Sítio do Picapau Amarelo (2003) – O Gran Circo Mefistofélico: Parte 3



Emília descobre a verdade do Seu “Bodoque”!
Medeia e Mefisto, os perversos donos do Gran Circo Mefistofélico, continuam fazendo suas maldades e tentando roubar tudo de inusitado que o Sítio de Dona Benta tem a oferecer. Os animais foram todos roubados e agora estão sendo obrigados a trabalhar no Circo, hipnotizados… Rabicó está fazendo um número andando na corda bamba; Conselheiro é um palhaço (justamente o Conselheiro!); e Quindim é “uma terrível fera” domada por Medeia. Visconde é o primeiro a perceber a ausência deles, quando busca pelo Conselheiro para discutir qualquer assunto de ciência, mas não o encontra… apenas um livro seu abandonado perto da árvore. E ele sabe que o Conselheiro jamais deixaria o seu livro dessa maneira. Depois, ele vai atrás do Quindim e tampouco o encontra. E ainda tem o Rabicó, que estava estranho da última vez que o viram, mas que também já não viram mais.
A história continua se desenvolvendo muito bem. Eu gosto do cenário do Gran Circo Mefistofélico, e eu acho que Mefisto e Medeia são dois vilões excelentes, justamente por serem realmente malvados… eles têm um quê de comédia, por estarem no “Sítio do Picapau Amarelo”, mas eles são ambiciosos e cruéis, e não paspalhos idiotas como os piratas espaciais de “Zumpilion”, por exemplo, ou os caçadores de “O Sumiço da Emília”. Inclusive, eu me lembro de ficar um pouco chocado, como criança, enquanto assistia, porque os dois são realmente malvados. Nessa semana vemos isso claramente na maneira como eles tratam os próprios animais do Sítio do Picapau Amarelo, ou, pior ainda, como eles enganam a pobre Dona Benta, de uma maneira horrível… só alguém muito mal teria coragem de fazer alguma coisa contra a pobre Dona Benta!
Também descobrimos que o dinheiro que o pessoal do Circo está usando NÃO É DE VERDADE. Elias não o aceita como pagamento em sua venda, e Teteia mostra para Miloca que a tinta do dinheiro está saindo toda: então, só pode ser dinheiro falso. Nervosa, ela invade o Circo com um carrinho cheio de dinheiro falso, mandando todos saírem agora mesmo do seu terreno, ou os denunciará como falsificadores de dinheiro. Medeia e Mefisto, no entanto, falam das novas atrações do Circo (!), e conseguem um pequeno prazo para arrecadas dinheiro de verdade… mas Miloca fica horrorizada ao descobrir que uma das novas atrações é o “seu” rinoceronte, e então ela vai, ultrajada, até o Sítio falar com Dona Benta: “Dona Benta, eu tô muito decepcionada com você. Então quer dizer que você não vende o rinoceronte para mim [Dona Benta, a senhora é amiga do meu pai!], e vende o bichinho para o circo?”
Dona Benta fica horrorizada com a informação: é claro que ela não vendeu bichinho nenhum para o circo! Ainda mais o Quindim, que chegou ao Sítio fugido justamente de um circo onde ele era maltratado! As crianças querem sair imediatamente para buscar o Quindim no Gran Circo Mefistofélico, mas Dona Benta insiste em acompanhar as crianças – assim, eles chegam ao Sítio na noite de “um grande espetáculo, recheado de novas atrações”. E uma dessas novas atrações, inclusive, é a Teteia, que deixa um recado para Miloca, dizendo que vai seguir o seu sonho e “ser artista de circo”. Naquela noite mesmo, Teteia fará sua estreia como ENGOLIDORA DE FOGO, porque o engolidor de fogo do circo acabou de queimar a língua… e tem MUITA COISA para acontecer na noite desse “grande espetáculo” – inclusive a Emília descobrindo a verdade sobre o Berloque.
Berloque se materializa depressa no Circo, para ver o que está acontecendo, mas logo desaparece, e Emília é a única que chega a vê-lo, e então “resolve investigar”. É então que ela vê o Berloque encontrando a bailarina, e a ouve chamá-lo de “papai”, e então todas suas suspeitas são confirmadas: eles são mesmo pai e filha. Ela ainda descobre mais, porque Berloque lhe conta que aquele circo já foi dele, em uma época em que todo mundo era feliz. Conhecemos um pouco mais sobre a história de Berloque e do circo enquanto ele conta para a bonequinha sobre o golpe dado por Mefisto quando Nabira não quis nada com ele e ele decidiu se vingar de todos, roubando o seu livro de magia, e se tornando perigoso aprendendo hipnose… Emília diz que vai dar um jeito de fazer as coisas voltarem a ser como antes: o Circo vai voltar a ser do Seu Berloque.
Mas Emília e Berloque são os primeiros a serem presos na caixinha de música!
Esse é um dos elementos mais marcantes da história do Circo. Emília e Berloque ficam presos dentro da pequena caixinha de música, e é impossível sair de lá de dentro, a não ser que alguém a abra. Então, eles se sentam e conversam, e Berloque conta mais detalhes de sua história. Ele conta à bonequinha que foi ele quem fez aquela caixinha de música e a bailarina dentro dela, e então ele desejou tanto que ela ganhasse vida, e ela ganhou. Como na história do “Pinóquio”, e Berloque é o Gepeto. Então, a bailarina se tornou a maior estrela do circo, Medeia ficou com inveja, porque tinha sido expulsa da academia de ballet, e ela colocou o Mefisto contra todos no Circo, o incentivando a roubar o livro de magia do Berloque. Assim, com hipnose, eles o fizeram vender o circo, e não houve mais nada que o Berloque pudesse fazer… agora, ali estão eles.
E nada pode tirá-los da caixinha.
Antes do espetáculo daquela noite, Dona Benta entra sozinha na tenda do Mefisto para falar com ele, e esse é seu erro… ele diz que ela vendeu os animais para ele, e diz que tem os recibos ali, para provar, mas é claro que a boa senhora não fez nada disso. Agora, no entanto, ele a hipnotiza e a faz assinar tudo – AGORA, OS ANIMAIS PERTENCEM OFICIALMENTE AO GRAN CIRCO MEFISTOFÉLICO. Eu fiquei com muita raiva do Mefisto, e com o coração partido por causa da Dona Benta, que olha para os documentos com a sua assinatura, sem entender nada… e a Narizinho perguntando se “ela vendeu o Rabicó, o Quindim e o Conselheiro” é uma cena horrível de se assistir… é claro que Dona Benta nunca assinaria um documento como aquele, mas a sua assinatura está ali e, aparentemente, não pode ser contestada. Como o Visconde diz: os documentos são de verdade.
E agora?
Mas é claro que Medeia e Mefisto nunca estão satisfeitos. Naquela noite, as novas atrações estão fazendo sua estreia, mas o Saci aparece para dar uma espiadinha, e a Medeia fica fascinada – um Saci de verdade era “tudo o que ela precisava em seu circo”. E agora ela não vai descansar enquanto não o capturar. O espetáculo começa, os animais do Sítio começam a se apresentar, hipnotizadas, e Narizinho e Pedrinho saem para buscar a Emília, que está “desaparecida” há algum tempo… eles até chegam à tenda do Mefisto, onde eles estão escondidos dentro da caixinha de música, mas embora a Emília e o Berloque gritem lá de dentro, eles não são ouvidos. Eventualmente, no entanto, Emília e Berloque balançam tanto aquela caixinha que eles mesmos acabam se libertando – quando a caixinha cai no chão, aberta, eles estão livres.
Enquanto isso, Mefisto coloca Pedrinho e Narizinho como “ajudantes” no show de mágica do Caçamba – as crianças e o Visconde de Sabugosa. E o grande sabugo de milho inteligente é o próximo a ser capturado e preso dentro da caixinha de música… sozinho. Enquanto isso, o espetáculo continua a todo vapor, e eu devo dizer que O PESADELO FOI O MELHOR NÚMERO DESSE CIRCO! Leandro Léo teve a chance de cantar, e ele faz uma apresentação deliciosa. Primeiro ele canta uma música como Pesadelo mesmo, falando dos demais personagens que conhecemos, e depois ele canta “A Bailarina”, enquanto a Nabira dança, e eu devo dizer que ficou muito legal. E eu ri da Cuca disfarçada, brava porque “todo mundo estava gostando do estrupício”. Mefisto e Medeia conseguiram o que queriam: agora, o espetáculo é um sucesso, diferente do primeiro…
Mas isso não é o suficiente.
Eles nunca vão parar.


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários