MacGyver 4x11 – Psy-Op + Cell + Merchant + Birds



“Checkmate”
QUE EPISÓDIO INCRÍVEL! Não me canso de falar o quanto esta temporada de “MacGyver” está BOA. Eu estou amando toda a história da Codex, como isso tudo está mexendo com a cabeça do Mac, a única coisa que eu não consigo aceitar bem ainda é essa coisa de a Riley estar apaixonada por Mac… o Mac e a Desi são tão lindinhos juntos! O episódio começa intenso, com Mac acordando desorientado e possivelmente drogado em uma cela de prisão ao lado de Clive, “The Merchant”, aquele cara que tentou matar Desi naquele campo de futebol há alguns episódios… logo descobrimos, no entanto, que tudo não passa de uma encenação – a prisão foi construída pela Phoenix Foundation para enganar Clive e fazê-lo entregar para eles uma informação importante: onde fica a nova base da Codex. E Mac precisa ganhar sua confiança e arrancar essa informação dele…
O que acontece, no entanto, se ele “se perder” no personagem?
Voltamos 48 horas no tempo para vermos a prisão de Clive e toda a construção da cela de prisão na China (!) e o plano de Russ, no melhor estilo “Truque de Mestre”. Russ está determinado a ser ele quem divide uma cela com Clive, mas Mac diz que “precisa ser ele”. A cena é um pouco pesada, porque Russ diz a Mac que “ele não tem a estabilidade mental necessária” para isso, mas Mac concorda e diz que é justamente por isso que ele é ideal para o papel: ele pode usar isso ao seu favor. E realmente parece que o Mac está fazendo avanços importantes… ele consegue que Clive conte o seu nome, por exemplo, e o episódio flui de maneira gostosa de se assistir, com toda a encenação e a manipulação, até que Mac diga que quer chegar até a Titan, para “se juntar à Codex”, e, por fim, ele e Clive entrem em uma espécie de acordo.
As coisas pioram quando Clive percebe que os pássaros que está ouvindo são uma gravação, e dali em diante, enquanto a Phoenix acha que está fazendo avanços, ficamos angustiados esperando o momento em que eles perceberão – ou que será tarde demais. Clive tem alguns momentos interessantes em que tenta virar o jogo, tenta fazer Mac falar um pouco sobre ele, mas ele continua “brincando” com a Phoenix, fingindo que está caindo em toda essa conversa do Mac de querer se juntar à Codex, até que alguém da Phoenix descobre a gravação em que fica evidente que Clive já sacou tudo… então, Russ cancela toda a operação, e é sensacional. Mas talvez já seja tarde demais – Clive deu “dicas” que, pesquisadas na internet, enviam um pedido de socorro para a Codex. Então, os agentes da Codex estão para chegar a qualquer minuto.
Russ tira Mac imediatamente da cela, e as cenas são FORTES. Clive os provoca, Mac vai para cima dele para defender a Desi, e essa temporada está nos mostrando essa faceta descontrolada do Mac – que é interessantíssima. E quando Desi confronta Mac sobre não saber o que é real e o que é encenação (porque ele falou a Clive sobre “ter que sacrificar aquilo que ama”), Mac responde dizendo: “The one that loves you is real”. QUE CENA PERFEITA, ATÉ ARREPIA! Desi toda confusa, sem saber como reagir, porque “ele não pode dizer que a ama assim, no meio disso tudo”, mas, ao mesmo tempo, ela está super boba… É TÃO LINDO. E então eles se beijam apaixonados. No fim, a Phoenix volta a enganar Clive numa cena incrível em que se passam por Codex, e conseguem o telefone da Titan… destaque para o Mac na janela do carro: “Checkmate”.
Mas essa história não acabou… não vimos, nesse episódio, a representação física do “Dark Mac”, mas foi ainda mais interessante o fato de que o Dark Mac estava ali… o Mac alternava entre facetas de si mesmo, e foi Desi quem nos chamou a atenção para o fato de não sabermos ao certo com que Mac estávamos lidando… no fim do episódio, quando Clive está preso, Mac vai falar com ele, e eles têm uma conversa interessante e cheia de nuances, e Clive diz que não existe apenas dois lados, Codex ou Phoenix, e ele fala sobre o que viu em Mac – quando ele falou sobre querer ser parte da Codex e tudo o mais, Clive acreditou porque, talvez, parte dele realmente quisesse. Clive consegue enxergar através de Mac e, ao fazê-lo, ele enxerga com clareza essa faceta dark dele. Eu estou muito ansioso para ver o que vem a seguir… Mac se virando para o lado da Codex?
Real ou armação?
Ou um pouco de cada?

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários

  1. Estão fazendo a Riley apaixonada pelo Mac para satisfazer os fãs. Também acho incrível o relacionamento entre Mac e Desi. Que pena que não vai pra frente. Mac e Riley são apenas bons amigos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário