[Series Finale] Wizards of Waverly Place (Os Feiticeiros de Waverly Place) 4x29 – Who will be the Family Wizard: Part 2

A decisão.

FEITICEIROS DA FAMÍLIA! “Os Feiticeiros de Waverly Place” é a minha série favorita do Disney Channel e, no dia 06 de janeiro de 2012, ela foi oficialmente encerrada com um episódio duplo intitulado “Who will be the Family Wizard”, que trazia finalmente a tão aguardada competição entre Alex, Justin e Max para saber quem herdaria definitivamente os poderes da Família Russo. Depois de uma primeira parte que conta com duas rodadas da competição, os Russo foram aparentemente desclassificados por usar tempo demais para salvar a vida de Harper e Zeke, que tinham sido capturados por um grifo… enquanto Justin e Max estavam dispostos a continuar agindo como se nada tivesse acontecido e seguir na competição, Alex queria deixar tudo para trás e salvar os amigos.

Como eu já disse anteriormente: essa atitude em si já era o suficiente, para mim, para mostrar que Alex Russo merecia ser A FEITICEIRA DA FAMÍLIA. E eu preciso dizer que o começo desse episódio final me fez passar muita raiva… em algum momento do passado, eu achei que era justo o Justin ganhar a competição, porque ele era inteligente e se dedicava aos estudos, enquanto a Alex era inconsequente e não se dedicava em momento nenhum, mas essa última temporada transformou o Justin em um personagem tão insuportável que não tinha como não torcer pela Alex… não faz O MENOR SENTIDO ele ficar tão furioso com a Alex como ele ficou depois da aparente “desclassificação”, apontando o dedo para ela e dizendo que “ela estragou tudo”.

Quer dizer, qual era a alternativa? Ter deixado o Zeke e a Harper morrer? Era realmente isso o que o Justin preferia que tivesse acontecido? Então, eu digo tranquilamente: Alex não estava errada de maneira nenhuma! E fico triste porque o Max acaba ficando do lado de Justin nessa história toda, porque me parece muito distante de como o Max normalmente agiria… os dois se voltam contra a irmã de maneira absurda e infantil, com brigas constantes e caóticas, das mais bizarras e sem-sentido possíveis, e eu admiro demais a Alex por não ter esfregado na cara do Justin que ele teria deixado o seu “melhor amigo” morrer só para se tornar o Feiticeiro da Família, enquanto ela resolveu correr o risco de perder a competição para poder salvar ele e a Harper.

Quer dizer, eu teria jogado isso contra o Justin certamente.

Semanas se passam em uma situação caótica e infernal na Estação Waverly, até que Jerry resolve fechar o restaurante e vender o lugar: não dá para continuar daquela maneira. Para tentar salvar a Estação Waverly, então, Justin, Alex e Max começam a trabalhar juntos para fazer o restaurante funcionar, tendo que deixar as diferenças de lado até que tudo esteja funcionando – e, no momento em que Justin e Max deixam suas birras de lado e perdoam a Alex, os três Irmãos Russo estão de volta na competição… aparentemente, toda essa história do grifo e da desclassificação na segunda rodada era uma espécie de “teste dos laços fraternais” deles ou qualquer coisa assim, e a competição retorna… com a Alex conquistando 300 pontos na próxima rodada!

As semelhanças com “Harry Potter e o Cálice de Fogo” são notáveis e claramente propositais. Eles já tiveram que enfrentar um grifo, assim como os Campeões do Torneio Tribruxo tiveram que enfrentar um dragão, e tiveram que resgatar Harper e Zeke, assim como Harry teve que resgatar o Ron do fundo do lago na Segunda Prova… agora, os três Russo SÃO ENVIADOS PARA UM LABIRINTO! O labirinto tem paredes que mudam de lugar e outras armadilhas, e o primeiro a conseguir sair se tornará o Feiticeiro da Família – outra similaridade com “Cálice de Fogo” é que Alex poderia ter vencido a competição sendo a primeira a deixar o labirinto, mas ela volta para ajudar o Justin que fica com o pé preso, exatamente como o Harry faz ao voltar para ajudar o Cedrico…

Justin é o primeiro a deixar o labirinto e, portanto, VENCE A COMPETIÇÃO. Antes que o Professor Crumbs possa conferir a ele poderes plenos de Feiticeiro, no entanto, ele diz que “não pode aceitar”, e conta para todos o que aconteceu dentro do labirinto, e o que não sabíamos até então: que Alex teria vencido a competição tranquilamente se não tivesse voltado para ajudá-lo, então é ela quem merece ser a Feiticeira da Família. FINALMENTE o Justin fazem algo que não é movido pelo seu próprio egoísmo… e é bonitinho que ele repita para Alex as palavras que ela dissera para ele poucos minutos antes, sobre como “ele merecia isso mais do que ninguém” e como “ele seria um grande feiticeiro”. Então, o Professor Crumbs entrega a Alex os poderes de Feiticeira Plena.

Fiquei muito feliz por Alex, e embora nós meio que soubéssemos que tinha que ser a Alex a vencedora da competição no fim de “Os Feiticeiros de Waverly Place”, é muito gostoso de assistir a essa vitória merecida! Justin, no entanto, também recebe uma proposta interessante: o Professor Crumbs anuncia que está finalmente se aposentando da WizTech e gostaria que ele assumisse o cargo de diretor… para isso, no entanto, ele precisa ser um Feiticeiro, então o professor também lhe torna Feiticeiro Pleno, o que quer dizer que a Família Russo terá DOIS FEITICEIROS! Max é o único que fica sem poderes, mas ele parece estar bem com isso quando Jerry anuncia que, então, ele vai herdar a Estação Waverly… acho que ele vai se dar bem na vida à sua maneira.

Nos despedimos de “Os Feiticeiros de Waverly Place” com o coração apertadinho, mas felizes por tudo o que vivemos, e sabendo que existe mais pela frente – temos o especial “Os Feiticeiros Retornam: Alex vs. Alex”, exibido no ano seguinte, e “Wizards Beyond Waverly Place”, o spin-off que estreou em 2024. Ainda assim, “Who will be the Family Wizard” é o encerramento de um ciclo, e eu adorei fazer parte disso tudo! Foram quatro temporadas muito boas, repletas de risadas, magia, loucuras e emoção, além de personagens de quem gostamos tanto que certamente deixarão saudade… é uma das melhores séries lançadas pelo Disney Channel, certamente a minha favorita, e cada oportunidade de retornar me arranca novas risadas e novos sorrisos.

 

Para mais postagens de Os Feiticeiros de Waverly Place, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários