Merlin 4x05 – His Father’s Son


Esse episódio de Merlin foi bastante centrado nos primeiros dias de Arthur como rei… se eu disse que não tivemos muito disso no episódio passado (e eu senti falta), esse veio para compensar… tornar-se rei de Camelot não é algo fácil, e a série precisa trabalhar toda essa transição, essa transformação do Arthur que conhecemos na primeira temporada ao Grande Rei Arthur, do qual todos já ouvimos falar… eu apostaria que a quarta temporada girará toda em torno dessa transição, essa mudança de fase.
Foi um episódio mais sério, vou dizer logo de cara, e tivemos cenas ótimas, algumas bem esperadas, outras tristes, e [infelizmente] uma pequena coisa que me decepcionou, mas nem sempre dá para ser perfeito… antes que me julguem, já vou logo dizendo o que me decepcionou: a falta da Grande Guerra que, pela promo, eu achei que aconteceria nesse episódio… e tudo estava bem preparado, mas não houve guerra alguma…

[CONTÉM SPOILERS]
O episódio nos apresenta Arthur tomando suas primeiras decisões como rei. Não tinha como admirá-lo, não tem como vê-lo como um Grande Rei ainda. E eu gosto disso, afinal não é de uma hora para outra que um “rei” ganha nosso respeito e admiração… Arthur precisa tomar decisões difíceis e não consegue agir sozinho, acaba sendo influenciado… o que eu achei interessante foi como mostraram um Arthur quase fraco, maleável, e que ao mesmo tempo não aceitava a ajuda das pessoas mais preocupadas em lhe ajudar…
Tivemos cenas bem tristes com Gwen e com Merlin… ambos foram desprezados e não foram ouvidos por Arthur, mas sem que ficássemos com raiva dele, apenas pena. Era triste ver sua dor, sua indecisão, e o tamanho da responsabilidade que tem que carregar de uma hora para outra… ao menos o fim do episódio nos mostrou um Arthur mais forte, tomando decisões por si mesmo, ajeitando as coisas com Gwen e numa cena bem legal com Merlin: “Thank you, old friend”. Uma coisa que eu não esperava ouvir dessa maneira da boca de Arthur, então fiquei bem contente…
Comentário solto: ver Merlin vestido como Cavaleiro foi impagável!
E esse foi o episódio, depois de uma decisão mal tomada de Arthur, ele traz uma possível guerra ao reino, se sente culpado, isola-se enquanto todos tentam ajudá-lo, e acaba por decidir resolver as coisas sozinhos, em uma batalha; a luta de espadas foi mais ou menos; infelizmente, como grande amante de lutas de espadas, devo dizer que podia ter sido melhor… e eu queria a guerra. No fim, a luta de Arthur acabou sendo um combate Merlin x Morgana, mas tudo bem…
[FIM DOS SPOILERS]

O episódio foi bom, e gosto de ver que a série está indo com calma e trabalhando devidamente tudo o que precisa ser trabalhado… acho que o conteúdo dessa temporada ainda promete, teremos muita coisa interessante até o fim… e qual será a história da quinta temporada? Sei lá… o próximo episódio (pela promo) parece bem interessante, e parece mostrar um Arthur admitindo que confia em Merlin (agora no momento em que menos poderá fazer isso, claro), mas uma coisa: Merlin velho de novo? Virando rotina vira chato, só quero dizer isso…
Gente, a série está ótima, muito mais madura do que o normal, com uma história incrível e que promete… os escritores estão desenvolvendo a trama com precisão, então eu realmente tenho que elogiar essa fase de Merlin… recomendo a todos que gostam desse tipo de assunto! Até mais!

Comentários