no Acampamento Meio-Sangue; e muito diferente do que se podia imaginar, dá para gostar dele logo de cara. Eu tinha medo de que alguns fãs começassem com protecionismo a Percy e não gostassem do novo protagonista, mas não vi isso acontecer (felizmente!). Acontece que Jason nos prende logo de cara. Toda aquela sua atitude misteriosa, sua perda de memória, tudo nos contava que ele era alguém importante. Ele era novo, nunca tínhamos ouvido falar dele, mas sabíamos que ele tinha feito coisas tão grandes quanto Percy, ou ainda maiores. Essa foi a grande vitória de Rick Riordan: ele conseguiu criar um personagem que não fosse mais “verde” que Percy… o que Percy levou cinco livros para conquistar, Jason conquistou em algumas páginas. Não teremos Percy dando instruções a Jason, ou sabendo mais que Jason quando eles se encontrarem… os dois são grandes líderes, cada um de seu acampamento. Os dois já passaram por grandes coisas, e tudo o mais. E também, não conhecemos um Jason tão novo quanto Percy no início da série, portanto já sabemos que ele tem sua própria experiência. E eu gosto bastante de Jason… ainda não li O Filho de Netuno, mas atrevo-me a dizer que gosto mais de Jason do que de Percy… por enquanto. A sua narrativa é interessante, sua história é boa, e o fato de ele ser romano é fantástico… isso de Hera ter roubado sua memória, de ele ser filho de Júpiter (Zeus na versão grega) torna o personagem ainda mais interessante. Porque a gente tem curiosidade de saber mais sobre ele, de saber como é seu acampamento, como ele foi treinado, o que ele viveu, como é ser filho de Júpiter… ah, e isso torna ele poderoso, e irmão mais novo de Thalia… mas Thalia é filha grega, Jason é filha romana… espero ainda ver os deuses mais detalhadamente em seus aspectos romanos…
Depois de um longo texto sobre Jason, estou indo para Leo. Leo é um pouco mais inexperiente. Ele é grego, como já estamos acostumados, e ele não sabia que era um meio-sangue, ainda não viveu muita coisa, mas ele é divertido. Ele é o personagem que te cativa logo de cara. Simpático, interessado e curioso. Isso o torna um dos mais inteligentes filhos de Hefesto. Consegue achar Festus, consertá-lo e utilizá-lo… também é ele que encontra a oficina de Dédalo, o que já o torna bastante popular no Acampamento, e ele tem o poder de conjurar fogo e controlá-lo, habilidade bastante rara; isso ainda é um grande segredo, mas eu mal posso esperar para quando isso vier à tona… isso significa que Leo é mesmo muito poderoso, por isso eu gosto dele. Ele também sempre carrega consigo um cinto de utilidades de onde tira várias coisas, e tem certa facilidade por se apaixonar, pudemos ver isso em O Herói Perdido. Quando Jason acorda sem memória com eles, ele diz ser seu melhor amigo, e depois eles acabam mesmo se tornando melhores amigos…
Por fim, temos Piper. Piper começa o livro dizendo ser a namorada de Jason, e é realmente triste ver que ele não se lembra dela… com o decorrer do livro, descobrimos todo o caso de Jason ser de outro acampamento e ser romano, portanto seu namoro com Piper nunca existiu de fato. É triste ver Piper descobrindo essas coisas… ainda hoje, nada acontece entre os dois, pode acontecer ou não. Eu apostaria nos dois como um casal se não existisse o risco de Jason ter deixado para trás uma namorada no Acampamento Romano, assim como Percy deixou Annabeth… Piper é uma personagem simpática, inteligente e astuta, não tem como não gostar dela. Fica amiga de Annabeth, e as duas tem algumas características em comum… gosto das duas igualmente, mas Piper parece um pouco mais revolucionária. É engraçado, depois de conhecermos a personagem, vê-la ser reclamada como filha de Afrodite, mas ela vem justamente para quebrar o preconceito contra suas filhas, de que são sempre fúteis e coisas assim. Gostei dessa revolução, gostei de ver Piper como filha de Afrodite, gostei de vê-la se tornando a nova conselheira (já!) do Chalé e colocando ordem por lá… parece que as filhas de Afrodite podem, sim, não ser fúteis e preocupadas com a beleza e mais nada. Ela tem o poder de induzir as pessoas a fazer o que ela quer, e isso já era uma dica de qual era sua ascendência no Olimpo… uma personagem bem interessante, não sei como será seu futuro na série. Mas acho que ela promete, já tendo causado revolução no Acampamento em seu primeiro livro… agora, se Jason tiver mesmo uma outra namorada, o clima entre Piper e ela não será nada bom…
E esse trio funciona perfeitamente juntos. Separadamente, cada um tem suas características positivas, cada um tem sua história, e eles são ótimos personagens. Juntos, eles são um time incrível, e podemos notar isso quando eles saem em missão. As cenas do trio são sempre ótimas; consegui me apaixonar pelos personagens muito mais rápido do que em Percy Jackson e os Olimpianos. Não quero, de maneira nenhuma, falar mal daqueles personagens, mas é que esses parecem ainda mais carismáticos, ainda mais poderosos… o livro em si apresenta muito mais ação e muito mais emoção… ao mesmo tempo que a história é muito ágil, os personagens se desenvolvem com perfeição, fazendo com que gostemos deles… Rick Riordan acertou mesmo dessa vez! Fica a dica de livro para quem quiser ler… até mais!

Comentários