Supernatural 15x17 – Unity

 

Eu estava exatamente como o Sam o episódio todo…

QUE EPISÓDIO INTENSO. Aqui temos um episódio que entrega tudo o que os fãs estavam querendo da última temporada de “Supernatural”: um episódio com gostinho de finalização, de despedida, com a história avançando, com surpresas… e as coisas não andam bem para os Irmãos Winchester desde que Sam descobriu as consequências do plano deles: ele não vai permitir que Jack morra. O episódio é intenso e dividido entre vários personagens, vários “capítulos”, para enfim descobrirmos que Chuck continua escrevendo sua história, talvez muito mais perto, agora, de chegar ao fim que sempre planejou. Achei dificílimo não me estressar nesse episódio, mas, ao contrário da maioria das pessoas, eu sempre odiei o Dean e sempre defendi o Sam, e, nesse episódio, o Dean estava simplesmente intragável, em toda a sua obsessão e frieza.

O pior é que há quem diga que “o Dean não faria isso”, mas eu acho que faria sim – o Dean sempre quis as coisas exatamente do seu jeito, sempre foi teimoso, nunca escutou, e esse episódio foi só mais uma demonstração disso. Infelizmente, não acho que tenha destoado do personagem, e é por isso que eu nunca gostei muito dele… não em coisas realmente sérias. E, agora, é um desses momentos em que as coisas estão ficando sérias, porque Chuck está de volta a esse mundo, Amara vai atrás dos meninos no bunker, e Sam continua não concordando com o plano que Dean se recusa a retirar da mesa, mesmo que isso signifique a morte de Jack. Sam quer encontrar outra maneira, como eles sempre fazem, e eu acho que ele tinha todo o direito de tratar o Dean com frieza daquela maneira… também destaque à Amara tão disposta a ajudar e confiando tanto neles.

“You and I will always help each other”

Ah, e Dean parece se sentir culpado quando se trata de estar enganando Amara, mas MATAR O JACK não lhe parece um problema. Sam, por sua vez, tem uma relação muito mais bonita com o garoto, e ele conversa sobre o que ele está fazendo, dizendo que gostaria que Jack tivesse contado todas as implicações do plano desde o início, e diz a Jack que acha que se sacrificar por uma causa exige muita coragem, mas ele ainda acha que é a decisão errada. Com Dean, por sua vez, Sam tem uma briga séria, na qual Dean tenta se defender dizendo que “Jack sabe o que está fazendo”, enquanto Sam diz que não é bem assim e que “eles não desistem da família” e tudo o mais, e o que é que o Dean grita? “Jack’s not family!” Sério, o asco que eu senti do personagem naquele momento é praticamente indescritível… completamente injusto, e eu queria que alguém quebrasse a cara do Dean.

Mas passei o episódio todo sentindo muita raiva do Dean e querendo abraçar o Sam e cuidar dele, satisfeito com o fato de ele sempre ter sido meu personagem favorito – independente do que a maioria dos fãs possa pensar. Sempre gostei mais do Sam e agora, tão perto do fim da série, minha opinião segue intacta. O episódio, então, conta uma série de acontecimentos… primeiro, vemos Amara e Chuck se reencontrando, e Chuck fala sobre o seu plano de começar tudo de novo, de fazer um “reboot” do mundo ou qualquer coisa assim, e a convida para estar ao seu lado para fazer isso tudo. Amara tenta levar Chuck até o Paraíso, tenta lhe mostrar as pessoas que o amam, tenta fazer com que ele mude de ideia e desista disso de “acabar com o mundo”, para escolher salvar esse mundo, mas Chuck não pensa em mudar de ideia em relação à sua decisão.

Então, Amara segue o plano dos Winchester e o prende no bunker.

Enquanto isso, Dean e Jack saem em busca da última coisa que Jack precisa para se tornar a “bomba” que será capaz de matar Chuck – destaque para as cenas no carro, em que Dean tenta conversar com ele sobre o que ele ouviu (!) e Jack diz que não precisam, porque ele entende, ou depois, quando Dean faz todo um discurso patético e agradece Jack porque eles terão a chance de uma vida normal ou qualquer coisa assim e tudo graças a ele, acreditando piamente que isso o redime. Como eu queria que o Dean só calasse a boca. A jornada de Jack, agora, o leva até Adam, o primeiro ser humano criado por Deus, um homem cujo plano, aparentemente, é matar Deus/Chuck e, para isso, ele faz com que Jack passe em um teste e, depois, lhe dá uma de suas costelas (!), com a qual ele se tornará uma espécie de supernova que explodirá tudo ao seu redor… inclusive Chuck.

O problema é que, quando começar, Jack não vai mais conseguir parar.

E ele começou.

Sam, por fim, fica para trás, fazendo pesquisas no bunker com Castiel, sentindo-se mal, inconformado, e tentando encontrar uma alternativa na qual Jack não precise morrer – então, ele pensa em falar com Billie, para entender por que Dean está tão seguro de que o plano é bom, e ele acaba conseguindo ir até a Biblioteca da Morte, onde ele não encontra a Billie propriamente dita, mas a personificação do Vazio, que não quer nada mais do que voltar a dormir. Aqui, Sam encontra um lugar destruído e um receptáculo que já foi de Meg para descobrir que o plano de Billie não é exatamente como ela contou para Dean e tem outras consequências: o que ela planeja, derrubando Chuck, é se tornar o novo Deus (Billie já conseguiu se tornar a Morte, não?) e devolver tudo para o seu lugar… céu, inferno, mundos paralelos que nem existem mais…

Sam tenta falar com Dean, tenta fazê-lo escutar antes de continuar agindo sem pensar, acreditando cegamente em tudo que lhe foi dito, mas o Dean é tão insuportavelmente teimoso e egoísta que ele não escuta, ele não se importa, e as coisas acabam tomando proporções inimagináveis. Jack parece prestes a morrer, enquanto Dean faz de tudo para seguir com o seu plano descabido, e quando Sam tenta impedi-lo de passar, O DEAN APONTA UMA ARMA PARA O SAM – depois de tudo, o Dean aponta uma arma para o Sam, descontrolado. E, aparentemente, tudo isso era parte do plano de Chuck ainda, tudo orquestrado para ser como ele queria, o fim que ele sempre planejou, no qual um dos Irmãos Winchester teria que matar o outro, e Dean está quase fazendo com que ele se concretize, depois de tudo o que fez para, supostamente, “se livrar do controle de Chuck”.

O fim do episódio nos deixa angustiados, nervosos e ansiando pelo restante da temporada, a conclusão de “Supernatural”, depois de todos esses anos… Chuck conversa com Amara sobre o seu plano e sobre o plano de Sam e Dean, que incluía matá-la, e acaba a convencendo a se juntar com ele, o que o torna ainda mais poderoso e não sabemos o que ele vai fazer agora. Sam, por sua vez, faz de tudo para tentar segurar o Dean, e acaba levando um soco, numa cena violenta que mostra o quanto o Dean está cego, descontrolado, maluco, e Sam tem muito custo para fazer o Dean escutá-lo, para fazê-lo hesitar, enquanto Dean diz que trocaria todo mundo e qualquer coisa para se livrar de Chuck de uma vez por todas, e Sam pergunta se ele também o trocaria… ali, Dean para, o plano de Chuck acaba não funcionando, o que o deixa ainda mais furioso, e os Winchester estão sem ter o que fazer.

Jack, no entanto, já está morrendo.

E AGORA?!

 

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.

 

Comentários