Tobey Maguire x Andrew Garfield



Eu juro que tentei me controlar para não fazer isso, juro mesmo. Mas eu fui matar saudades e ver o filme de 2002, antes de ver o novo novamente no cinema, e comparações são inevitáveis. O título da postagem é apenas um dos temas, a melhor maneira de definir a comparação sem ter um título gigantesco e que não chame a atenção… mas vou fazer uma pequena (kkk) comparação entre o filme de 2002 e o de 2012, em vários aspectos.
Sem tentar menosprezar nenhuma das duas produções (afinal acho as duas fantásticas, embora tenha uma preferida sim), e sempre visando a qualidade das histórias de nosso querido amigo da vizinhança, o cabeça de teia, o Homem-Aranha. Mas dados empíricos serão reforçados por opiniões pessoais minhas. Das quais vocês podem discordar a vontade, lembrem-se: é apenas o meu ponto de vista! Fica muito melhor se eu fizer isso por tópicos, então vamos lá…
Background (    ) 2002 ( x ) 2012
O filme de 2012 pode ter fantasiado muito mais no marketing do que realmente falou sobre a “história não contada”, mas ao menos isso foi dado certo valor, e esteve presente… como prova, temos um pouco dos trabalhos do pai de Peter, temos seus arquivos, temos um Peter Parker com uma longa história antes de ser picado pela aranha. No filme de 2002 isso acontece em dez minutos de filme, sendo que pelo menos os 4 primeiros são de créditos.
A picada da aranha (    ) 2002 ( x ) 2012
Tá, tá, sejamos sinceros… aquele draminha todo com trilha sonora para a aranha descer até a mão de Peter não era necessário, era? E a maneira como ele estava tirando fotos de Mary Jane não me soou muito verdadeiro; Andrew Garfield fez de um jeito mais natural, curioso, com seu senso de humor de Peter Parker inato… e a picada de aranha foi visível sem ser um grande show. Na medida certa.
Senso de humor de Peter (    ) 2002 ( x ) 2012
Onde está o senso de humor de Tobey Maguire? Andrew Garfield, como comentado, trouxe isso com ele… estava evidente em suas expressões (impagáveis) e em seus comentários e olhares… (por exemplo, o que era aquele sorrisinho que ele apresentou em dois momentos: primeiramente com a Gwen, e no fim do filme com a tia May? Ótimo!)... isso se reflete no cabeça de teia sarcástico e repleto de piadinhas infames, o que não existiu no filme de 2002. Sorry, mas mais um ponto para o filme de 2012.
Inteligência / Nerdice de Peter ( x ) 2002 ( x ) 2012
Explico, explico. O que aconteceu? Sam Raimi viu Peter Parker de uma maneira, enquanto Marc Webb viu de outra. Gosto mais de como ele foi retratado no filme de 2012, mas vamos dar crédito aos dois. O Peter de Tobey foi muito mais nerd, tinha um jeito extremamente paspalho, bobo… meio mortão pra falar a verdade, e sua inteligência não era tão evidente assim. Já o Peter de Andrew foi extremamente inteligente, com enfoque nisso, sem que precisasse ser bobão para isso… era um tanto atrapalhado, sem dúvida, mas também era descolado… ótimo vê-lo andar de skate.
Senso de herói (    ) 2002 ( x ) 2012
Venhamos e convenhamos, o Peter de 2002 não era um herói antes de ser mordido, enquanto o de 2012 já tinha as qualidades necessárias para tal – vide a cena em que ele enfrenta Flash, mesmo apanhando feito um doido por isso. Ah, e por comentar sobre Flash (aqui o “x” iria para o de 2012 também) – a cena em que ele “humilha” o Flash no novo filme (é aquela da foto do Peter Parker com a bola de basquete, um pouco acima) é muito mais divertida, real, e admirável do que a antiga… o Peter mostrou seu lado mais atual e adolescente, muito mais crível.
Poderes de Spider-Man (    ) 2002 ( x ) 2012
Eles deram uma zoada no filme de 2002… seu maior poder foi acordar e não precisar de óculos (o que não acontece no novo) e se ver “bombadão” no espelho… cenas como a do metrô no novo filme, ou da primeira manhã como herói eram necessárias, ele estava se descobrindo. Sem contar que a teia orgânica (mesmo que tenha me provocado risadas na primeira cena) de 2002 não era muito convincente… meio awkward se você pára para pensar. E os poderes (como o sentido de aranha) do novo Homem-Aranha estão muito mais visíveis e bem trabalhados. Só para comentar.
Conselhos do tio Ben (    ) 2002 ( x ) 2012
Os originais foram clássicos, mas gosto mais dos apresentados no novo filme. A cena do colégio (após o incidente com Flash) foi muito mais comprável do que a do carro (por “não o reconhecerem mais”). Embora pessoas reclamem que “With great powers come great responsability” não esteve presente, acho que o que o novo tio Ben falou ficou ainda mais bonito… muito mais real, na minha opinião.
Morte do tio Ben ( x ) 2002 ( x ) 2012
Foram abordagens diferentes, portanto concedo o crédito aos dois. O de 2002 não colocou o Peter como culpado logo de cara, ele não viu o tio morrer, mas isso aconteceu com o tempo, e a cena em que ele finalmente descobre que poderia ter prendido o bandido foi cruel. Profundamente emocionante. No filme de 2012, ele deixa o bandido fugir, e nesse mesmo momento ele mata o tio Ben, bem em frente a seus olhos… foi mais sofrido, não? Carga emocional? Vai para o de 2012, afinal a briga que antecede foi mais contundente, real e próxima… também faz parte da culpa da morte do tio.
I missed the part where that’s my problem
VS
Sorry, that’s not my policy
Dá para escolher, não. Mas eu teria agido exatamente como ele em qualquer uma das duas situações.
Uniforme ( x ) 2002 (    ) 2012
O de 2002, certamente, era mais bonito do que o de agora. Parecia mais real e acreditável. Agora, na tentativa de fazê-lo futurístico, ele ficou parecido com uma roupa molhada ou qualquer coisa assim. Não é feio (eu não o considero feio), mas o de 2002 era mais bonito, mais clássico. Embora seja estranho isso de o Peter simplesmente aparecer uniformizado, de um momento para outro – como se o desenho tivesse ganhado vida! Ao menos no de 2012 há uma explicação.
Primeira grande luta ( x ) 2002 ( x ) 2012
Como de um lado temos o Duende Verde e de outro o Lagarto, em cenas completamente distintas, classificá-las não me parece justo. Mas isso de ter que salvar a Mary Jane em todo e qualquer momento me dá nos nervos… e nos dois casos ele salva um menino, e fica risível ele salvar um de um dirigível (de um lugar que ele poderia correr facilmente) em comparação com o outro, pendurado em um carro pegando fogo em uma ponte atacada por um Lagarto gigante…
Nova York ajuda o Homem-Aranha (  ) 2002 (x) 2012
Vendo o filme novamente, eu só pude rir em ver as pessoas tacando coisas no Duende Verde. Me pareceu uma grande piada. E no filme novo, aquilo do tiro na perna e a ajuda para chegar à Oscorp foi um clichê dos fortes… mas ainda escolho o novo porque tudo foi motivado (afinal ele tinha salvado o filho daquele cara na ponte!), então foi bem interessante. Embora salvar as crianças na ponte de 2002 também seja um belo motivo… ainda fico com o novo.
Vilão ( x ) 2002 (    ) 2012
O Duende Verde foi um vilão muito mais interessante do que o Lagarto… em todos os sentidos, tanto por sua história (e o desenvolvimento emocional do personagem, principalmente por conta da presença de Harry) quanto por suas ações… eles até apresentam certas semelhanças (pessoas me xingando em 3… 2…), mas algumas cenas me agradam particularmente, como quando Norman descobre que Peter é o Homem-Aranha… meus olhos brilham!
Par romântico de Peter (    ) 2002 ( xxxxx) 2012
Mary Jane é uma inútil, eu já até disse isso. Tudo o que ela sabe é ser pega pelos vilões e deixar com o Peter com uma cara de ainda mais bobo que me dá vontade de socar. Gwen Stacy tem conteúdo (oh garota inteligente!), senso de humor (“No, I know your name. I wanna know if you know your name”), atitude (“Você pode vir nesse endereço hoje, às 20h”)… sem contar que (e isso ninguém pode contestar!) o primeiro amor de Peter É A GWEN STACY! Desabafei…
Final romântico ( x) 2002 ( x ) 2012
Compreensível em ambos os casos, sendo de naturezas totalmente diferentes. Um teve desenvolvimento, outro não. Uma sabe a verdadeira identidade dele, outra não. Ambas ficam de coração partido, e apenas uma delas tem uma pontinha de esperança. Não faça promessas que não pode cumprir, senhor Parker. Eu sou um romântico irreparável, fico com 2012… kkk
Em poucas palavras: eu gosto mais do Andrew Garfield. Ele foi um ator feito sob medida para o papel de Peter Parker/Homem-Aranha… convincente em todas suas cenas, o filme parecia extremamente real… era natural, cômico, romântico… e gente, fala sério: o Peter de Andrew é muito mais inteligente e admirável, não é? Ele nasceu para ser Peter Parker, e os fãs do cabeça de teia só esperavam ansiosamente por alguém que interpretasse o personagem com essa qualidade… palmas!
Wow! E eu com a esperança boba de escrever pouco, né? Mas enfim, isso é o que eu tinha a dizer e fiquei muito contente em escrever esse texto… parece que finalmente consegui dizer muita coisa que eu estava lutando para dizer em várias postagens. Espero que vocês gostem, e deixem suas opiniões nos comentários, estou curioso! Até mais, e aproveitem para ir no cinema ver o novo filme… vale a pena! Até mais.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Gostei mais da versão de 2012, só por causa do Peter. Nada como um protagonista decente e cheio de atitude, até meio moleque... E sim, a Mary Jane sempre foi uma inútil u.ú E eu concordo com quaaase tudo Jefferson HDUOIAHDASU Só daria mais uns pontinhos pro de 2002 né :I Mas enfim, adorei o filme, altamente recomendado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu analisei quase só o que o filme de 2012 merecia mais créditos kkk mas não pensei em nenhuma outra categoria =/ mas não menosprezo o de 2002, também é muito bom, mas o desse ano é melhor dahsiodhoad

