Hollywood 1x04 – (Screen) Tests



“Camille, I want you to get this part”
UM EPISÓDIO LINDO E DOLOROSO. Dick e Ellen estão realmente tentando fazer a diferença em Hollywood – eles conversam com Ace sobre como os filmes que ele está produzindo são idiotas, mas Ace é bem claro sobre o que o motiva: o dinheiro, e se esses filmes dão dinheiro, é o que eles vão fazer… Dick entra em um acordo com ele e diz que fará esses outros roteiros que ele aprovou, desde que ele o deixe fazer “Peg”, e eles conquistam isso, embora as coisas não sejam tão perfeitas quanto se espera… ele surta quando descobre que Archie, o roteirista do filme, é um rapaz negro, e ele enfrenta Dick e Ellen gritando com eles, dizendo que “isso é repulsivo” e um monte de outras coisas, e então dizem que se eles quiserem mesmo fazer o filme, eles terão que substituir o nome de Archie pelo nome de outra pessoa nos créditos.
É revoltante…
E o pior é que sabemos que essa era a realidade.
O próprio Archie parece “lutar a luta deles” no início do episódio, e não é por falta de consciência: é por querer se encaixar, querer o sucesso e saber como ele pode consegui-lo. Ele é contra, a princípio, a Camille fazer um teste para o papel protagonista, agora “Meg”, e é doloroso ouvi-lo justificar essa sua recusa dizendo que, com ele como roteirista e ela como protagonista, eles vão perder público, e o filme vai “se tornar um filme negro, com distribuição limitada”. E é exatamente o que Ace está esbravejando para quem quiser ouvir: nunca em Hollywood houve um filme feito por um grande estúdio e que foi escrito “por uma pessoa de cor”, e ele garante que “eles não serão os primeiros”. Nós torcemos por Archie, torcemos por Dick e Ellen, mas a verdade é que sabemos, infelizmente, que na vida real eles não venceriam… esse filme não seria feito.
Não assim.
Mas eu gosto da mensagem de esperança da série, de como “Hollywood” nos mostra claramente como as coisas realmente foram, e nos mostra, paralelamente, como teria sido incrível se as coisas pudessem ter sido diferentes – e, em algum momento, essas lutas foram realmente travadas, precisaram ser travadas, ou então as coisas jamais mudariam… nós ainda temos muito o que avançar, imagina nessa época! Felizmente, Ace acaba passando mal enquanto trai a esposa e vai parar no hospital, e isso parece a coisa perfeita – Ace jamais aceitaria que Camille ao menos fizesse um teste, mas com Avis no comando da empresa, talvez as coisas sejam diferentes. Ela não é muito melhor que ele não, mas eu acho que ela tem potencial. Talvez a quase-morte de Ace tenha sido uma providência divina para que “Meg” saia do papel.
É humilhante para Archie quando ele descobre a proposta de ele ser o roteirista, de usarem seu roteiro, de ele acompanhar as gravações, mas ter outro nome estampado nos créditos, e ele está furioso quando ele vai à casa de Raymond e, dessa vez, ele está disposto a lutar por tudo: “Camille, I want you to get this part”. Isso é importante para que ele perceba a maneira como ele nunca vai ser respeitado em Hollywood, e então ele pode lutar sua luta de fato, e ele quer Camille no papel da protagonista – tanto que, naquela noite, ele e Raymond a ajudam a ensaiar para o teste, enquanto Claire treina as mesmas falas com Jack. As cenas são intensas, Raymond tenta motivar Camille a chorar de verdade, dizendo que se ela não consegue fazer aquilo ali, naquela hora, ela tampouco conseguirá na frente das câmeras, na hora do teste…
Vemos os quatro testes acontecerem. O primeiro deles é do Rock e, convenhamos, é um verdadeiro desastre. Nós amamos o Roy, mas ele foi um desastre, ele errou texto, e percebemos que ele melhorou um pouco assim que Henry saiu bravo da sala… então, Henry vai tentar conseguir o papel para ele de outro jeito: ameaçando Avis com umas fotos. Claire é o próximo teste que vemos, e eu devo dizer que fiquei surpreso com a maneira como ela ajudou a Camille nos bastidores, quando a Camille fala sobre não conseguir chorar, e também fiquei surpreso com o fato de A CLAIRE SABER ATUAR SIM! Ela é ótima, mas acaba meio que desistindo no final ou qualquer coisa assim. Depois, é a vez de Camille, e Raymond não a deixa usar a tática de Claire, e diz que isso é trapacear e ela tem que ser ela mesma, então ela se posiciona em frente à câmera.
E ARRASA.
Ela é perfeita para o papel, sua atuação é emocionante, e Avis sente isso ao assistir, mas finge que não. Logo depois, ela simplesmente aprova o desastroso teste de Rock, sem motivo aparente, dizendo que “gosta dele e eles têm que escolhê-lo”, o que é verdadeiramente patético… logo em seguida, no entanto, ela assiste o teste de Jack e ela gosta, porque a verdade é que ele melhorou muito mesmo, e então JACK CASTELLO GANHA O PAPEL. E a protagonista? É horrível ouvir Avis falar, mas sabemos que é o que aconteceria na realidade: ela diz a Raymond que Camille foi maravilhosa, fez um teste impecável, mas “ela não é certa para o papel”. Dick e Ellen a defendem, dizem que “ela pode ser, com uma pequena reescrita”, mas ela não aceita… até que a Sra. Roosevelt apareça e meio que interceda em favor de Camille: a Ace Studios tem a chance de “mudar o mundo”.
Por que não tentar?
Por que não arriscar?
Estou louco para ver isso acontecer, nem que seja na ficção!

Para mais postagens de Hollywood, clique aqui.


Comentários