On Broadway – The Phantom of the Opera



Assistir The Phantom of the Opera é uma experiência única, tamanha sua grandiosidade. Phantom não é para ser visto, mas sim sentido, vivido. Não é fácil de apreciá-lo, não é toda pessoa que vai gostar, mas é incrível. Impecável em todos os sentidos – figurinos, cenários, dança, música e história (além dos efeitos). Te emociona, te faz rir, chorar… alegra, destrói. Mágico em todos os sentidos, um dos maiores e mais clássicos musicais de que se tem notícia.
É tudo muito forte, intenso – e a ópera o conduz por toda a gama de sensações apontadas acima com maestria, de maneira envolvente; bela e sinistra. A instrumentação é um dos maiores personagens de Phantom, produzindo uma variedade de melodias fortes, complexas e precisas que marcam – ao simples toque de uma nota, você sabe do que se trata e entra nesse universo do Fantasma.
É uma ópera, não propriamente um musical. Um estilo de narrativa totalmente distinto que mistura um som diferente, mais clássico e erudito com danças intensas e empolgantes. É uma peça que exige demais de qualquer ator que vá fazer parte dela. Ao cantar, dançar e interpretar, o ator precisa transmitir uma emoção genuína que nos mesmerize, assim como o Fantasma consegue mesmerizar Christine ao longo de todo o espetáculo.
Sou só eu que termino Fantasma com um sentimento de pesar no peito, os olhos arregalados e depois passo horas pensando na história e cantarolando as canções? Provavelmente não. Phantom é grandioso demais para não mexer conosco de um jeito ou de outro.
O Fantasma da Ópera é um musical (ou uma ópera) composto por Andrew Lloyd Webber, baseado no livro de mesmo nome de Gaston Leroux. Músicas compostas por Andrew Lloyd Webber, letras de Charles Hart e algumas letras adicionais de Richard Stilgoe. Estreou pela primeira vez em 1986. De acordo com o site oficial, The Phantom of the Opera é a “produção de entretenimento com mais sucesso da história”. O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos, e é o espetáculo da Broadway há mais tempo em cartaz. O único musical que recebeu uma sequência nos palcos – Love Never Dies, que estreou em 2010 no West End.
Em Londres, a produção ganhou 3 Laurence Olivier Award – Melhor Novo Musical e Melhor Ator em Musical em 1986 e Show Mais Popular em 2002. Na produção da Broadway, O Fantasma da Ópera ganhou, além de 7 Drama Desk Award, 7 Tony Award – Melhor Musical, Melhor Performance por Ator Principal em Musical, Melhor Performance por Atriz Coadjuvante em Musical, Melhor Direção de um Musical, Melhor Cenografia, Melhor Figurino e Iluminação.
A história do musical é a de uma bela soprano chamada Christine, que se torna a obsessão de um gênio da música com o rosto desfigurado, conhecido como o Fantasma da Ópera. Uma personagem bastante inocente, pura, que se vê entre a obsessão cada vez mais perigosa do Fantasma e Raoul, um conhecido do passado que ao retornar se torna seu noivo. O espetáculo é marcante, chocante. Desde a primeira cena, com o leilão de vários itens do passado, até chegarmos ao candelabro, a emoção já é tangível. E qual não é o impacto ao vermos o candelabro sendo acesso, ao som instrumental e forte de The Phantom of the Opera. O coração se acelera, simplesmente não tem como explicar – ver Fantasma da Ópera é grandioso!
Por isso eu convido todos a procurarem por O Fantasma da Ópera. Muito provavelmente você já ouviu falar, mas se nunca teve curiosidade de correr atrás, eu recomendo. Você tem facilmente acesso ao filme de 2004, ou à versão em palco filmada ao vivo em 2011, em comemoração aos 25 anos de peça. Não deixe de assistir, vale muito a pena. Uma emoção gigantesca, que você precisa estar preparado para apreciar – ria, se divirta, chore, sofra… Christine, Raoul, o Fantasma… todos passaram por isso, você também merece! Até mais…


P.S.: Só para deixar você um pouco mais curioso, e oferecer uma pequena prova de tudo o quanto eu estava falando acima, deixo esse vídeo para vocês. Trata-se de The Phantom of the Opera (a versão da música encontrada no DVD de comemoração dos 25 anos)... Ramin Karimloo e Sierra Boggess são perfeitos como Fantasma e Christine (ela parece ter nascido para ser esse personagem!)... arrepiante do começo ao fim, apenas para deixá-los com mais vontade! Confiram...



Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Jesus Cristo... :)
    Sou apaixonado por música - não tanto assim, já que tem alguns gêneros que não gosto muito
    Mas, já faz um tempo que tenho grande fascínio ao ritmo clássico - sabe aquelas músicas instrumentais que nos encantam, mesmo não tendo voz alguma?
    Com este vídeo, gostei muito de ópera.
    \O/
    Fiquei fascinado com o cenário (olhos arregalados e boca aberta) rsrsrs
    O figurino, e a música também contribuiu muito para que o vídeo fosse perfeito
    Durante a performance, pensei comigo: Ah! Esta cantora não canta muito, deveria soltar mais a voz, digo, cantar notas mais altas. Mas calei minha boca no final, o intérprete do fantasma grita Sing, e ela atende cantando mais e mais alto.
    Bravo, este vídeo é esplêndido.
    Digno da Broadway.

    cine-books-ac.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Músicas clássicas nos comovem, sei lá... são diferentes aos ouvidos, não são? Concordo plenamente... e eu me apaixonei por óperas com "The Phantom of the Opera"... as músicas dessa peça são magníficas, emocionantes, todas elas são maravilhosas *---*
      Assista ao musical completo do "Fantasma", acho que você vai gostar! E vale muito a pena :D Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário