The End of the F***ing World 2x07



“What do I do? What do I do with all the pain?”
CARA, QUE EPISÓDIO SENSACIONAL. Eu confesso que eu não sabia direito para onde “The End of the F***ing World” estava indo com toda essa “nova” trama da segunda temporada, e esse episódio foi incrível ao nos deixar angustiados e tensos no suspense que foi toda a sequência da lanchonete, mas eu fui surpreendido pelos últimos minutos do episódio, depois que James é descoberto escondido na cozinha – dali em diante, tudo foi perfeito: os diálogos, as expressões, aquele “susto” que tomamos, e aquela finalização perfeita… além daquela fala de Alyssa sobre como “o problema quando se recebe pouco amor é que você não sabe como ele é, então é fácil de ser enganado… de ver coisas onde não existe”. Bonnie está preparada para matar Alyssa, e James está escondido, ligando para a polícia, esperando o melhor momento de agir…
A conversa de Alyssa e Bonnie sobre a morte de Clive é fortíssima. Alyssa começa o episódio achando que Bonnie é “estranha, mas inofensiva”, e que “eles não deviam tê-la abandonado no estacionamento”, mas então Bonnie lhe mostra a arma, diz que “ela conheceu o seu namorado, porque ela o matou”, e então Alyssa entende tudo o que está acontecendo… e é tenso, porque Bonnie quer ouvir toda a história da boca dela, e Alyssa precisa contá-la, e é tão doloroso ouvi-la contar toda aquela história, todo aquele trauma, toda aquela noite que ainda a atormenta, da qual ela não consegue se livrar… e quando o policial que James chamou aparece, achamos que ela pode conseguir alguma ajuda, mas ele é completamente inútil, e ele só serve, na verdade, para deixar Alyssa ainda mais assustada, porque ele fala do assassinato do dono do hotel…
Então, Alyssa sabe que Bonnie pode mesmo matá-la.
Ela teria a coragem de fazê-lo.
Tudo aqui nos deixa nervosos. A maneira como Alyssa tenta pedir socorro ao policial e ele não pega o papel com a conta, a maneira como o policial vê Bonnie com a arma e vê a expressão assustada de Alyssa, mas ao invés de fazer alguma coisa ele sai para chamar a polícia (?), e então colocamos todas nossas esperanças em James, sabendo que elas serão frustradas… “Please, stay where you are, James”. Eventualmente, como era de se esperar, James acaba derrubando coisas na cozinha, e Bonnie aparece lá para dizer que está vendo ele, e então os dois são colocados sentados de frente para Bonnie, que aponta uma arma para a cabeça deles, e é interessante como o James consegue ser fofo e conter um sorriso com a Alyssa falando que “não quer que ela machuque ele”. OWN. Mas ele está mais receoso… afinal de contas, Bonnie tem uma arma.
Mas Alyssa diz tudo o que está na sua cabeça. Ela fala sobre Clive abertamente, fala sobre como ele tentou estuprá-la, e por mais que aquela noite e aquele quarto ainda a atormentem, eles fizeram o que fizeram para se proteger… não tem nada a ver com a versão inventada por Bonnie na qual eles são cruéis assassinos que se esconderam na casa de Clive e esperaram para matá-lo. A cena é tão FODA e eu só conseguia pensar em como Alyssa e James são meus amorzinhos… então, eu fiquei TÃO ASSUSTADO com o momento em que Bonnie dá dois tiros e aparentemente mata James e Alyssa, e aqueles longos segundos em que eles esperaram que acreditássemos que era real, mas, felizmente, era só a imaginação de Bonnie… naquele momento, ela percebeu que talvez não valesse a pena, que ela não saberia o que fazer depois.
Mesmo assim, foi ASSUSTADOR assistir à morte de Alyssa e James com tiros na cabeça, e o sangue espalhado pela janela. Foi um alívio imenso quando, segundos silenciosos e angustiantes depois, ouvimos a voz de Alyssa chamando Bonnie, e percebemos que foi só isso… só sua imaginação. Então, vemos toda a verdade atingindo Bonnie, que Clive, no fim, no prestava, mas ela não sabe o que fazer: “What do I do? What do I do with all the pain?” E a verdade é que, infelizmente, Alyssa e James tampouco podem ajudar com isso. Mas a “reviravolta” do episódio é fenomenal… Bonnie, sem saber o que fazer ou como lidar com a sua dor, aponta a arma para o próprio queixo, e uns segundos a mais talvez ela tivesse mesmo se matado, mas James e Alyssa pulam em cima dela e tiram a arma da sua mão, e a impedem de se matar…
Foi uma cena FODA.
Poderia até ter sido o fim da série.
Mas estou ANSIOSO e CURIOSO pelo que vem a seguir.

Para mais postagens de The End of the F***ing World, clique aqui.


Comentários