Dash & Lily 1x05 – Edgar and Sofia

“If you can’t find the rainbow, then stand in the rain and scream”

Já estou bastante tenso com o que pode acontecer no próximo episódio – quem diria que a aparição de fantasmas do passado seria tão importante para a história de “Dash & Lily”? Para Dash, vemos ressurgir Sofia, uma ex-namorada que está voltando para Nova York e que quer encontrá-lo; para Lily, temos Edgar, um garoto que a traumatizou há muitos anos a chamando de esquisita, e aquilo a marcou e a tornou a pessoa fechada e com medo de baladas e de sair com os amigos como a conhecemos agora. É impressionante como esse episódio reforça o impacto do caderninho vermelho na vida de Dash e de Lily, e como os desafios os ensinam e os fazem crescer como pessoas… Lily precisa ensinar Dash a ter calma e a “escutar o seu mochi”; Dash precisa ensinar Lily que nem sempre encontraremos o arco-íris e que está tudo bem… é um episódio e tanto!

O episódio começa com dois desafios importantes… Dash está em uma espécie de aula de culinária, tentando acertar o mochi perfeito, sem muito sucesso, até porque ele não está 100% concentrado desde que Sofia começou a mandar mensagens insistentes dizendo que está de volta à cidade e que quer vê-lo; ele só consegue completar a receita quando ele esquece tudo ao seu redor e se concentra nas palavras de Lily no caderninho vermelho e na voz dela que escuta dentro de sua cabeça. Lily, por sua vez, está em uma aula de artesanato à qual Dash a enviou, e ela está toda animada, falando alegremente sobre como isso não é um desafio e que talvez ele não a conheça assim tão bem, mas Dash conhece… Dash sabe que vai ser um desafio para ela terminar a proposta da aula de artesanato: quebrar tudo o que criaram, para extravasar.

No fim, Lily não tem coragem e vai embora com o muppet de Dash que ela mesma fez!

As reverberações desses dois desafios e o que um queira dizer ao outro com eles perduram durante todo o episódio, e é uma construção muito bonita da trama! Dash é surpreendido pelo retorno inesperado do pai e um jantar chato com a nova namorada dele – e é toda uma situação quase insuportável; o pai de Dash é um completo babaca e eu quase quis ouvi-lo responder o que ele estava pensando. Dash acaba sucumbindo à insistência de Sofia e a convida para esse jantar, para que ela esteja lá com ele, mas a verdade é que, no fim das contas, o Dash não precisava dela… no fim das contas, a voz de Lily e o seu ensinamento de “ouvir o seu mochi” acabam sendo o suficiente, e Dash sai muito bem de toda aquela situação complicada, quem sabe até construindo uma ponte para um relacionamento um pouco melhor com o pai no futuro…

Lily, por sua vez, está angustiada. Primeiro, ela encontra Edgar novamente, o cara babaca que estragou a sua infância, sua adolescência e, mais recentemente, o show de punk ao qual Dash a enviou, e ela não sabe bem como lidar com ele, a princípio. E é irritante como ele parece não se lembrar de como a magoou, o que nos leva a refletir sobre como as pessoas magoam as outras sem nem perceber, e como isso pode mudar a vida de alguém. Depois, quando seu irmão termina o relacionamento com Benny porque ele está se mudando e Langston não quer um namoro a distância, Langston acaba sendo um pouco rude com Lily sobre como o que ela tem com “o garoto do caderno” não é “um namoro a distância”, e como “ela pode continuar se correspondendo com ele de Fiji”. Aparentemente, existe a possibilidade de os pais de Lily se mudarem para lá…

E ela não quer ir.

Então, Lily coloca em prática o que aprendeu com Dash: que se ela não conseguir encontrar o arco-íris, não tem problema ficar na chuva e gritar. É LINDO ver Lily gritando e destruindo bonecos de leve para aliviar a tensão, e é lindo ver a força que isso lhe proporcionou, sendo capaz de enfrentar Edgar em um sarau de poesia, falando sobre como ele fazia bullying com ela e como isso a fez crescer recusando convites dos amigos para sair, com medo de festas, com medo de ser ridicularizada de novo… a cena é forte e explica muito a respeito da Lily que conhecemos. No fim, Edgar pede desculpas e diz que também era apenas uma criança, mas não dá para confiar nele… de qualquer maneira, ele convida Lily para uma festa de natal no dia seguinte; a mesma festa de natal para a qual Sofia convida Dash. O QUE QUER DIZER QUE ELES ESTÃO PRESTES A SE ENCONTRAR.

Que tensão!

 

Para mais episódios de Dash & Lily, clique aqui.

 

Comentários