[Series Finale] The End of the F***ing World 2x08



“I feel the same”
AH MEU DEUS, QUE FINAL MAIS LINDOOO! Eu não sabia que precisávamos tanto dessa segunda temporada, nem que precisávamos tanto desse último episódio, mas “The End of the F***ing World” chega ao fim chegando todas suas pontas, sendo responsável, e extremamente fofa. No penúltimo episódio, acompanhamos o momento em que Bonnie “tenta” matar James e Alyssa, e encerramos lindamente a história de Bonnie, mas a série precisava apresentar um episódio inteiramente centrado em James e Alyssa – são eles que amamos, são eles com quem realmente nos importamos, e mais que nunca eu fiquei feliz por estar ao lado deles, e por ver que as coisas vão ficar bem para eles… eu gosto de finais abertos, nunca fui muito de reclamar disso, mas devo confessar que fiquei com o coração quentinho ao ver um fim tão fechadinho e tão perfeito.
O episódio começa na delegacia. Alyssa e James são testemunhas de um assassinato (e eu achei TÃO LINDO o James preocupado com o que ia acontecer com Bonnie, e recriminando a atitude do policial de “o que podemos fazer?”, porque ele acha que “eles podiam fazer um pouco mais”), e Alyssa precisa de um tempo, precisa se afastar… então, ela desaparece, e deixa para trás um bilhete pedindo que a tia “cuide de James”. O bilhete é simples, mas triste, e James o interpreta de forma dolorosa, como se ela fosse fazer algum ruim, e então ele vai atrás dela, a procura, indo inclusive atrás de Todd, mas no fundo ele sabe para onde ela está indo… e acompanhamos Alyssa em sua jornada pessoal, direto para a casa de Clive, e é estranho vê-la chegar lá, em um primeiro momento, mas entendemos que ela precisava estar lá mais uma última vez…
Closure.
Alyssa precisava virar essa página, encerrar esse capítulo de sua vida e se libertar daquilo que ela disse a Bonnie no episódio passado, de como “ainda está presa àquele quarto”. Então, ela entra na casa, e cada segundo é doloroso, e é ainda mais doloroso lembrar que as coisas começaram tão bem… Alyssa e James se divertiram ouvindo os discos e dançando na sala, mas ela precisa ir para o quarto… me emocionei com as lágrimas tomando conta dela enquanto ela toma coragem para subir as escadas até o quarto, agora vazio, e com Alyssa sentada no chão, sozinha, e a sua narração é linda: ela está presa naquele lugar, mas ela quer seguir em frente. “It’s like a haunted house. Only I’m the ghost”. Então, ela vai para fora, e ouvimos o barulho de Alyssa pulando na piscina, e não sabemos o que aconteceu… enquanto isso, James finalmente chega na casa.
Ele sabia exatamente onde ir.
Também existem as lembranças, também existe o medo de entrar, e existe o medo do que vai encontrar lá dentro agora, no presente. Tudo vem à tona, é forte estar ali, e o James sente tudo isso intensamente. Quando ele encontra o casaco de Alyssa abandonado na escada, ele começa a chorar, e, abraçado a ele, ele chama por ela… a dúvida e a insegurança em sua voz, o alívio doloroso quando a voz de Alyssa o responde e ele a vê, toda molhada. GENTE, A ATUAÇÃO DE ALEX LAWTHER E DE JESSICA BARDEN É PERFEITA EM TODOS OS MOMENTOS! James treme, os olhos se enchem de lágrimas, e então ele fala sobre o bilhete… ele não diz, mas é como se fosse um bilhete de suicídio… a cena é FODA, a atuação é perfeita e tocante, e nós sentimos tudo o que esses personagens estão sentindo. A maneira como ele fala que “ela pediu que cuidassem dele”…
“I thought you were gonna do something bad”
A dor, o quanto ele se importa, como ele treme e chora, e ela diz que não ia fazer isso – e os dois se abraçam, e, naquele momento, James é tão pequeno, tão indefeso… “Sorry I scared you”. Depois que deixam a casa, Alyssa ajuda James a conseguir o seu próprio closure, com as cinzas do pai, e eles vão até o lugar onde os pais se conheceram, e não é um lugar bonito, embaixo de um viaduto, mas é que costumava ser um parque, e a história é bem bonita… mas o que importa é que James vai poder também encerrar essa parte de sua história agora. E é engraçado como “The End of the F***ing World” consegue ser bizarramente mórbido e ainda assim divertida, com aquela história toda de as cinzas terem molhado, o pai “ter virado uma pasta, mas ainda ser ele”, e então James o derrama (?) ali. A cara de Alyssa durante toda a cena é impagável.
O final é simples, mas perfeito. Alyssa e James param para comer, e então Alyssa diz que ouviu o que ele disse lá no ferro-velho – quando James achou que ela estivesse dormindo e disse que a amava. E então ela diz que “sente o mesmo”, e é TÃO FOFO. Mas ela também lhe diz que precisa de tempo, de muito tempo, e precisa de ajuda psicológica… e essa consciência dela é muito bonita, eu achei toda a sequência EMOCIONANTE. “But yeah”. Então, sentada ao lado dele, porque assim era mais fácil de lhe dizer o que sentia, Alyssa segura a sua mão, e a carinha dele tentando segurar um sorriso e tudo o mais – ELES SÃO TÃO LINDINHOS. O final é maravilhoso, e “The End of the F***ing World” deu a esses personagens o melhor final feliz que eles podiam ter… depois de tudo, eles mereciam isso, e foi tão natural, tão incrível. Essa série precisava mesmo da segunda temporada.
Amei.
Vai deixar saudade.


Para mais postagens de The End of the F***ing World, clique aqui.


Comentários