Power Rangers Lost Galaxy – Journey’s End



“I knew you would make it here”
O FINAL DA JORNADA DOS GALAXY RANGERS. O Finale de “Power Rangers Lost Galaxy” foi dividido em três partes, e é uma finalização incrível, contando com excelentes cenas de ação, mas também com momentos recheados de emoção, enquanto se encerra a história de Terra Ventura, a colônia que partiu da Terra em busca de um novo mundo, e se conecta a história à profecia de Mirinoi, lá do início da temporada, quando os cinco escolhidos conseguiram tirar da pedra os Sabres Quasar. É um encerramento competente e interessante, que mostrou os personagens em seu melhor, heróis e vilões, e deum aquela sensação de término, quando vemos toda a destruição ou aquele fatídico capacete quebrado do Ranger Vermelho, por exemplo. Não é a minha temporada favorita, mas foi uma temporada muito boa, e “Lost Galaxy” deixou sua marca, e também deixa saudades.
A Parte 1 de “Journey’s End” traz o retorno de Trakeena e uma nova fase para a personagem. Depois de os Rangers terem passado um tempo na Galáxia Perdida, ela mal pode esperar para voltar a atacá-los e destruí-los de uma vez por todas, e ela garante que “eles vão se arrepender de terem voltado”. Um problema entre os vilões (afinal de contas, Deviot traiu Trakeena e se juntou ao Capitão Mutiny durante todo o arco passado da temporada) acaba em uma confusão quando Trakeena e Deviot caem juntos dentro do casulo, e isso faz com que, de alguma maneira, eles se “fundem”. Continua sendo Trakeena, quando ela sai de lá, mas ela absorveu todos os poderes de Deviot, ou algo assim, o que quer dizer que ela está mais perigosa do que nunca. Dá para ver na mudança de sua maquiagem, nas novas lentes de contato, e na voz…
Ela está assustadora.
Pronta para seu golpe final.
Enquanto isso, Terra Ventura, com apenas um motor funcionando, se aproxima de um planeta habitável muito bonito – é um planeta de atmosfera com oxigênio, formas de vida à base de carbono, água… um lugar lindo. Eu achei toda a sequência muito bonita, porque essa era a missão de Terra Ventura, encontrar um novo lugar para os humanos morarem, e a emoção de todos na ponte de comando por terem encontrado, e a alegria de todos os moradores da colônia quando o anúncio é feito… amanhã de manhã eles pousarão. A emoção das cenas é bem bonita, as pessoas celebram, uma mulher seca as lágrimas, e a verdade é que eu acho isso tudo muito bonito… então eu quase chorei junto. Também amei ver os Power Rangers juntos, recebendo essa notícia, emocionados, felizes, e é claro que Maya se lembra de Kendrix nesse momento…
“I wish Kendrix was here to see this”
Também gosto de ver Mike e Kai em uma posição de destaque dentro da colônia, sendo parte de tudo, sendo algumas das mãos que vão pousar Terra Ventura no novo planeta, mas então Trakeena chega para estragar o momento – eles não pousarão, pelo menos não com a tranquilidade que esperam. Ela ataca e começa a destruição de Terra Ventura… as redomas começam a explodir, e a colônia é invadida por gritos, destroços e chamas… Trakeena apresenta crueldade em sua postura e em sua voz, e cabe aos Power Rangers fazer alguma coisa para detê-la. Esse episódio, então, mostra Damon e Leo trabalhando juntos para atrair Trakeena a um corredor, e então plantar explosivos em sua nave, para debilitá-la, e embora eles consigam fazer isso, Trakeena também já conseguiu atacá-los o suficiente para que eles não cheguem mais ao planeta.
Assim, eles caem na lua do novo mundo.
Painéis destruídos, mais grito, mais confusão… e então percebemos que estamos mesmo no fim de uma temporada de “Power Rangers”, e eu gosto de como as coisas ficam mais sérias nesses episódios, porque causa tensão e nos empolga, porque queremos saber o que vai acontecer – acho que é quando “Power Rangers” consegue contar suas melhores histórias. Quando a redoma principal começa a rachar (e os moradores da colônia começam a se perguntar se conseguirão chegar ao novo mundo), uma coisa precisa ser feita com rapidez: a evacuação da cidade em ônibus espaciais. A cidade está morrendo e o Comandante Stanton não vai permitir que os moradores de Terra Ventura morram com ela. Assim, começa a evacuação de Terra Ventura, enquanto Trakeena promove a DESTRUIÇÃO FINAL, e não dá um minuto de paz a eles.
A Parte 2 do episódio começa com os Megazords lutando para proteger Terra Ventura enquanto os moradores fogem da colônia destruída, e temos uma reviravolta interessante quando Villamax demonstra não ser tão mal assim… quando ele vê Cindy, uma garotinha inocente, se escondendo e quase sendo esmagada por destroços, ele a salva, e ela, inocentemente, pede sua ajuda para encontrar sua mãe… a mãe está assustada quando chega e vê Villamax, mas a garotinha está agradecida, e lhe dá uma flor, enquanto é levada para longe, acenando para ele. E isso deixa o vilão pensativo. Tanto que, depois que os Sting Wingers destroem os Megazords (!), e as pessoas continuam conseguindo fugir em naves menores, Trakeena quer atirar nas naves no ar, e Villamax a impede, diz que ela não pode fazer isso, porque o Ranger Vermelho destruiu seu pai, sim, mas aquelas naves estão cheias de pessoas inocentes.
De crianças…
Uma boa atitude de Villamax, mas ele acaba morrendo por isso!
“Trakeena may have destroyed the Megazords, but she’s not gonna get Terra Venture”
Uma das minhas cenas favoritas dessa segunda parte do episódio é quando os Power Rangers, morfados, mas sem capacetes (EU ADORO QUANDO ELES APARECEM ASSIM!), pilotam a Megaship para lutar contra Trakeena e proteger as pessoas em naves salva-vidas rumo ao novo planeta, e isso consegue atrasá-la por um tempo – mas também pode custar a Megaship de uma vez por todas. É tão triste ver a nave explodindo, sendo destruída assim como toda a cidade de Terra Ventura. Então, os Rangers percebem que só há uma coisa que eles podem fazer: colocar a nave para se autodestruir, e fazer com que Trakeena exploda com ela. Para isso, eles precisam escapar, e só têm 60 segundos para isso… 60 segundos que se transformam numa corrida contra o tempo, com o Leo tendo que voltar para salvar Alpha e os outros tendo que abrir passagem para fora da nave…
Então, nos últimos segundos, os Power Rangers escapam da Megaship, enquanto ela explode atrás deles… assim, quatro Power Rangers, Alpha e o restante dos humanos chegam ao novo mundo, mas Leo acaba ficando para trás, caindo novamente na lua do novo planeta, e agora ele terá que enfrentar Trakeena, que foi atingida pela explosão, mas isso não acaba com ela, como eles esperavam que acontecesse. A Parte 3, então, nos mostra a transformação de Trakeena. Depois de ter sido atingida, ela está mais fraca, e só há uma coisa que ela pode fazer, e é aquilo que o pai dela sempre quis que ela fizesse: ENTRASSE NO CASULO E SE TORNASSE UM INSETO POR COMPLETO. Então, Trakeena entra no casulo para se curar e para ficar mais forte do que nunca, e, quando ela sai de lá, ela está irreconhecível, transformado em um grande inseto verde.
A forma final de Trakeena.
E, por enquanto, Leo está sozinho para enfrentá-la – a função de um Ranger Vermelho. Leo, como sempre, está lindo, se levantando todo sujo e caminhando aos destroços de Terra Ventura, descobrindo, nos escombros da colônia, que Trakeena deu um jeito de colocá-la novamente no ar. O plano final de Trakeena é bem interessante – você sabe, do ponto de vista dos vilões. Ela coloca Terra Ventura em rota de colisão com o novo planeta no qual os humanos se refugiaram… seu plano é fazer com que Terra Ventura caia e destrua o seu próprio povo. Não dá para dizer que não é um bom plano! Por isso, Leo precisa detê-la. Então, Leo luta contra Trakeena, em sua nova forma (maior e mais malvada, segundo ela), e essa nova Trakeena realmente tem uns novos poderes… por isso, Leo vai precisar da ajuda dos amigos para vencer a vilã.
Eventualmente, Kai, Maya, Karone e Damon se juntam à batalha de Leo contra Trakeena na Terra Ventura em movimento, numa rota de colisão com o planeta, e a batalha fica cada vez mais intensa, até que Leo precise fazer uma escolha para destruí-la e salvar a colônia: correr o risco de ser destruído também. Ele usa a sua armadura para capturar Trakeena, para trazê-la para perto, e então explode, uma explosão que pode levar consigo não apenas Trakeena, mas também o próprio Leo. E, em um primeiro momento, parece que foi isso mesmo que aconteceu, o que seria trágico para os outros Power Rangers, que já perderam Kendrix em outro momento da temporada… mas Leo acaba saindo do meio dos escombros, com o capacete quebrado, e esse é um momento marcante, porque o capacete quebrado de um Power Rangers realmente mostra o quanto algo é sério.
Dá aquela sensação de final, de destruição, mais que qualquer outra coisa.
Trakeena foi destruída, agora eles só precisam salvar o planeta… gostei de como os Rangers, nesse momento, já não podem fazer nada pela colônia, mas o Galaxy Megazord, formado sozinho, se junta para um ato heroico ao diminuir a velocidade de Terra Ventura chegando ao planeta – então, a queda causa, sim, uma explosão, mas não é fatal, nem para os Power Rangers, nem para as Feras Galácticas, nem para o planeta… e essa é uma vitória emocionante. Ali, parece que a temporada chegou ao fim, e só precisamos de mais alguns minutos para umas últimas coisas. A começar pelas Feras Galácticas querendo que Maya e os demais as sigam, porque elas querem mostrar uma coisa. E então eles caminham pela floresta, com seus uniformes de Rangers, mas sem capacete (!), e descobre o que as Feras queriam que eles soubessem.
Que eles estão em Mirinoi, depois de tudo.
“We’ve landed… on Mirinoi”
Assim, o ciclo da temporada se fecha. Afinal de contas, foi em Mirinoi que tudo começou, e foi em Mirinoi que eles conseguiram seus Sabres Quasar, que só poderiam ser retirados da pedra pelos cinco escolhidos, para “livrar o universo do mal”, ou qualquer coisa assim. É o que eles fizeram, afinal, cumprindo a profecia. Com a jornada completa, eles devolvem os Sabres Quasar à pedra, sabendo que talvez novos escolhidos um dia os encontre e os utilize, mas que a jornada deles chegou ao fim. Maya coloca seu Sabre primeiro. Depois Damon, Kai e Karone. Leo é o último, e aquele momento é o encerramento de uma jornada, de uma temporada de “Power Rangers”, em um momento emocionante… eles perdem seus uniformes de Power Rangers, então, e a energia que é liberada faz com que o que ainda era pedra em Mirinoi seja liberto.
Só falta uma única coisa…
Kendrix.
O final do episódio TRAZ DE VOLTA KENDRIX, e eu achei isso muito lindo. Em qualquer outra situação, eu não teria gostado, achado que eles não tiveram coragem de manter a decisão de sua “morte”, mas tendo em vista o motivo de a atriz ter que deixar a produção, eu fico feliz por ela voltar para uma última gravação, nem que seja de uma cena, em que ela pode se reunir com os amigos, viva, e tudo fica bem. A mesma energia que salva o planeta traz Kendrix de volta, e É TÃO BOM VÊ-LA. Ela está sorrindo, tem a voz leve (“I knew you would make it here”), e a cena é tão bonita que eu quase chorei… Maya corre para abraçá-la, feliz em tê-la de volta, e depois Kai, Leo e Damon também correm para abraçá-la. Por fim, Kendrix agradece a Karone, e podemos sentir a EMOÇÃO daquele momento, porque eu acho que foi emocionante para Valerie Vernon.
Um final lindíssimo.
EU AMEI.

Para mais postagens de Power Rangers Lost Galaxy, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários