Continuum 1x02e03 – Fast Times / Wasting Time



Haja variedades de combinações para colocar a palavra “time” no nome de todos os episódios, hein? E olha que Continuum conseguiu! Nesses dois episódios, Kiera se adapta aos poucos ao ano de 2012, enquanto tenta deter os membros do Liber8 (o grupo fugido de 2077 que quer alterar a história). Enquanto isso, os planos continuam bem vagos, embora os personagens sejam interessantes, e a história me agrade. As coisas vão sendo liberadas aos poucos, e tudo é muito contundente... uma grande trama se desenvolvendo.
Como comentei na postagem passada, não achei que o futuro fosse ser muito explorado (acho que eu estava pensando em Terra Nova, onde o futuro foi praticamente esquecido ao longo da temporada), mas parece que teremos ao menos pequenos vislumbres de lá… em flashbacks (pois embora sejam eventos futuros, eles aconteceram no passado de Kiera), podemos conhecer um pouco mais de sua história enquanto nos aventuramos no ano de 2077…
As cenas são curtas. O futuro não é o foco principal… em Fast Times tivemos um pouco de família, e o episódio puxou bem mais para o lado emocional. Aprovei a jogada. Foi bom, novamente, dar uma humanizada na personagem de Kiera, colocá-la lembrando e sentindo falta do filho e do marido… Alec foi extremamente compreensivo em todas suas cenas, e suas conversas com Kiera, nesse episódio, até me emocionaram… as lágrimas finais da personagem me deixaram com um nó na garganta. E foi o momento em que Kiera/Linda Williams, se fixa no passado, assume uma identidade, ganha poder… Alec teve grande participação aí!
O Wasting Time vem com uma proposta totalmente diferente, voltada muito mais para a ação. O Liber8 (finalmente!) começa a ter um pouco mais de destaque, embora tenha visto muito de dois personagens que não acrescentaram em nada… mas o maior destaque foi para Kellog, tanto no 1x02 quanto no 1x03. Seus planos, claramente, não condizem com os da gangue, nem sua maneira de agir… Kiera, além das boas relações com Alec e Carlos, agora também tem uma pequena com Kellog… as cenas finais de Wasting Times foram ótimas, e acho que os personagens funcionaram muito bem juntos!
Vide a cena da lanchonete…
Só quero mesmo saber qual é o plano do Liber8, se é que eles tem algum. Embora tenha sido interessante essa busca pelo cientista, depois esses assassinatos em busca da glândula pituitária (eles estão querendo criar o Capitão América?) – o que, por sinal, proporcionou a Carlos e Kiera momentos imperdíveis de melhor investigação policial, ainda ajudada pelas tecnologias e sabedorias de 2077 e Alec, um super gênio preso em 2012… sem contar com uma ação de tirar o fôlego, extremamente tensa, com conseqüências calamitosas. Mas voltando, embora tudo isso tenha sido interessante, O QUE A LIBER8 QUER?
Fiquei muito confuso quando o plano todo deles no 1x02 era voltar para casa… enquanto essas coisas não ficarem realmente claras, para mim eles são apenas criminosos fugindo da Protetora, enquanto todos tem, aparentemente, os mesmos interesses… mas acho que Kellog é o que a Liber8 tem para oferecer de melhor (vejo muito de mim, nele. Eu seria exatamente daquele jeito, me vejo nesse universo e eu seria o Kellog, sem dúvida!)… prevejo uma ótima história ali envolvendo ele, Kiera e quem sabe Alec e Carlos no futuro…
Voltando a Alec, ele vai encontrar Kiera um dia?
Ao mesmo tempo em que eu espero que sim, gostaria muito de vê-los juntos, acho que eles funcionam tão perfeitamente assim, à distância. Ouvi-la perguntando, ele passando informações, dizendo o que fazer, uma piadinha infame ocasional (o que foi a cena do pedra-papel-tesoura?) Os dois parecem um único personagem, pensamento e ação, incrível! A jogada de cenas, a sobreposição de sons e falas, claro, a parte técnica foi de grande valia para criar essa imagem da dupla, mas os dois são perfeitos… suas cenas são sempre minhas favoritas! E Alec ainda sofrerá com as crenças do padrasto, não?
Os dois episódios foram ótimos, ação de primeira qualidade, comédia na medida certa (o que é Kiera com seu fone de ouvido? Ou a cena em que ela procura correspondentes nos DNAs? Eu ri em ambas…) e uma história com futuro (sem trocadilhos). Espero por alguns pequenos esclarecimentos, mas enquanto isso me apego aos personagens… perfeitamente carismáticos, não tem como não gostar deles. E isso é grande parte do que uma série tem a oferecer, então estou satisfeito. Logo falo sobre os próximos episódios… até mais!

P.S.: Referências sempre me agradam, ainda mais quando são inteligentíssimas como essa desse episódio… depois de toda a conversa, e a relação Kiera/Kellog que está nascendo (que eu espero que traga ótimos frutos), essa fala me alarmou: “Herbert… George… Wells… H.G.Wells… The Time Machine”; os nomes foram implantados por Kellog, em seu plano todo, e a ligação percebida rapidamente por Kiera… meus olhos brilharam, só digo isso! :D

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários