Deuses Gregos em “Percy Jackson”


Como todos sabem, a história de Percy Jackson e os Olimpianos se utiliza bastante da Mitologia Grega; assim, não poderia deixar de lado os grandes deuses gregos, certo? Por um tempo, muito se comentou de que Rick Riordan estaria modificando a Mitologia e que isso não era legal e tal… no entanto, está mais do que provado que os livros de Riordan despertam o interesse pelo tema, e várias crianças passaram a estudar Mitologia Grega por causa de Percy Jackson.
Traduzindo: crianças pesquisando assuntos escolares por vontade própria, por lazer. Ponto para Rick Riordan.
Zeus e Poseidon
Eu sempre fui um grande fã de Mitologia Grega… as histórias (por vezes bastante estranhas) sempre me fascinaram. No entanto, nunca fui muito fã de Hércules, um dos heróis mais famosos da Mitologia; acho que tudo começou (para mim) com Monteiro Lobato… como eu leio Monteiro Lobato há tantos anos que eu nem consigo me lembrar, a origem desse gosto pode ter vindo de lá, em livros como O Minotauro e Os Doze Trabalhos de Hércules. Mas que seja…
Em Percy Jackson, temos os deuses (alguns com mais importância e aparições do que outros) com personalidades parecidas com a original, mas com algumas diferenças, afinal eles vivem no mundo atual, eles precisam se adaptar. Dionísio, por exemplo, bebe Coca Diet… tudo bem que isso é só um castigo de Zeus, e tudo o mais, mas é legal. O deus do vinho, em Percy Jackson, é o diretor do Acampamento Meio-Sangue até O Último Olimpiano. Não o vemos mais e O Herói Perdido.
Atena, Zeus e Poseidon
Começando pelos Três Grandes, vou falar de Zeus. Zeus é convencido, arrogante, rei dos deuses, e por vezes cria algumas leis absurdas (ele que não deixou os deuses se aproximarem mais de seus filhos meio-sangues); teve muita importância em O Ladrão de Raios, quando seu raio foi roubado, mas não tanta nos outros volumes. Poseidon garante que ele é bastante dramático e poderia ser o deus do teatro. Pai de Thalia Grace, seu chalé é o de número 1 no Acampamento.
O rei dos mares, Poseidon, é um dos que mais ouvimos falar na série, sendo o pai do protagonista, Percy Jackson. Seu chalé é o de número 3; mesmo sendo o pai do protagonista, não tem assim tanta importância, é citado muito, mas nunca tão importante; e por fim, Hades, pai de Nico e Bianca di Angelo, não tem um chalé no Acampamento até O Último Olimpiano.
Perséfone e Hades
Um deus com quem simpatizo, por alguma razão, é Hermes, o mensageiro dos deuses e deus dos viajantes, da comunicação e dos ladrões; seu chalé é o 11, onde ficam os semi-deuses ainda não reclamados e seus filhos, pai de Luke. Aparece com um pouco mais de importância em O Mar de Monstros, quando ajuda Percy. Hera é uma deusa meio irritante; intrometida, convencida, não me agrada; seu chalé é o 2, sempre vazio por só ter tido filhos com Zeus; tem uma grande participação em O Herói Perdido, mais do que teve em toda a extensão de Percy Jackson e os Olimpianos. Atena é alguém que vemos pouco, mas é mãe de Annabeth e realmente não gosta de Percy (influência de sua rivalidade com Poseidon, certamente).
Poseidon
Depois temos Ártemis, que possui o chalé 8 no Acampamento, que também está sempre vazio, por ser uma deusa eternamente virgem. Só é ocupado por seu grupo de Caçadoras, em algumas visitas, e sua maior participação acontece em A Maldição do Titã. Também temos Apolo, irmão gêmeo de Ártemis, deus do sol, e dirige um Maserati Spyder vermelho, usa óculos de sol e tudo o mais, e parece ter entre dezoito e dezenonve… é o deus mais estilo playboy que conhecemos, e é bem divertido. Ares, deus da guerra, também de óculos escuros para esconder seus olhos (que são chamas), visto já em O Ladrão de Raios (exceto no filme), pai de Clarisse; por fim, temos Afrodite, deusa do amor… suas filhas tendem a ser bastante fúteis, mas nem sempre assim… em O Herói Perdido temos algumas surpresas quando Piper é reclamada para sua casa.
Monte Olimpo
E assim aprendemos a conhecer muitos dos deuses gregos, suas principais características, seus temperamentos. É uma ótima maneira de apresentar a Mitologia Grega a quem ainda não conheça, até porque além dos deus temos os Titãs, temos alguns heróis e várias histórias sendo contadas. A Mitologia é muito bem utilizada na série, jogando histórias em alguns lugares e explicando-as, fazendo com que conheçamos as histórias e que nelas tenhamos dicas importantes para o futuro de Percy… realmente é preciso bastante inteligência para mesclar tudo como Rick Riordan conseguiu… mais uma vez, fica a dica para quem ainda não leu! Até mais!

Comentários

Postar um comentário