Rubí (2020) – Rubí denuncia Hector!



As duas faces de Rubí…
AI, COMO A RUBÍ ME CONFUNDE?! Eu acho praticamente impossível chegar a uma conclusão em relação à Rubí, porque eu acho que ela tem suas facetas boas – eu não a julgo por querer ter dinheiro e por ser determinada, por exemplo, mas a julgo pelo que fez com Maribel e com Alejandro –, mas nós conseguimos, de uma cena a outra, mudar completamente a nossa opinião em relação a ela… e Camila Sodi faz um ótimo trabalho no papel da personagem-título, fazendo com que torçamos por ela em um momento, e que a detestemos com todas as nossas forças no momento seguinte. Recentemente, Rubí foi sequestrada por Hector, e eu fiquei desesperado, de verdade… torci por ela, amei vê-la chamando aquela entrevista com Queca e fiquei orgulhoso da personagem, mas daí ela vai e faz aquilo com o Cayetano e vai tudo por água abaixo
No capítulo anterior, Rubí foi sequestrada por Hector – que a seguiu depois do “encontro” promovido por Maribel na sua casa –, e agora todo mundo está desesperado atrás dela. Lucas está buscando onde pode, e ele liga para Loreto, para perguntar se ele sabe algo de sua amiga, mas ele também não sabe… Loreto, então, liga para Cristina, e conta que “ela não aparece em lugar nenhum”, mas embora Cristina se preocupe de verdade (sério, no lugar dela eu não conseguiria), ela não diz nada para a mãe, para não a preocupar… ela já teve um problema de coração recentemente, talvez não pudesse suportar mais um. Enquanto todos a procuram, sem sucesso, e Lucas tem a certeza de que Hector tem algo a ver com isso, Rubí está presa em um sótão, sozinha, onde ela passa a noite, amedrontada, pensando como vai sair daquele lugar.
E só tem um jeito. É realmente traumatizante, e Rubí passou por muita coisa nessa vida. Não dá para culpá-la (muito) por ser tão amargurada no futuro… essa experiência traumatizante só chega ao fim quando ela decide jogar o jogo de Hector. Ele diz que planeja sair para viajar e deixá-la ali, até que morra sem comida e sem água, e então Rubí faz a única coisa que podia fazer naquele momento: diz o que ele queria ouvir. Hector não está em seu juízo perfeito, ele está descontrolado e vai acreditar em Rubí se ela for convincente o suficiente… afinal de contas, tudo o que ele quer ouvir é que ele é o melhor, que ela estava errada e que ela o ama, independente de isso ser verdade ou não – a sua mente distorcida e doente vai acreditar que é, porque é o que ele quer que seja. Então, Rubí faz exatamente isso, e começa a dizer que “ele tem toda a razão”…
Rubí diz que a culpa de tudo é dela, que ela arruinou a “história linda” que eles tinham, e faz um teatro, dando background à sua história, contando que o pai batia na mãe quando ela era criança, e ela não queria repetir essa história, mas percebeu, agora, que a deles não é assim, e é linda. É preciso muito sangue frio para dizer isso tudo, para se manter no personagem, mas Rubí consegue. Ela diz que sacrificou tudo por ele e, agora, quer estar o resto da vida com ele – e consegue até chorar, para dar mais ênfase às suas palavras. Ela é manipuladora e inteligente, e joga bem, e então Hector vai acreditando… ele precisa de algum convencimento, mas não é a coisa mais difícil do mundo. Desequilibrado e assustadoramente doentio, Hector começa a rir, concorda com tudo o que ela está dizendo, e então Rubí percebe que ela finalmente conseguiu… ele caiu.
A única parte que eu achei forçada foi o Hector dizendo que “ia levá-la à casa de Lucas para ela buscar suas coisas”, porque isso me pareceu conveniente demais, mas talvez fosse apenas o ego de Hector… ele sempre se sentiu o maioral, sempre teve tudo o que quer, e agora ele quer esfregar isso na cara de Lucas – quer mostrar para ele que ele venceu, que ele tinha razão e que Rubí o ama. Quando eles chegam na casa de Lucas, ele, Loreto e Bóris estão lá, e Rubí tenta dizer as coisas que Hector quer que ela diga, enquanto tenta sinalizar a Lucas que foi sequestrada, e então Hector percebe que foi enganado novamente… quando ele saca a arma para ameaçar Rubí, Bóris aparece atrás dele, com uma espingarda em sua cabeça, e novamente o coloca para fora da casa… mas Hector sai bufando e ameaçando, dizendo que ela precisa se esconder bem, porque vai voltar atrás dela.
Rubí diz que vai se divorciar dele e, ainda por cima, vai tirar tudo dele, e então chora abraçada a Lucas, absorvendo todo o impacto e trauma do momento, e Lucas promete que não vai descansar até que Hector esteja preso… passado o susto, Rubí chama a imprensa: ela quer uma entrevista exclusiva com Queca para expor Hector e denunciá-lo formalmente, E ISSO É INCRÍVEL. Rubí é uma excelente atriz, e gosto de como ela enfatiza os momentos certos da história, mas ela não mente em momento algum… ela está contando sobre o inferno que passou nas mãos de Hector. Ela fala sobre o sequestro, sobre as ameaças, sobre o tiro que quase levou; conta que foi vítima de violência doméstica, e então diz que vai parar por ali, apenas para que Queca insista: muitas mulheres são vítimas de violência doméstica e a estão assistindo agora… é importante que ela continue falando.
Então, Rubí vai até o final, e conta toda a sua história. E É COM EUFORIA QUE EU ASSISTI AO MOMENTO EM QUE ELA FINALMENTE NOMEIA “HECTOR” EM SUA ENTREVISTA. Olhando para a câmera, decidida e corajosa, Rubí diz que quer denunciá-lo por sequestro, ameaça e tortura psicológica. Queca, então, pergunta se eles ainda estão juntos, e Rubí conta sobre o processo de divórcio que ela abriu, mas que ele não aceita de maneira nenhuma… agora, cabe a Queca fazer algo com essa entrevista, mas ela está decidida, porque, como diz a Lucas, “qualquer homem que levanta a mão a uma mulher tem o seu ódio eterno”. Então, ela agiliza a publicação da matéria, e eu espero que esse seja, enfim, o início da derrocada de Hector Ferrer Garza. Ele, claro, fica completamente descontrolado e sai quebrando coisas quando vê a matéria.
Toda essa parte da trama faz com que eu goste de Rubí, e torça por ela… nem suas ambições fazem com que eu fique contra ela. Mas na história de Cayetano… acontece que Cayetano, o namorado de sua irmã e “pai” de sua sobrinha, é um verdadeiro TESOURO. Ele é querido, atencioso, cuida de Fernandita e a ama de todo o coração… mas Rubí não gosta dele pelo simples motivo de ele ser pobre… para poder afastá-lo de sua irmã e de sua sobrinha, então, Rubí o acusa de assalto. Ele ajuda os criminosos da rua a roubarem a casa de Maribel, e então faz um acordo com eles: ela os ajudará, se eles culparem Cayetano do assalto. Então, um dos bandidos coloca umas joias roubadas da casa de Maribel no porta-luvas do carro de Cayetano, e vai à casa de Maribel pessoalmente, apenas para “esbarrar” em um policial e plantar a semente contra o chofer…
EU PASSEI MUITA RAIVA.
E se Rubí amasse mesmo a Fernandita como diz que ama, ela não faria isso… porque é só ver como a sobrinha ama o Cayetano e como está feliz com ele como seu pai. A maneira como a garota corre feliz para abraçá-lo toda vez que o vê… então, é cruel quando Cayetano está saindo para levar Cristina, Fernandita e Refugio para jantar e a polícia o para do lado de fora, pedindo para revistar o seu carro… na verdade, eu acho que a polícia devia ter desconfiado. A denúncia foi muito específica, e as joias estavam “escondidas” em um lugar muito óbvio do carro, Cayetano nunca as deixaria ali se fosse mesmo o ladrão… mas a polícia não pensa nisso. Eles o levam preso, enquanto Fernandita grita o seu nome, e toda a sequência é triste e angustiante. Aquilo ficou guardado em sua memória, a dor, o sofrimento, o trauma. No futuro, ouvindo isso, ela chora (e é um choro tão sentido!), e se levanta, dizendo que não pode continuar…
O que ela fez com Cayetano foi horrível, e ele era “un pan de Dios”.
“Hablas como si lo conocieras”

Para mais postagens de “Rubí (2020)”, clique aqui.


Comentários