      Excluir
  2. Oi! Ambos ótimos filmes! Gostei e me surpreendi bastante com o filme atual, confesso que não esperava tanto, porém também tenho várias criticas. Acho que prefiro o de 2002 em muitos aspectos, principalmente na construção do vilão. Mas enfim... Fiz uma exposição das minhas críticas sobre o filme desse ano no meu blog, se tiver curiosidade ou um mero interesse dê uma passadinha lá.
    Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D
      Olha, eu prefiro bastante o de agora, como eu disse kkk o de 2002 tem seus méritos (e o maior é o vilão), mas como um todo O Espetacular Homem-Aranha é melhor... principalmente por ser bem mais fiel aos quadrinhos... começando pela teia mecânica :P
      Até mais!

      Excluir
  3. Eu achei estranho dizer que não dá pra classificar as primeiras lutas dos dois filmes. Pois a primeira luta contra o Lagarto nem foi luta de verdade. O Homem Aranha só chegou dando um chute nele e depois viu ele fugindo, e foi salvar os carros. Já a luta com o Duende Verde foi ótima . Finalmente alguém que concorda comigo sobre a Mary Jane ser uma inútil e sobre odiar a cara de bobão do Peter. Você pretende fazer uma resenha sobre o primeiro filme do Homem Aranha de 2002? Eu vi que você fez de todos menos desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, achei super estranho não ter comentado o primeiro filme, mesmo... mas acho que na época eu considerei esse um "texto" sobre o primeiro filme da trilogia do Sam Raimi, sabe? De certa maneira haha Mas nossa, nem tive coragem de reler agora pra ver o que eu escrevi, é de 2012, mais de 10 anos. MEDO KKKKK Inclusive, do 2 e 3 também não devem estar aquelas coisas, um dia vou pegar a trilogia do Sam Raimi para rever e reescrever, um texto mais recente :)

      Excluir

Postar um comentário