Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 7) – Apatia


“Não tem nada mais triste que uma pessoa sem sonhos!”
Uma edição bem fraquinha em comparação às duas últimas. Eu estava animado com a sinopse, e achei que podíamos ter uma boa aventura com o Capitão Feio (que por sinal está muito bonito!) como o vilão principal… mas a verdade é que mesmo com umas referências bacanas, como a Feiticeira Yuka, o Robô de O Brilho de um Pulsar e o Akanin e o Doutor Bikkuri de Monstros do ID, a edição ainda acabou se mostrando bem simplória… tinha uma mensagem interessante, falando de “apatia” e sobre a necessidade de se ter iniciativa e se ter sonhos para que possamos viver e seguir em frente… a mensagem é válida, a aventura nem tanto. Simples, com roteiro previsível, quase que preguiçoso. E a Mônica na capa, depois de ler a edição, é totalmente desnecessária… podíamos muito bem ter o Cebola e o Nico fugindo do Capitão Feio que faria muito mais sentido.
Tudo começa com o “surgimento” do Nico, no começo da edição. Ele está na sorveteria com a Mônica, a Magá e o Cascão, e o Cebola fica todo enciumado, já de mau-humor por causa do computador que subitamente parou de funcionar. O mau-humor do Cebola é intensificado por uma postagem fofoqueira da Denise sobre Nico e Mônica (“Denise não inventa! Denise oferece fatos alternativos!”), e por isso ele se mantém afastado enquanto Mônica e Nico percebem, juntos, que alguma coisa estranha está acontecendo com os amigos. Primeiro o Cascão, depois a Magali e por fim todo o Bairro do Limoeiro, todos os amigos da turma. Dizendo coisas como “Não quero”, “Não tô a fim” e “Tanto faz…”, demonstram uma onda de apatia com os olhos apagados, sem vontade de nada, sem nenhum sonho… como se tivessem perdido a vontade de viver.
Mônica é a última afetada, e Nico fica sozinho, com os ensinamentos do avô:

“Meu avô Amadeu sempre diz: os sonhos movem a vida! Não tem nada mais triste que uma pessoa sem sonhos!”

A verdade é que a Turma da Mônica já passou por uma série de coisas bizarras mesmo, e essa é mais uma delas. Nico não fica sozinho por muito tempo, porque vai até Cebola para pedir-lhe ajuda e contar o que está acontecendo, e eles passam a investigar todo o problema juntos, indo de pessoa a pessoa e perguntando para eles coisas que os levassem a uma compreensão: e todos mencionaram o museu. Assim, eles chegam ao museu, mas tudo é tão depressa e tão não-crível. E não estou dizendo pelo tema fantasioso, porque eu gosto de Turma da Mônica Jovem justamente por isso, e “4 Dimensões Mágicas”, por exemplo, ainda é uma deliciosa edição! Estou dizendo que “não é crível” porque é tudo tão rápido, tão natural, sem muito empenho… eles encontram os vídeos das câmeras de segurança, veem um menininho sendo atacado por uma nuvem de poeira e Cebola conclui:
CAPITÃO FEIO!
Bem, a fase final da edição pouco tem do Capitão Feio, infelizmente. O Cebola o enrola fazendo-o contar todo o seu plano, típico de vilão de gibi que quer conquistar o mundo, e não é dos piores planos não, mas então o Cebola o derrota no estilo Dorothy versus Bruxa Má do Oeste, mas cedo demais: antes de saberem como reverter o feitiço. Por isso eles continuam trabalhando juntos, mas é nesse sentido que a edição me decepcionou: Deus Ex Machina rolou solta o tempo todo! A mochila, o sarcófago, a ideia de “vamos jogar o pó nas pessoas”, e a brilhante ideia de “misturar com água”. Enfim. Tudo voltou ao normal, e Mônica desempenhou um papel de destaque no final da edição, como parece que sempre tem que acontecer… valeu pelo Franja, que estava absolutamente lindo (tenho uma quedinha por ele), e pela mensagem, que apesar da edição fraca, continua sendo boa!


Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Ninguém quer saber de resenhas as pessoas querem ler o gibi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, sinto muito, mas se você comprar o gibi na banca poderá lê-lo... ou talvez até online se procurar bem. Eu não vou postar, vou postar as resenhas porque são memórias e opiniões minhas que eu quero registrar. Você não é obrigado a ler.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário