[Season Finale] MacGyver 4x13 – Save + The + Dam + World



“I still believe in you”
Chegamos ao “final” da quarta temporada de “MacGyver”, e estamos curiosos pelos caminhos que a história seguirá de agora em diante… na verdade, a temporada, que estreou bem fora de época, foi pensada originalmente para ter apenas 13 episódios, depois teve essa ordem aumentada para 22 episódios, e diminuída para 20 devido à pandemia de Covid-19. Agora, a série entra em uma pausa indefinida e não sabemos se o 4x13 realmente contará como “Season Finale” e os demais episódios já gravados contabilizarão como “quinta temporada”, ou se, quando isso tudo acabar, retornaremos com novos episódios da quarta temporada ainda… de qualquer maneira, eu acho que “Save + The + Dam + World” era uma EXCELENTE maneira de terminar a temporada, porque tem um sentimento de finalização, ao mesmo tempo em que intriga para o futuro…
Eu gostei bastante!
O episódio começa em 1990, com Gwen e Ellen em um carro em alta velocidade, falando sobre o Arquivo 47 – e sobre o bebê que está prestes a nascer… acompanhamos o nascimento do bebê Angus MacGyver em um momento fofo, antes de retornarmos ao presente. Aqui, em 2020, estamos em um bunker subterrâneo da Codex, e Mac e Riley estão infiltrados na organização, em busca de qualquer informação que possam conseguir… e Mac consegue algumas quando Gwen o leva para um encontro com Leland, que lhe informa a respeito do nascimento da Codex, lá no Século XIV, por exemplo, e sobre como foram eles que iniciaram a Primeira Guerra Mundial, aparentemente, além de um monte de outras coisas… e Mac precisa vender a ideia de que quer ser parte disso tudo, mas interpretar esse personagem parece não ter nada a ver com Angus…
O mais legal do episódio foi ver Mac e Gwen se aproximando e percebendo que nenhum dos dois é tão ruim… mas Mac não pensa, nem por um segundo, em ser parte real da Codex, e quando Mac e Riley estão juntando suas informações (chegando à conclusão de que a organização tem uma bomba nuclear que pretendem explodir a qualquer momento), eles são pegos em uma armadilha por ninguém menos que Russ Taylor e Desi, a Phoenix Foundation. As cenas são intensas, temos uma arma apontada para a cara de Mac e tudo, e Bozer é o primeiro a dizer que conhece o Mac há anos e sabe que ele não está mentindo: ele continua do lado deles. No meio de gritos e uma discussão acalorada de Mac e Russ, ele revela o que Leland lhe contou e que Russ Taylor nunca contou a ninguém: que a Codex tentou recrutá-lo há alguns anos…
Leland, então, prepara uma armadilha para Mac e Riley, sabendo (e provando a Gwen) que eles ainda fazem parte da Phoenix, e é angustiante pensar nos dois presos em um armazém que está prestes a ser explodido… e que é eventualmente explodido de fato. E quando parece que Mac pode ter morrido, é interessante ver as pessoas que sofrem de verdade por ele, como Matty, Bozer… e Gwen. Leland explica a Gwen que precisava fazer isso, porque Mac estava colocando toda a organização em risco, e ele precisa de Gwen, e Mac era sua fraqueza… o que eu lamento, nisso tudo, é que todo o plano do “Mac infiltrado” tenha chegado ao fim de maneira tão abrupta, e eu acho que era algo que podia ter sido trabalhado melhor ao longo de mais episódios… de qualquer maneira, foi uma jornada interessante, e que ainda não chegou ao fim de fato.
Temos várias cenas de Mac e Gwen ao longo do episódio… temos um momento em que Mac quase é pego pela Codex, e ela diz que “a armadilha não foi coisa dela, foi de Leland”, e é impressionante como a série conseguiu nos vender essa história de “família” em um tempo tão curto. Não é o que Mac tem com outras pessoas, mas existe algo que o conecta a Gwen, e isso é interessante… e Gwen vai fazer de tudo para ajudá-lo. Quando Mac planeja deixar que a bomba nuclear exploda e conter o seu estrago, Gwen tenta chegar até ele, passando por Russ (“He’s my family. I wanna help him”) e, mais interessante do que tudo, passando por Roman… quando parece que Mac não vai poder deter toda a destruição da bomba, porque Roman está ali para impedi-lo, Gwen faz a sua entrada triunfal com um tiro, tirando o Roman do caminho e salvando o sobrinho.
Agora, os dois têm 6 minutos para acabar com isso tudo.
O final do episódio é um tanto clichê, mas ainda assim foi interessante. Descobrimos que o que quer que eles tenham que fazer terá que ser feito manualmente, e sabemos que Gwen escolherá fazê-lo no lugar de Mac: “Please, let me do this. Please… for Ellen”. Então, ela chora de verdade, e o Mac tem um momento muito bonitinho em que o abraça, e então ela diz para ele as mesmas palavras que Ellen dissera quando ele nasceu: “You deserve the world. And the world deserves you”. E, no fim, parece que “dá tudo certo”, e não chegamos a ver a morte de Gwen, então pode ser que, mais uma vez, ela tenha sobrevivido? Espero que sim. De qualquer maneira, Mac e Riley estão de volta à Phoenix, e eles precisam fazer algo: a Codex estava errada no “como”, mas não no “porquê”, então eles pedem ajuda… uma alternativa ao Arquivo 47 original.
Mas o mundo ainda precisa ser salvo.


Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários

  1. Eu também amo o romance entre Mac e Desi. Estão fazendo Riley gostar do Mac só para satisfazer os fãs. Eles são apenas bons amigos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário